Finalmente o fim chegou para Locke e Key. A série da Netflix segue a história da família Locke que luta contra forças sobrenaturais com a ajuda de chaves mágicas criadas por seus ancestrais.
Ao longo de três temporadas, os três irmãos Locke passam por muitos altos e baixos, aproveitando as vantagens das chaves enquanto também encontram tragédias pessoais. No final, eles têm que tomar a decisão de manter a magia ou deixá-la ir. Mas antes disso, eles precisam usar as chaves mais uma vez para salvar Matheson do ataque dos demônios.
A 3ª e última temporada amarra as pontas soltas, trazendo a história para um final adequado para a família Locke. Muitas coisas são explicadas, enquanto algumas são deixadas intocadas para manter os espectadores refletindo sobre isso muito depois que a história terminar. A última cena, especialmente, faz esse truque. Vamos explicar o significado de tudo:
O que acontece na 3ª temporada de Locke & Key?
Após os eventos da temporada anterior, muitas coisas mudaram para os Lockes. Nina agora sabe tudo sobre as chaves, o que levou a uma melhor comunicação entre ela e seus filhos. Ela está mais feliz neste estado, onde ela está mais conectada com seus filhos, exceto Tyler. Após a morte de Jackie, ele decidiu aceitar seu destino de adulto e se despedir de todas as lembranças das chaves e da magia.
Ele está em uma viagem para Boston e, quando cruza o limite dos dezoito anos, suas memórias começam a desaparecer. Sem o conhecimento dos Lockes, Eden trouxe de volta Frederick Gideon como um eco, que então a matou. Agora que ele sabe sobre as chaves e que não pode tirá-las dos Lockes, ele traz de volta seus dois companheiros como ecos. Porque eles não são demônios, eles são livres para pegar as chaves dos Lockes. Gideon planeja obter todas as chaves para abrir outra Porta Negra e deixar todos os demônios soltos.
Afinal, o que acontece com as chaves?
Se uma Porta Negra não causou problemas suficientes para as pessoas em Matheson, Gideon decide abrir outro portal. Ele descobre que precisa do poder de todas as chaves para abrir uma porta para o outro mundo, e é por isso que ele ataca tão dedicadamente os Lockes. Na luta final, com o uso da Creation Key, os Lockes conseguem obter a Alpha Key. Eles apunhalam Gideon com ela e depois a jogam pelo portal que ele abriu e notam algo peculiar. Parece que o portal encurta um pouco quando Gideon cai nele.
Como um experimento, Tyler joga a chave principal no portal, que encurta ainda mais. Isso significa que jogar todas as chaves fecharia o portal completamente. E é aí que reside o dilema. A família Locke obtém sua magia das chaves, que por sua vez são feitas do Ferro Sussurrante que saiu da Porta Negra. O Ferro é simplesmente os demônios que não conseguiram um hospedeiro humano. Na forma das chaves, eles ainda têm o poder de atrair as pessoas para eles.
Eles exigem ser usados, o que leva a mais problemas. Eventualmente, os Locke entendem que, por todo o poder que as chaves lhes trazem, os problemas ligados a elas são dez vezes maiores. Ao longo do tempo em que eles se intrometeram com as chaves, um grande número de pessoas inocentes morreram em Matheson. Se eles segurarem as chaves, então, não importa o que façam, as mesmas coisas continuarão se repetindo, e é por isso que eles precisam se livrar das chaves de uma vez por todas.
Os adultos acham mais fácil aceitar esse fato, devido às muitas tragédias que enfrentaram por causa deles. Nina perdeu o marido, Tyler perdeu a namorada e Kinsey quase morreu depois que o namorado dela acabou por ser Dodge. O estresse emocional ao qual as chaves os levaram é demais para eles continuarem fazendo a mesma coisa repetidamente. Eles têm que fechar o portal, e sabem que colocar outra porta nele não resolverá o problema.
As portas podem ser abertas, desde que haja chaves. Eventualmente, Bode tem que aceitar isso também. Como um adeus às chaves, os Locke usam duas delas uma última vez para fechar com a morte de Rendell. Eles usam a Timeshift Key para visitá-lo no passado, algo que Bode estava competindo para fazer desde que a descobriu. Eles passam um tempo com Rendell, contando a ele sobre suas vidas e sua decisão de se livrar das chaves. Mesmo que ele não se lembre, eles vão, o que é suficiente para eles.
Eles usam a Chave de Memória para selar as memórias de Kinsey e Bode das chaves e sua magia para que toda a família se lembre delas mesmo quando adultas. E então, uma a uma, eles jogam as chaves, até que todas elas desapareçam e o portal seja fechado. Tudo está bem quando termina bem e depois de três temporadas de convulsões que quase destruíram suas vidas, as coisas finalmente chegam ao fim para os Locke quando todas as chaves se foram.
Nenhuma chave mágica significa que não há razão para qualquer demônio ou outra entidade persegui-los. Isso significa uma vida normal com problemas normais e sem cruzar caminhos com nada perigoso. Mas, como vimos anteriormente, problemas raramente se separam dos Locke e, mesmo assim, não por muito tempo. As coisas raramente ficam calmas para eles por um longo período de tempo. Poderia o sussurro no final implicar o mesmo?
Desde o início do espetáculo, os sussurros estão associados à descoberta das chaves. Sempre que uma chave quer ser encontrada, ela sussurra para as crianças Locke. O sussurro que ouvimos no final pode significar que ainda existem algumas chaves escondidas em Keyhouse. Agora que todas as outras chaves se foram, é hora das ainda não descobertas saírem e tocarem. Todas as chaves que Gideon usou para abrir o portal eram as mesmas que os Locke usaram em um ponto ou outro.
O portal também era bastante pequeno, comparado ao real atrás da Porta Negra. Então, faz sentido que menos energia fosse necessária para fechá-la, o que os Lockes obtiveram das chaves que tinham na época. Isso, no entanto, não diz nada sobre as chaves ainda não descobertas. Há uma grande possibilidade de que haja mais por aí, porque mesmo Duncan, Ellie e Erin, que conheciam as chaves há mais de trinta anos, ainda não sabiam quantas chaves havia exatamente.
Isso significa que, mesmo com todas as chaves que os irmãos Locke descobrem ao longo de três temporadas, pode muito bem haver mais escondidos pela casa. Isso também está de acordo com os quadrinhos, porque a série deixou de fora várias chaves que foram mencionadas no material de origem. Então, isso significa que os Lockes e suas chaves criarão mais estragos em Matheson? Provavelmente não.
Um fim, enfim
Com a série chegando ao fim em sua terceira temporada, as chances de Lockes ter mais problemas com chaves mágicas são bastante improváveis. Isso também pode ser explicado pelo fato de que todas as suas experiências os tornaram sábios. Eles sabem que as chaves nunca são tão boas quanto prometem ser. Portanto, mesmo que encontrem novas chaves, provavelmente se absterão de usá-las. A pessoa mais suscetível a cair no fascínio das chaves é Bode.
Foi sua curiosidade que levou a muitos assassinatos em torno de Matheson. Felizmente, ele também aprendeu a lição. Mesmo que ele encontre uma chave, sua família o convencerá a desistir e o colocará em um lugar seguro onde não poderá ser encontrada novamente por muito tempo. Ou isso ou os showrunners queriam nos deixar com algum resquício para um futura nova história.
E aí, gostou do desfecho de Locke e Key? As três temporadas já estão disponíveis na Netflix.
Leia também: Sandman | Como Lyta Hall engravidou? Quem é o filho de Lyta e Hector? Entenda
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.