Michael matou Kathleen? Entenda o final surpreendente da série sobre crime real A Escada

Publicidade

O final da série criminal da HBO Max A Escada (The Staircase) segue a audiência de julgamento de Michael Peterson após a descoberta de Evelyn Ivins de que as análises do analista da SBI Duane Deaver não são confiáveis.

Paralelamente, David Rudolf tenta convencer Michael a entrar com um pedido de Alford. O juiz Orlando Hudson concede a Michael um novo julgamento. Michael toma uma decisão significativa sobre o pedido de Alford, que determina seu futuro. O episódio termina com desenvolvimentos que afetam o futuro de Michael com Sophie Brunet, juntamente com uma revelação crucial sobre o passado do ex com Kathleen.

[CUIDADO COM SPOILERS DE A ESCADA]

O que acontece no último episódio de A Escada?

O último capítulo começa com Jean-Xavier entrevistando Michael sobre um segredo que o último escondeu de Sophie e de todos associados a ele. Michael pede ao diretor que não revele a revelação a Sophie para que ela assista ela mesma. Margaret, Martha, Todd e Clayton se reúnem para o novo julgamento de Michael. Na audiência, Candace afirma que “o assassino” de sua irmã não deveria ter um novo julgamento. Evelyn Ivins testemunha que os testemunhos de Duane Deaver no tribunal não são credíveis. David Rudolf prova que o analista mentiu sob juramento sobre sua experiência.

Mesmo que o juiz Hudson reconheça os sentimentos de Candace, ele concede a Michael um novo julgamento devido ao testemunho influente, mas enganoso, que Deaver deu no primeiro julgamento. Depois de conceder um novo julgamento, o juiz Hudson liberta Michael da prisão com uma tornozeleira de rastreamento. Paralelamente, em sequências de flashforward, Michael entra em um apelo de Alford em 2017 e se declara culpado do homicídio voluntário de Kathleen enquanto afirma sua inocência de acordo com as disposições do apelo. Ele se afasta do tribunal como um homem livre, pois já cumpriu a pena de prisão exigida.

Em sequências de flashback, a queda das ações da Nortel afetou as finanças de Kathleen. Ela ligou para Candace e falou sobre fazer uma viagem, mas desistiu quando esta não retribuiu seu entusiasmo. Michael e Kathleen foram a um baile particular.

O que Michael estava escondendo o tempo todo?

Durante a investigação de Kathleen e o julgamento subsequente de Michael, sua bissexualidade é examinada. Seus casos com outros homens, a pornografia que a polícia coleta de seu computador pessoal e as declarações de Wolgamott e Dennis Rowe fazem a promotoria teorizar que Michael matou Kathleen quando este o confrontou sobre sua real orientação sexual e casos depois de saber sobre o mesmo em na noite de sua morte. A defesa de Michael contra a teoria é que Kathleen sabia sobre o mesmo e aceitou muito antes de sua morte. Ao longo da investigação, julgamento e prisão, Michael mantém a alegação de que Kathleen não tinha nenhum motivo para confrontá-lo sobre o mesmo.

De acordo com Michael, não houve briga entre ele e Kathleen sobre sua orientação sexual e relacionamentos extraconjugais do mesmo sexo, pois ela já havia aceitado o mesmo. A alegação convence Sophie, seu advogado Rudolf e sua família de que Michael não tinha nenhuma motivação para matar Kathleen. No entanto, na entrevista que Jean tira no início do episódio, Michael revela que Kathleen nunca soube sobre sua orientação sexual ou casos com outros homens. Ele confessa que mentiu sobre o mesmo o tempo todo.

A revelação surpreende Sophie, que acredita na afirmação de Michael de que ele é inocente. Michael de repente se torna um mentiroso para ela, aparentemente levantando questões sobre sua versão dos eventos que levaram à morte de Kathleen.

Michael matou Kathleen?

A revelação de Michael de que ele nunca havia falado sobre sua bissexualidade e casos do mesmo sexo com Kathleen levanta a dúvida de que ela tenha aprendido sobre o mesmo na noite de sua morte, como teoriza a acusação. Em uma cena de flashback, Kathleen confrontou Michael aparentemente sobre sua bissexualidade, perguntando por que ele não contou a ela sobre uma certa coisa. Michael respondeu que se afastou cada vez mais de sua identidade como bissexual depois que ela entrou em sua vida. De acordo com Michael, ele não mentiu, mas não revelou “tudo”. A cena de flashback termina com Kathleen chorando e levantando a mesma pergunta novamente, indicando que eles podem ter brigado por isso.

Se Kathleen descobriu que Michael é bissexual através de seu computador pessoal e eles realmente brigaram, ele pode ter mantido em segredo das autoridades, advogados e sua família para não levantar suspeitas. Kathleen pode ter brigado com o marido e ido para o andar de cima da casa, apenas para cair da escada e morrer de acordo com a versão de Michael de sua morte. Como a luta é um motivo claro, mesmo que ele não a tenha matado, ele pode ter escolhido não revelar o mesmo para não deixar que todos suspeitem dele.

Michael pode ter percebido que ele precisa manter a possível briga em segredo para ter uma chance de lutar no tribunal e obter a ajuda de sua família. Caso contrário, ele poderia realmente ter matado Kathleen de acordo com a teoria da promotoria, impulsivamente devido à luta. A falta de provas conclusivas e testemunhas torna impossível determinar se ele matou Kathleen sem sombra de dúvida.

Michael finalmente deixa seus filhos saberem que ele decidiu não se mudar para Paris, indicando que ele terminou com Sophie. Seu desejo de estar com sua família em vez de construir uma vida com Sophie em uma cidade diferente aparentemente põe fim ao relacionamento deles. Como Sophie também sabe sobre sua mentira, ela pode não estar ansiosa para consertar as coisas com ele.

Todos os episódios de A Escada estão disponíveis no HBO Max.

Leia também: Hacks – 3ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: