Qual a origem do jogo CURS>R? Entenda o final enigmático de Escolha ou Morra

A estrela de Sex Education, Asa Butterfield, empresta seu carisma para o mais novo filme de terror da Netflix, Escolha ou Morra, cuja trama acompanha uma estudante falida em busca de um prêmio de US$ 100.000 e acha um jogo obscuro de computador de sobrevivência dos anos 80 e começa a jogar, com o objetivo de tentar vencê-lo para ganhar o prêmio principal.

Acontece que depois de achar esse jogo demoníaco e se envolver mais do que gostaria com ele, a jovem desencadeia uma maldição oculta que destrói a realidade, forçando-a a tomar decisões terríveis e enfrentar consequências mortais.

Após uma série de momentos inesperadamente aterrorizantes, ela logo percebe que não está mais jogando por dinheiro, mas por sua própria vida. E cada escolha mortal que ela é forçada a fazer, reforça ainda mais a premissa de que se você morrer no jogo, você definitivamente morre na vida real. Mas como se vence algo tão poderoso? Qual a origem dessa maldição? Vamos explicar o final, vem ver:

[CUIDADO COM SPOILERS]

Escolha ou Morra certamente surpreenderá os assinantes da Netflix que talvez estejam esperando por um terror mais leve. Ele também tem um ato final que revela seu mistério central muito estranho, enquanto talvez até crie uma sequência intrigante para o futuro.

Na sombria mistura de Jumanji, O Chamado e Black Mirror, encontramos uma jovem codificadora chamada Kayla (Iola Evans), cuja vida não está indo particularmente bem. Kayla trabalha como faxineira em um escritório misterioso que uma empresa local chamada Kismet supostamente está ocupando, mas ninguém parece estar lá há muito tempo. O irmão de Kayla se afogou recentemente em uma piscina local, e sua mãe não está aceitando bem. Ela está flertando com o abuso de drogas, cortesia de um traficante em seu complexo de apartamentos, que também está pressionando Kayla a trocar sexo por dinheiro enquanto a família está sem sorte.

O único amigo de verdade de Kayla é o colega entusiasta de tecnologia retrô Isaac (Asa Butterfield de Sex Education), que está desesperado para sair com ela. É através de Isaac que ela descobre uma cópia do videogame baseado em texto CURS>R, que promete um enorme lucro inesperado para quem o completar. Embora pareça ter passado décadas desde que o jogo foi lançado, a linha telefônica disponível para os jogadores que estão curiosos sobre o grande prêmio permanece aberta, e Kayla logo é atraída para um mundo perturbador onde o jogo a faz escolher como fazer os outros sofrerem. Sem escolha a não ser completar o CURS>R mesmo que isso signifique perder as pessoas mais próximas a ela, ou sua própria vida.

Afinal qual é a maldição de Escolha ou Morra?

Depois de jogar um nível de CURS>R que força Kayla a não apenas confrontar sua culpa persistente pela morte de seu irmão, mas matá-lo fisicamente para salvar Isaac, Kayla e Isaac rastreiam a linha de prêmio dublada por Robert Englund do jogo para um prédio no interior do estado sob o controle do nome “Ferryman Storage Inc.” É um nome notável para a empresa. Na mitologia grega, o barqueiro do Hades carregava as almas dos mortos do nosso mundo dos vivos para o mundo dos mortos. Nessas histórias, você costumava pagar uma moeda por sua passagem pelo véu, e isso se relaciona perfeitamente aos temas de videogame dos anos 80 de Escolha ou Morra e à necessidade de inserir uma moeda para continuar jogando. É um pequeno toque divertido do roteiro criativo.

Nesta fase, Kayla e Isaac estão jogando em “cheat mode”, tendo descoberto uma pista que pode ajudá-los a entender melhor o jogo e vencê-lo com seu conhecimento dos criadores. No prédio da Ferryman Storage Inc., a dupla segue alguns cabos de energia até uma sala bagunçada nos fundos. Lá, eles tocam uma fita VHS que mostra o desenvolvedor de jogos Beck (Joe Bolland) descrevendo um teste beta para CURS>R, que foi criado usando uma antiga maldição de origem desconhecida. Beck conseguiu usar os símbolos de maldição como comandos de 8 bits no jogo, o que força o jogador a sofrer enquanto a pessoa que inflige o jogo se beneficia imensamente. 

Beck sustenta que essa maldição pode ser um presente, mesmo enquanto seu rato de laboratório rói seu próprio braço para a posteridade do teste beta. Uma visão ativa de Beck de repente enfeita a tela, e parece que trapacear no CURS>R perderá uma vida de Kayla. Isaac é torturado pelo jogo antes de morrer na frente dela. É hora de Kayla começar a batalha contra o chefe de seu jogo.

O Chefão

No início de Escolha ou Morra, conhecemos Hal (Eddie Marsan), um pai que se escondia bebendo e jogando jogos retrô enquanto sua esposa e filho brigavam. CURS>R primeiro o fez escolher se seu filho perdia a língua ou sua esposa perdia as orelhas, e em uma cena horrível vimos o que aconteceu quando ele mordeu a língua de seu filho.

Eventualmente, parecia que Hal tinha feito o suficiente para vencer o jogo, porque ele tinha certeza de que sua família estaria segura por um tempo. Pelo menos até Kayla aparecer para sua batalha de chefe de nível final contra ele. Ela chega ao seu apartamento chique para descobrir Hal na mesa de jantar com sua família, e parece que Hal fez algumas escolhas brutais contra seu filho e esposa antes que a maldição do jogo lhe desse uma pausa. Na verdade, ele só conseguiu essa chance depois de fazer cópias de CURS>R. Colocá-los no mundo significava que a maldição poderia se espalhar, e outros jogadores tomaram o lugar do sofredor Hal como os sofredores.

Pelo que podemos dizer, Hal é um cara bastante desagradável, e não apenas porque exerce um poder tão aterrorizante sobre sua família. Ele até começa um discurso fanático contra Kayla, lamentando que caras como ele (brancos, ricos) não podem mais ser o herói, e que Kayla sendo codificada como o herói não é justo.

E como se ganha o jogo?

A esposa de Hal aproveita a oportunidade para tentar acabar com seu reinado de terror sobre a família atirando em Kayla, mas não é suficiente, e Hal brinca com Kayla cortando seu rosto antes de cortar sua própria garganta. No entanto, Kayla não morre da ferida, e ela se afoga na piscina de Hal enquanto sua garganta está sangrando, efetivamente afogando Hal. O jogo acabou para Hal: ele está morto e Kayla é uma jogadora “digna”. Ela completou CURS>R.

Kayla usa seu conhecimento de codificação e as informações da fita de vídeo de teste beta CURS>R de Beck para aproveitar os símbolos da maldição para si mesma. Ela é capaz de forçar o traficante de drogas a se matar com agulhas no complexo de apartamentos manipulando a realidade, bem como uma versão realmente bagunçada de Neo em Matrix . Kayla agora tem o poder de dobrar a realidade à sua vontade usando os símbolos do código de maldição. Depois que o traficante é despachado, Kayla justifica o assassinato dizendo que sacrificá-lo salvou sua mãe de sua influência, e ecoa assustadoramente a afirmação de Beck de que a maldição pode ser um “presente”.

Quando o filme termina, Kayla recebe uma ligação de um Beck mais velho, que ainda é um desenvolvedor de computadores, e agora está trabalhando na Kismet, a empresa que até recentemente empregava Kayla como faxineira. Realmente não parece um acidente que “kismet” significa “destino”, não é? “Você sofreu, eu prosperei”, ele diz a ela. “No entanto, de alguma forma você conseguiu vencer o meu jogo.”

“Quem vai sofrer a seguir?” Beck pergunta a Kayla, e ela responde com um bem gelado “Só as pessoas que merecem”. Kayla agora aparentemente pretende usar a maldição para matar bandidos como o traficante, utilizando sua tecnologia retrô e prompts de comando de símbolos para trabalhar através de telefones celulares. Problemático? Sim, mas tudo bem! Vem mais filmes por aí, com certeza.

E aí, gostou de Escolha ou Morra? O filme já está disponível na Netflix.

Leia também: Ela deixa o marido? Entenda o final da série Anatomia de um Escândalo


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: