Entenda o final ambíguo de A Lenda do Cavaleiro Verde

Publicidade

Um dos filmes mais impactantes dos últimos anos, A Lenda do Cavaleiro Verde já está disponível no Prime Video no Brasil, porém, muitos estão confusos sobre o final ambíguo da trama. Aqui vamos explicar seu REAL significado. Vem ver!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Em seus minutos finais, A Lenda do Cavaleiro Verde vemos Gawain finalmente ficar cara a cara com a figura titular do filme, seu inevitável carrasco. No entanto, quando o Cavaleiro Verde vai derrubar seu machado no pescoço de Gawain – replicando o golpe que Gawain deu a ele um ano antes – Gawain entra em pânico e foge, ciente de que não sobreviverá ao golpe. Ele encontra seu cavalo esperando em um riacho e volta para casa em Camelot.

A partir daí, vemos o resto da vida de Gawain se desenrolar em uma procissão de imagens sem palavras: ele se torna rei, abandona a prostituta que o ama depois de roubar seu filho, se casa com uma nobre de outra terra, perde o filho em batalha e, eventualmente, vê todo o seu reino se voltar contra ele. É uma sequência angustiante e sombria que culmina com Gawain sentado sozinho em sua sala do trono, intrusos batendo na porta. Vemos Gawain alcançar seu abdômen e começar a puxar a faixa encantada que foi dada a ele no início do filme, a mesma que o protege da morte. Ele puxa a faixa para fora de seu corpo, momento em que sua cabeça cai.

O filme corta para a Capela Verde, e Gawain abre os olhos. Percebemos que tudo o que acabamos de ver não passava de uma visão do que aconteceria se ele fugisse de seu destino. Gawain, percebendo isso, tira a faixa e diz ao cavaleiro que ele está finalmente pronto. O Cavaleiro Verde faz uma pausa, sorri e se ajoelha ao lado de Gawain. “Muito bem, meu cavaleiro”, diz ele, antes de acrescentar: “Agora, corte sua cabeça”. O filme então corta para o título final, deixando o público com uma reação natural: “O que aconteceu?”

Final explicado

No início do filme, Gawain é um pouco maluco, para dizer o mínimo. Ele é um jovem egoísta e pouco caridoso, interessado apenas em tirar do mundo e daqueles ao seu redor sem dar nada em troca. Isso é especialmente evidente em seu relacionamento unilateral com a personagem de Alicia Vikander, que sofre como resultado do desejo de Gawain de receber gratificação sexual, amor e companheirismo sem dar nada em troca.

É isso que torna o “jogo” do Cavaleiro Verde, uma armadilha tão brilhante para o jovem cavaleiro. Isso força Gawain a, pela primeira vez em sua vida, cumprir sua parte no acordo. Se Gawain não procurar o Cavaleiro Verde e aceitar o mesmo golpe que tão avidamente desferiu contra o guerreiro místico no dia de Natal, ele será considerado um covarde sem honra e negado a reverência e o status que desejou por toda a vida.

Uma vez que Gawain finalmente parte em sua busca para conhecer o temido Cavaleiro Verde, sua jornada é pontuada por momentos e desafios que enfatizam e testam ainda mais seu egoísmo. No entanto, há uma seção do filme, em particular, que acredito ser a chave para entender seu final e a importância da decisão final de Gawain.

A sequência em questão vem logo no início do filme, quando Gawain se depara com uma casa de fazenda abandonada no meio da noite. O edifício conta como seu único ocupante o fantasma de uma jovem, que pede a Gawain para recuperar sua cabeça decepada do fundo de um lago próximo para que ela possa finalmente encontrar a paz.

Gawain, de pé na beira da piscina, pergunta à mulher o que ela lhe dará em troca de ajudá-la. “Por que você perguntaria isso?” ela diz em resposta, envergonhando Gawain para recuperar seu crânio gratuitamente. A sequência posteriormente termina com uma nota brilhantemente irônica, com Gawain colocando a cabeça da garota em cima de seu esqueleto e acordando na manhã seguinte para encontrar o machado do Cavaleiro Verde, que já havia sido roubado dele, sentado do outro lado da sala.

Ao se deparar com o espírito de uma mulher que havia sido assassinada injustamente, Gawain só queria saber o que ganharia se a ajudasse, então a garota o recompensou com o instrumento de sua condenação. Embora ele não perceba a princípio, isso é um lembrete para Gawain de que a única “recompensa” verdadeira que nos espera na vida é a morte.

O machado é um dos dois principais símbolos da trama – o outro é a faixa verde dada a Gawain, primeiro por sua mãe e depois novamente pela senhora de um estranho castelo. A faixa, que Gawain usa quando entra na Capela Verde no final do filme, representa seu desespero para manter a vida a todo custo. Ele sacrifica todas as suas virtudes e bondade para manter a posse de sua vida. Mas, como a sequência de flash-forward do filme revela, a faixa finalmente se enterra em seu abdômen e o mata lentamente por dentro.

O machado, por outro lado, representa uma aceitação da morte. É por isso que o fantasma o devolve para ele no início do filme, e é por isso que o Cavaleiro Verde o usa em primeiro lugar. Somente depois que Gawain aceita que sua morte é inevitável, ele pode realmente ver além de seus próprios desejos e medos e compreender plenamente seu lugar no mundo natural. Uma vez que o faz, ele alcança a compreensão e a paz que antes lhe escapavam.

Tudo isso para dizer que, embora pessoalmente acredite que o Cavaleiro Verde cumpre seu acordo e corta a cabeça de Gawain, no final das contas não importa de uma forma ou de outra. A questão não é se Gawain morre neste momento, mas sim que ele é corajoso o suficiente para finalmente aceitar sua morte. Ao fazer isso, ele cede e abraça o mundo ao seu redor pela primeira vez.

A escolha de Gawain é uma renúncia necessária ao controle e uma reconciliação comovente da relação entre vida e morte, homem e natureza, o ambiente que existe dentro de todos nós. Afinal, é apenas deixando de lado as coisas que nos pesam e os fardos que não podemos carregar.

Gostou do final de A Lenda do Cavaleiro Verde? O filme está disponível no Prime Video.

O Amazon Prime custa R$ 9,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading.Clique aqui para assinar e aproveite os 30 dias grátis.

Leia nossa crítica de A Lenda do Cavaleiro Verde.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: