Quem é o Bispo afinal? Entenda o final de Alerta Vermelho da Netflix

Publicidade

Anunciado como o filme mais caro da história da Netflix, Alerta Vermelho – que mistura ação com comédia – finalmente já está disponível no catálogo da plataforma. Mas e o final aberto, será que vai ganhar uma sequência? Como as reviravoltas foram desenvolvidas? Quem no final das contas está enganando quem?

Isso está em debate no momento em que os créditos do filme sobem. Se você ficou com alguma dúvida, vamos explicar tudinho sobre esse desfecho. Confira:

Leia a nossa crítica de Alerta Vermelho!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Afinal, quem é John Hartley?

John Hartley não existe. Pelo menos não como nós – ou o ladrão surpreendentemente crédulo de Ryan Reynolds – chegamos a conhecê-lo. Ele é uma construção, um jogo de confiança jogado pelo personagem de Dwayne Johnson, que revela que ele é metade de “O Bispo”, que na verdade é uma equipe de ladrões de arte criada por ele e sua amante: a personagem sem nome de Gal Gadot.

Pareceu uma piada autoconsciente quando um dos seguranças do museu disse à Hartley que ele não se parecia com um criador de perfis do FBI, e o personagem disse: “Eu entendo muito isso”. Mas a verdade é que ele nunca foi um “Johnny Lawman” e foi tudo um embuste para fazer Booth levá-los ao local secreto do terceiro ovo de Cleópatra. Enquanto alguns elementos do verdadeiro Hartley presumivelmente vieram através de seu personagem – como seu absoluto desdém pelo senso de humor sarcástico de Booth – e, aparentemente, a história triste que ele contou a Booth sobre seu pai criminoso, no final das contas tudo era apenas uma boa mentira.

Como Hartley enganou Booth?

Hartley manipulou Booth e muitos mais. No início do filme, o público é levado a odiar a inspetora da Interpol porque ela acredita que “O Bispo” está enquadrando o perfil do FBI. Mas, como se constatou, a inspetora estava certa em não acreditar em Hartley quando ele insistiu que estava sendo enganado.

A personagem de Gadot afirma que ela invadiu os servidores da Interpol para redirecionar o número de telefone que a inspetora ligou, fazendo-a pensar que estava falando com Quantico, mas na verdade, os papéis de Hartley foram falsificados o tempo todo, incluindo o de seu suposto superior do FBI, cujo número provavelmente sempre pertenceu ao personagem de Gadot. Isso também explica porque Hartley estava tão ansioso para não algemar Nolan Booth quando Das mais tarde tenta prendê-los novamente no baile de máscaras, e também porque ele está feliz em atirar na polícia da Interpol durante o clímax do filme.

A motivação tensa para essa trapaça, suponho, é que a equipe do “O Bispo” sabia que Nolan Booth nunca lhes contaria de bom grado a localização do terceiro ovo de Cleópatra. Então, depois de conseguir que Nolan fosse preso pela Interpol no início do filme, Hartley poderia ter sido “incriminado” por sua cara-metade. Ele então poderia dividir uma cela de prisão com Booth (o bispo provavelmente providenciou isso, pois ela já havia se infiltrado naquela prisão com subornos). Ao fugir da prisão com Booth e trabalhar em equipe com ele para roubar o segundo ovo, Hartley se tornou atraente o suficiente para pelo menos ir junto para coletar o terceiro ovo de Cleópatra. Razão pela qual também posso acreditar em sua triste história sobre seu pai ser um vigarista. Hartley só compartilha isso quando tudo o mais falhou em ganhar a confiança de Booth, então ele espalhou um pouco da verdade com suas mentiras.

Isso também pode explicar a traição, de outra forma inútil, do Bispo de Gadot contra a Soto Voce (Chris Diamantopoulos). Ela envenena seu champanhe depois que Nolan afirma que o terceiro ovo está escondido na Grande Pirâmide de Gizé, mas depois afirma que nunca confiou em que Nolan disse a ela a verdadeira localização. Ela provavelmente acreditou nele de fato – pelo menos o suficiente para destruir a ponte com o Soto Voce – porque ela tinha Hartley junto com Nolan como o Plano B.

Dito isso, ainda não consigo explicar por que o bispo contou a Das sobre os fugitivos que estavam naquele baile de máscaras, porque isso apenas criou um obstáculo desnecessário. Mas suspeito que os cineastas estão esperando que você não pense muito sobre isso.

Como Booth voltou para o Bispo?

Então voltamos ao final do filme, onde Hartley e o Bispo revelam que são essencialmente marido e mulher, e ele foi enganado. Eles então deixam Nolan e vão para a Interpol. Infelizmente para a dupla de Bispos, Booth tem o hábito de escapar da custódia da polícia e desta vez nem chega à prisão russa antes de se libertar. Sua primeira tentativa de vingança não parece incomodar o casal feliz. Sim, ele avisa Das que os ovos roubados – incluindo um que é tecnicamente uma peça perdida de ouro nazista – estarão na festa de casamento do bilionário egípcio naquela noite. Mas como o Bispo já recebeu seus $ 300 milhões, eles não se importam.

Em seguida, ele os atinge onde dói, enquanto inexplicavelmente encontra uma maneira de fazer a Interpol congelar sua conta bancária nas Ilhas Cayman.

Alerta Vermelho vai ganhar uma sequência?

Embora um segundo filme ainda não tenha sido anunciado oficialmente ou com sinal verde, com certeza parece que haverá uma sequência. O filme termina com os três personagens principais recebendo oficialmente “alertas vermelhos” de Das, e com o trio parado do lado de fora do Louvre em Paris (França), presumivelmente prestes a começar seu trabalho de três ladrões. O que poderia ser? Eles estarão atrás da Mona Lisa? Talvez eles estejam tentando roubar a caixa do sarcófago de Ramsés III depois de reivindicar os supostos três ovos de Cleópatra? Quem sabe, mas tenho um palpite de que descobriremos muito em breve.

Alerta Vermelho já está disponível na Netflix.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: