Hackers usam popularidade de Round 6 para instalar vírus em celulares; entenda

Publicidade

Um grupo de hackers se aproveitaram do hype em torno da série da Netflix, Round 6 para instalar vírus em smartphones Android. O método utilizado foi um aplicativo que prometia entregar papeis de parede do show, mas que na verdade estava com um malware capaz de roubar dados dos utilizadores de Android e cadastrar as vítimas em serviços pagos via SMS, cuja apuração é dividida com os golpistas.

Cinco mil downloads foram feitos antes que o Google removesse o app da Play Store, após ser alertado pela ESET. A descoberta foi feita, originalmente, pelo especialista conhecido apenas como @ReBensk, que em seu Twitter, foca em malwares que atingem o sistema operacional Android; em uma análise posterior, o especialista Lukas Stefanko confirmou as intenções maliciosas do software e, também, o uso de uma praga já conhecida, o Joker.

Também conhecido aqui no Brasil como “o vírus do Coringa”, este tipo de vírus marca presença com constância em aplicativos falsos hospedados na Google Play Store. O arquivo espião já acumulou dezenas de milhares de downloads, embutidos em diferentes tipos de apps, sempre de olho nas informações pessoais digitadas pelos usuários — principalmente credenciais de acesso a serviços e dados bancários —, assim como em cadastrar as vítimas em serviços cuja cobrança é feita nos créditos ou na conta telefônica.

Aos usuários, vale o alerta quanto aos responsáveis pelos aplicativos baixados para o celular. O ideal é sempre procurar versões oficiais e desenvolvedores reconhecidos, assim como evitar o download de softwares piratas ou de fora de marketplaces originais do sistema operacional ou de fabricantes, além de utilizar soluções de proteção e manter tudo atualizado.

Leia também: 6 séries da Netflix parecidas com Round 6 para você maratonar

Na trama, um grupo de centenas de cidadãos com problemas financeiros é escolhido para participar de um doentio jogo de sobrevivência onde competem por um prêmio em dinheiro.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: