Quem era o “Nada”? Entenda o final enigmático de A Casa Sombria

Publicidade

Já está em exibição nos cinemas o suspense psicológico A Casa Sombria, estrelado por Rebecca Hall (Godzilla vs Kong), que acompanha uma mulher de luto sendo assombrada pelo possível espírito de seu marido recém falecido. Após uma série de reviravoltas sinistras, o desfecho em aberto deixa muitas perguntas sem respostas. Neste artigo vamos desvendar algumas delas.

Leia também: Motivos para A Casa Sombria ser um dos filmes mais aguardados do ano!

[CUIDADO COM SPOILERS À SEGUIR]

O que acontece no final?

A Casa Sombria começa logo após Owen (Evan Jonigkeit) ter cometido suicídio repentinamente, com sua esposa Beth (Rebecca Hall) tentando juntar os pedaços de sua vida da melhor maneira possível. Conforme o filme continua, é revelado que Owen tinha uma vida dupla que o envolvia cortejando e assassinando mulheres que se assemelhavam a Beth em uma casa do outro lado do lago que é uma versão espelhada de sua casa. No entanto, acontece que ele fez isso devido a uma criatura misteriosa chamada Nothing (Nada, em português), que Rebecca encontrou quando morreu brevemente após um acidente na adolescência. Ela não se lembrava de haver nada do outro lado – mas ela estava errada.

O fantasma tentou forçar Owen a assassinar Beth, enviá-la de volta para o outro lado, mas ele se recusou, matando as outras mulheres na tentativa de enganar a criatura. Essa estratégia do serial killer acabou parando de funcionar, então Owen se matou. O filme termina com Nothing levando Beth para o lago em seu pequeno barco para tentar fazê-la repetir o suicídio de Owen. Ela quase desiste, mas acaba abaixando a arma, optando por viver. O filme então vai para os créditos, deixando ambíguo se Beth realmente escapou do Nothing, ou se a entidade vai tentar reivindicá-la novamente no futuro.

Enquanto o Nothing prova ser um antagonista assustador e formidável quando se olha para a história do filme, literalmente, há um monstro baseado na realidade que realmente forma o centro da narrativa. Poucas coisas são certas na vida, mas uma delas é que um dia ela chegará ao fim. Todos e tudo morrerão, e lidar com a morte de um amigo ou ente querido pode ser a coisa mais difícil que a maioria das pessoas terá de fazer. Isso é ainda mais verdadeiro quando alguém ama seu cônjuge, que muitos vêem como sua outra metade, seu melhor amigo, a pessoa destinada a envelhecer ao lado deles e co-navegar em sua jornada pela vida.

Quando A Casa Sombria começa, fica claro que Beth não está lidando bem com o suicídio de seu marido e, embora isso seja totalmente compreensível, também dá crédito à ideia de que seus amigos duvidariam de sua história sobre uma possível assombração, já que ela claramente não está no melhor estado de espirito. É também o pesar que leva a busca de Beth para cavar mais e mais nos segredos de seu marido, apesar de ser repetidamente advertida para não fazê-lo, e cada nova revelação, piora as coisas. Beth não suporta a ideia de que seu marido não apenas a deixou, mas o fez sem lhe contar toda a verdade. O luto essencialmente impulsiona a história e, embora fantasmas, demônios e o Nothing possam não ser uma ameaça na vida real, o luto será para todos um dia.

O que é o Nada?

Os espectadores que preferem o final de seus filmes de terror para amarrar as coisas em um laço, com certeza sairão desapontados, já que o filme deixa muitos aspectos ambíguos, ou não totalmente resolvidos. Por qual motivo o Nothing deseja tão desesperadamente recuperar Beth depois de conhecê-la tão brevemente décadas ante? Na verdade é uma dessas perguntas sem resposta. É possível que a criatura seja a própria Morte, mas parece estranho que a Morte se tornasse obcecada por uma pessoa em particular. Nothing poderia ser um demônio, mas para onde leva Beth no final, uma inversão escura iluminada em vermelho e em lua dupla do lago real, também não parece ser o Inferno. Na verdade, o lugar árido parece uma espécie de purgatório entre a vida e a vida após a morte .

Essa ideia é sustentada pelo fato de que, quando Beth pergunta à Nothing onde está seu marido – já que a criatura assumiu sua forma – ele responde que Owen foi para outro lugar. Se isso é o paraíso, o inferno ou algo não vinculado à teologia cristã tradicional, não está claro, mas sua alma não está onde eles estão. Isso torna mais provável que Nothing – assim chamado porque Beth disse que não viu “nada” enquanto estava morta, com Owen colocando em sua nota de suicídio que “nada” foi depois de Beth – seja algo que reside neste vazio entre os mundos. Imagina-se que é bastante solitário e, claramente, algo em Beth atrai seu desejo.

O que significa o final?

Embora seja interessante especular sobre o que Nothing pode ser, também parece haver uma mensagem clara não literal anexada ao final de A Casa Sombria, uma que nem mesmo precisa reconhecer nada sobrenatural para funcionar. Beth começa o filme em meio à dor e, como mencionado anteriormente, é a dor que a leva em direção à verdade. É também uma pena que Nothing tente usar para trazê-la de volta, com ela acreditando por algum tempo que o “espírito” que a visita é na verdade de Owen.

Por mais triste que seja pensar nisso, muitas pessoas se mostram incapazes de resistir ao ataque violento da dor e acabam se fechando emocionalmente ou, pior ainda, tirando a própria vida por causa do desespero. Com isso em mente, a sequência final com Nothing e Beth no barco, tentando convencê-la a atirar em si mesma, funciona como uma metáfora para essa batalha contra deixar o luto tomar conta de sua mente. 

Nothing é a personificação da dor de Beth por seu marido, e isso está dizendo a ela que não há sentido em continuar sem ele, e que seria melhor desistir dela. No final, porém, apesar de sua dor, Beth decide não se matar, para continuar vivendo, para se reunir com os amigos vivos que a procuravam. Claro, alguém se pergunta o que acontece com os corpos das vítimas de Owen agora. E o artefato misterioso? Essas perguntas não possuem respostas claras.

Vale lembrar que A Casa Sombria está em exibição nos cinemas.


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.

Última Notícia
Publicidade

Mais lidas

Mais recentes