Tempo | Entenda a obsessão pelo filme de Marlon Brando e Jack Nicholson

Publicidade

Finalmente chegou aos cinemas Tempo (Old) o novo e maluco – diga-se de passagem – filme do cineasta M. Night Shyamalan (Vidro, Fragmentado), conhecido por seus famosos plot twists que dão um giro na trama do filme e a vira de cabeça para baixo. Mas será mesmo que tudo foi explicado? E que diabos esse filme desconhecido, estrelado por Nicholson e Brando, tem a ver com a história? Se você ficou confuso, pega o café que vamos explicar tudinho neste artigo!

[CUIDADO COM SPOILERS]

Em Tempo, um dos condenados hóspedes do resort fica obcecado em lembrar o nome de um filme estrelado por Jack Nicholson (O Iluminado) e Marlon Brando (O Poderoso Chefão). O filme que ele está tentando lembrar é o faroeste de 1976, Duelo de Gigantes (The Missouri Breaks) – disponível no Prime Video -, e Shyamalan tem uma história muito pessoal por trás da fixação de seu filme com essa obra dos anos 70.

Depois de chegar a uma praia isolada perto de seu resort de luxo, os personagens de Tempo percebem que algo está fazendo seus corpos envelhecerem extremamente rápido, com alguns anos se passando a cada hora que passam na praia. Alguns dos personagens têm doenças crônicas que são afetadas por esse processo de envelhecimento acelerado. O personagem de Rufus Sewell, um médico chamado Charles que tem esquizofrenia paranoica leve quando chega, começa a perder a cabeça e experimenta uma mistura crescente de psicose e demência. Um efeito disso é que ele se distrai repetidamente tentando se lembrar do título do filme de Nicholson e Brando.

Por mais estranha que possa parecer a obsessão, na verdade é baseado em uma anedota real da vida de Shyamalan. Em uma recente entrevista à FOX 5 Washington DC, o diretor revelou que o diálogo de Charles é retirado quase que literalmente das conversas que teve com seu pai, Dr. Nelliyattu C. Shyamalan:

“Na verdade, essa frase é do meu pai, que na verdade tem um pouco de demência, e ele não parava de falar sobre Jack Nicholson e Marlon Brando e esse filme em que eles estavam juntos. E eu pensei, ‘Eu nunca vi esse filme’ e ele disse, ‘Jack Nicholson! Marlon Brando!’ E ele continuou falando sobre isso. Eu disse: ‘Pai, vou colocar isso em um filme se você continuar falando sobre isso’.

Para mim, representa essa coisa que alguém está se apegando para sua sanidade. Todos deveriam saber, afinal, esses são os dois maiores atores de todos os tempos, por que ninguém conhece esse filme? E então eles não podem entender. Foi uma coisa engraçada, triste e linda sobre meu pai e o cinema que quis colocar em ‘Tempo'”

Apesar de estrelar dois dos maiores atores de suas respectivas gerações, Duelo de Gigantes foi um fracasso de bilheteria e ridicularizado pela crítica após o seu lançamento, razão pela qual Charles se esforça para lembrar o nome dele e nenhum dos outros personagens sabe de que filme ele está falando. Shyamalan nunca viu o filme, então não há nenhum significado especial para a referência além da obsessão de seu próprio pai com ele, mas ele deu camisetas de Duelo de Gigantes para todos os membros da equipe que trabalharam em Tempo.

O pai de Shyamalan não foi o único membro da família do diretor que participou da produção. Uma das filhas de Shyamalan, Ishana, foi a segunda diretora da unidade no filme. Outra de suas filhas, Saleka, escreveu a canção “Remain”, que Maddox canta no início do filme e novamente no final. E para promover o lançamento de Tempo, Shyamalan gravou uma promo com sua mãe na qual pediu a ela que recomendasse o filme ao público.

E aí, você já assistiu Duelo de Gigantes? Mas Tempo você deveria ver. O filme está em exibição nos cinemas brasileiros.


Gostou dessa notícia? Acompanhe sempre o site do Pipocas Club para não perder nenhuma novidade sobre filmes e séries. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar:

7 filmes e séries que chegarão na Netflix em Outubro Resistência – A próxima evolução do gênero em filme ambicioso Entenda as polêmicas por trás de Som da Liberdade Novo terror alienígena chegou hoje no streaming e está dando o que falar A Freira 2 segue no topo das bilheterias; veja o top 10 Chris Evans voltará a ser o Capitão América? Nosso Sonho – Batidas emocionais em filme para passar em Hollywood Milagre na Cela 7 é baseado em uma história real? Duna: Parte 2 é adiado pela Warner Besouro Azul é um fracasso?