Legendary cogita processar Warner por lançamento de ‘Duna’ no HBO Max

Publicidade

A Legendary Pictures está considerando um processo contra a Warner Bros. Pictures, sobre a decisão de lançar o novo remake de Duna na HBO Max, ao mesmo tempo em que é lançado nos cinemas. No entanto, de acordo com relatos, a ação legal é, neste ponto, mais um impedimento, com a Legendary supostamente esperando chegar a um novo acordo com a WB, à luz dos planos de lançamento do HBO Max . As opções alternativas que estão sendo consideradas incluem fazer com que a WB compre os filmes da Legendary, garantindo assim um retorno justo à Legendary. No entanto, deve-se notar que, no momento, não está claro como a Legendary apresentaria o processo, além de argumentar alguma forma de quebra de contrato.

 A Variety observa em seu relatório que a “[Legendary] não tinha muito a dizer sobre como seus títulos seriam lançados.” Tradicionalmente, os acordos de co-financiamento de grandes filmes contêm estipulações claras sobre os planos de lançamento nos cinemas e, mais tarde, no homevideo. A questão é se havia diretrizes rígidas o suficiente para a duração de uma janela entre o lançamento no cinema e em homevideo / streaming. Com base no que vimos em 2020 (com filmes como Mulan da Disney , Bill & Ted 3 da Sony ou o plano da WB de lançar Mulher Maravilha 1984 na HBO Max), não parece haver muita obstrução legal para os estúdios colocarem seus novos filmes imediatamente em streaming e ignorando cinemas.

E por que haveria? Antes de 2020, nenhum estúdio pensaria em colocar um filme ou franquia de bilhões de dólares em streaming em vez de nos cinemas. Agora, parceiros de produção como a Legendary – ou mesmo os próprios cineastas – estão lutando para acompanhar uma paisagem em rápida mudança na indústria do cinema.

A Legendary co-financiou Duna e Godzilla vs. Kong ao lado da WB Pictures – e foi um grande investimento, de fato. Duna custa aproximadamente $ 175 milhões para fazer, enquanto Godzilla vs. Kong custa cerca de $ 160 milhões. Isso não é uma pequena porção de dinheiro potencialmente perdido se os cinemas não se recuperarem em 2021, enquanto a WarnerMedia irá pelo menos se beneficiar no longo prazo, já que a HBO Max está agora posicionada para enfrentar a Netflix na disputa de assinantes para conteúdo premium exclusivo, em 2021 .

A legalidade do plano do filme HBO Max 2021 ainda está sendo analisada, mas alguns dizem que a Warner Bros. está fazendo algo antiético, se não ilegal. A Legendary foi impedida pela WarnerMedia de vender Godzilla vs. Kong para a Netflix no início deste ano, mas a WarnerMedia não informou a Legendary sobre colocar aquele filme no HBO Max. O diretor de Duna, Denis Villeneuve, também está se sentindo “desapontado” por seu filme não ter o lançamento exclusivo na tela grande que ele pretendia. Como Duna era para ser um projeto de duas partes, essa tensão poderia se transformar em um problema maior no futuro.

Todos estão agora observando para ver como o grande experimento da Warner Bros. pode ou não alterar para sempre a indústria do cinema. Claro, há uma grande advertência em tudo isso: os planos da Warner Bros. ainda parecem um tanto fluidos: se a pandemia de COVID-19 diminuir, a freqüência aos cinemas aumentar, não seria surpreendente se a promessa desses grandes filmes no HBO Max for rescindida daqui para um filme como Duna ser lançado no outono de 2021. Essa fluidez no planejamento pode tornar ainda mais difícil para a Legendary estabelecer bases firmes para um caso legal.

Godzilla vs. Kong e Duna estão programados para lançamento em 21 de maio de 2021simultaneamente nos cinemas e na HBO Max.

Fonte: ComicBook

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: