Crítica | Vida – Suspense disponível na Netflix de roer as unhas

É preciso um bom roteiro para reinventar os filmes espaciais que, desde ‘Alien, o Oitavo Passageiro’, já apresentaram todos os artifícios na tentativa de desenvolver um terror através do desconhecido. Seja com uma criatura assustadora ou mesmo a luta para sobreviver com as dificuldades do espaço, o gênero é bem sucedido na tensão, mas faz tempo que não agrega novidade e relevância. Talvez por conta disso que ‘Vida’ (Life), seja satisfatório pela simplicidade, mas não deixa de ser genérico pela abordagem que bebe da fonte de tantos outros filmes. Sua trama é tão usual, que poderia ter ligação com outras histórias, como a origem do simbionte de ‘Venom’ ou mesmo um filme de origem para a franquia ‘Cloverfield’, que aliás, teve seu terceiro (O Paradoxo Cloverfield) sendo desenvolvido da mesma proposta. Uma coisa é certa: ainda que mais do mesmo, o suspense consegue elevar o nível de tensão com vigor, e isso já mostra que, pelo menos, aprendeu direitinho como replicar a fórmula.

Na trama, seis astronautas estão em uma estação espacial cujo objetivo maior é estudar amostras coletadas no solo de Marte por um satélite. Dentre elas está um ser unicelular, despertado através dos equipamentos da própria estação espacial. Tal descoberta é intensamente celebrada por ser a primeira forma de vida encontrada fora da Terra. Porém, de forma bem apressada, o ser descoberto começa a se desenvolver, ganha força e se transforma em uma ameaça inigualável para humanidade. Dessa premissa se desenvolve uma dinâmica interessante, em que os personagens precisam fugir e tentar matar a criatura antes que ela possa, de alguma forma, ir parar na Terra. Simples assim e sem grandes pretensões, a narrativa se prende a um bom suspense e situações claustrofóbicas para manter o espectador vidrado.

O elenco estelar mostra que, ainda que em sua fase inicial, o projeto era mais pretensioso e certamente tinha como objetivo desenvolver uma franquia de terror ao nível ‘Alien’, porém, o fracasso comercial e de crítica de filmes como ‘Alien: Covenant’, que lançou no mesmo ano, e ‘Passageiros’, desanimou a produção, que optou por reduzir gastos e focar no suspense de forma contida. Esse desequilíbrio afeta o roteiro, que se torno o elo mais fraco da produção. O excesso de personagem rasos, ainda que sejam interpretados por bons atores como Ryan Reynolds (Detetive Pikachu), Jake Gyllenhaal (O Abutre) e Rebecca Ferguson (Doutor Sono), mostra a fragilidade da história, que não se aprofunda em absolutamente nada e utiliza todas as suas energias para mostrar que, diferente de outras ficções científicas fantasiosas, essa pode ser plausível. É texto demais, explicações demais na tentativa de convencer o espectador, que apenas embarcou na jornada para ver o caos acontecer e pouco se importa com a veracidade das situações.

Ainda por conta dessa falta de equilíbrio, os momentos dramáticos e emocionais se estendem demais e a ação, até bem dirigida por Daniel Espinosa (Morbius), com planos sequências e enquadramentos que aproveitam a gravidade zero para ousar, acaba sendo corrida. Mesmo assim, o diretor consegue dosar a intensidade do suspense e, de forma crescente, aumenta o nível de ameaça conforme a criatura se desenvolve e ganha novas habilidades. Tanto os efeitos especiais, impecáveis, quanto a direção de arte são condizentes com a proposta e ajudam na imersão, assim como a trilha sonora enérgica, que também aumenta sua intensidade conforme a trama se torna mais assustadora. Dessa forma, a parte técnica e a construção de suspense fazem jus a fonte que beberam e fica apenas a estabilidade entre o drama e o terror como elemento negativo.

Com isso, ‘Vida’ tem uma história tão genérica, que poderia ser o filme de origem de inúmeras franquias, porém, a direção é assertiva na construção do suspense e entrega um desfecho realmente surpreendente. O elenco estelar é mal aproveitado, assim como o potencial destrutivo de sua criatura, mas sua narrativa enérgica envolve, provoca agonia e ainda entrega ótimas sequências de tirar o fôlego. Um pouco mais de ousadia e originalidade não teriam feito mal ao roteiro, mas tendo em vista tantas outras ficções científicas que não decolam, essa vai até Marte com bastante potência.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: