Vencedora de prêmios como o BAFTA, César e Globo de Ouro e considerada um dos maiores nomes da história do cinema francês, a atriz Isabelle Huppert desembarca no Rio de Janeiro para o 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux).
Ela apresenta seu novo longa-metragem A Mulher Mais Rica do Mundo/La Femme la plus Riche du Monde, de Thierry Kliffa, na noite de abertura do evento, dia 27, no Cine Odeon, e participa de encontros com jornalistas e com o público. Depois da temporada carioca, Huppert segue para Salvador, onde divulga o filme e aproveita para conhecer a região.
Exibida no Festival de Cannes deste ano, a produção, distribuída no Brasil pela Synapse Distribution, é inspirada na história real da herdeira de uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, em uma trama sobre ambição, doações astronômicas e segredos familiares. Com 163 filmes e 19 prêmios no currículo, Isabelle Huppert é reconhecida por sua capacidade de interpretar personagens complexos, ambíguos e desafiadores, sendo considerada uma atriz que “se torna autora” de seus papéis, dando uma contribuição significativa e pessoal aos personagens.
Desde sua estreia em 1971, manteve uma presença constante e relevante no cinema, trabalhando com reconhecidos diretores em filmes franceses e internacionais, como “A Professora de Piano”, de Michael Haneke; “8 Mulheres”, de François Ozon; “Mulheres Diabólicas”, de Claude Chabrol; “Elle”, de Paul Verhoeven, entre muitos outros.
Em 2025, o Festival de Cinema Francês do Brasil segue com o apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica – como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, do grupo PERNOD RICARD, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura – por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.