Um retrato sensível sobre a gravidez na adolescência, Brasa, curta-metragem dirigido por Diane Maia, fará sua estreia mundial no Festival do Rio, dentro da mostra Première Brasil: Curtas Novos Rumos, com sessões marcadas para os dias 10, 11 e 12 de outubro. O filme traz no elenco Bárbara Colen e Mel Faria, interpretando mãe e filha em uma história sobre amadurecimento precoce, silêncios e o impacto dos tabus em torno da sexualidade de meninas no interior do Brasil.
Índice
Sobre Brasa
A trama acompanha Analu, uma jovem de 16 anos que vive com a mãe e o filho pequeno, Dani, de apenas dois anos. Enquanto sonha em fugir com o namorado, ela guarda um segredo e tenta lidar com as consequências de suas escolhas em um ambiente marcado pela desinformação e pela falta de diálogo.
Inspirada por um dado alarmante — 57 meninas de 11 a 14 anos engravidam todos os dias no Brasil —, Diane Maia, que estreia na direção após mais de uma década como produtora, transforma o número em reflexão humana e íntima. “Metade dessas meninas engravida novamente em até dois anos. Não são só estatísticas: são vidas modificadas; sonhos adiados”, afirma a diretora.
Com menos de 25 minutos de duração, Brasa aborda temas como isolamento, estrutura familiar, machismo e desigualdade social, mostrando como esses fatores perpetuam a vulnerabilidade de meninas e mulheres. “A mãe que cria a filha enquanto precisa cuidar também do neto. A menina que se torna mãe enquanto ainda aprende a ser filha”, resume Diane.
A diretora dividiu o roteiro com Ana Alkimin, e o curta é uma produção da AMAIA, empresa fundada pela própria Diane, que já produziu quinze longas e três séries, incluindo trabalhos ao lado de Karim Aïnouz, Laís Bodanzky, Cao Hamburger, Caco Ciocler e Joana Mariani.
Após a estreia no Festival do Rio, Diane já se prepara para seu primeiro longa-metragem como diretora, uma adaptação do premiado livro Oração para Desaparecer, de Socorro Acioli.
LEIA TAMBÉM:
- “Bugonia”, novo filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone, ganha novo trailer; veja
- Caso sobre “Monstro da Mamadeira”, uma das maiores injustiças do Brasil, vai virar filme
- ‘Terror em Shelby Oaks’ ganha novo trailer assustador; veja
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.