49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anuncia programação com 373 filmes e homenagens a Charlie Kaufman, Jafar Panahi e Mauricio de Sousa

A 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre 16 e 30 de outubro, exibindo 373 títulos de 80 países em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs da capital paulista. O evento — um dos mais importantes do calendário cinematográfico brasileiro — trará destaques premiados dos maiores festivais do mundo, homenagens a grandes nomes da cultura e uma programação que celebra o cinema em todas as suas formas.

A abertura acontece em 15 de outubro, na Sala São Paulo, com a exibição de Sirât, novo filme de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri em Cannes. O curta Como Fotografar um Fantasma, de Charlie Kaufman, também será apresentado na sessão, com a presença do diretor norte-americano. Na cerimônia, a cineasta Euzhan Palcy receberá o Prêmio Humanidade, e o quadrinista Mauricio de Sousa será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff.

Entre os nomes confirmados no festival estão Jafar Panahi, que apresentará Foi Apenas um Acidente (Palma de Ouro em Cannes), Rebecca Miller, com o documentário Mr. Scorsese (Apple TV+), e Guillermo del Toro, que terá dois filmes exibidos: Frankenstein e Cronos (1992).

Outros destaques da programação incluem produções de Jim Jarmusch, Park Chan-wook, Richard Linklater, Michel Gondry, Hafsia Herzi, Bi Gan, Radu Jude, Jean-Pierre e Luc Dardenne, entre muitos outros cineastas consagrados. O filme de encerramento será Jay Kelly, de Noah Baumbach, no dia 30 de outubro, na Cinemateca Brasileira.

Sobre a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Homenagens e convidados

Além de Palcy, Panahi e os irmãos Dardenne — todos laureados com o Prêmio Humanidade —, o evento também homenageia Charlie Kaufman, roteirista de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), e Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. Kaufman terá uma masterclass e a exibição do longa Anomalisa dentro do V Encontro de Ideias Audiovisuais, enquanto o universo de Mauricio inspira a 2ª Mostrinha, programação infantil do festival.

O escritor e artista plástico Valter Hugo Mãe assina o cartaz da edição e será tema do documentário De Lugar Nenhum, de Miguel Gonçalves Mendes, e da adaptação cinematográfica de O Filho de Mil Homens, dirigida por Daniel Rezende e estrelada por Rodrigo Santoro.

Mostrinha e encontros audiovisuais

Voltada ao público infantil, a 2ª Mostrinha exibirá 13 longas e 7 curtas, entre eles O Diário de Pilar na Amazônia, D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion e Maya, Me Dê um Título, de Michel Gondry. A seção também presta homenagem a Mauricio de Sousa, com exibições de filmes da Turma da Mônica e da cinebiografia Mauricio de Sousa – O Filme.

O festival também promove, entre 22 e 25 de outubro, o V Encontro de Ideias Audiovisuais, com mesas, painéis, lançamentos de livros e masterclasses. O evento gratuito ocorre na Cinemateca Brasileira, reunindo profissionais do Brasil e do exterior.

Restaurados, estreias e prêmios

A Mostra exibirá cópias restauradas de clássicos como Queen Kelly (Erich von Stroheim), Sholay (Ramesh Sippy), Aniki-Bóbó (Manoel de Oliveira), Crônica dos Anos de Fogo (Mohammed Lakhdar-Hamina) e títulos brasileiros como Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes) e Um Céu de Estrelas (Tata Amaral).

Quinze filmes indicados pelos seus países ao Oscar de Melhor Filme Internacional 2026 também integram a seleção — incluindo o brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.

Entre os prêmios deste ano estão o Troféu Bandeira Paulista, o Prêmio Netflix, o Prêmio Paradiso e o inédito Prisma Queer, voltado à representatividade LGBTQIA+ no audiovisual.

Itinerância e acessibilidade

Após o encerramento em São Paulo, a Mostra realiza itinerâncias em Manaus, Belém e dez cidades do interior paulista em parceria com o Sesc, além de oferecer sessões gratuitas pelo Circuito Spcine e filmes em realidade virtual. O evento também conta com aplicativo próprio e recursos de acessibilidade por meio da plataforma MLoad.

A 49ª Mostra é patrocinada por Petrobras, Itaú e Spcine, com parceria do Sesc e apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

LEIA TAMBÉM:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: