O 27º Festival do Rio apresenta a nova edição da Première Brasil, a principal vitrine do cinema nacional e uma das mostras mais aguardadas do evento. Este ano, o festival marca um feito inédito: o maior número de longas-metragens já selecionados em sua história.
Ao todo, são 124 produções brasileiras entre longas, médias e curtas, que representam a diversidade do cinema contemporâneo do país, reunindo tanto estreias de diretores consagrados quanto obras de novos talentos.
A seleção está distribuída nas mostras competitivas Competição Principal e Novos Rumos (que disputam o Troféu Redentor) e em programas especiais: Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Retratos, Programa Geração, À Meia-Noite, Especial Séries Brasileiras e O Estado das Coisas (com uma edição especial dedicada à COP-30).
Números da Première Brasil 2025
- 320 longas inscritos
- 1000 curtas inscritos
- 124 filmes selecionados
- 48 concorrendo ao Troféu Redentor
- 76 hors-concours
- 54 estreias mundiais
- 4 séries brasileiras em exibição
Séries brasileiras na tela grande
O festival valoriza também a produção seriada nacional: em noites de gala, quatro séries inéditas terão seus primeiros episódios exibidos em sala de cinema, aproximando o público das novidades que chegam às plataformas de streaming.
Formação de público
A Première Brasil promove sessões populares a preços acessíveis, seguidas de debates com equipes e elencos no histórico Cine Odeon – CCLSR, na Cinelândia. As sessões de gala e os encontros ampliam o diálogo entre realizadores e espectadores, fortalecendo a formação de plateias.
Coproduções e clássicos
A programação traz ainda coproduções internacionais com o Brasil e títulos restaurados que preservam a memória do nosso cinema.
Cinema pela cidade
O Festival do Rio expande suas atividades para além das salas comerciais, levando sua programação também ao Circuito Carioca de Cinema da Prefeitura e a Parques Municipais, democratizando o acesso.
A sede segue no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, espaço de 5 mil m² que abriga encontros, debates e o RioMarket, área de mercado e negócios que reúne profissionais do audiovisual do Brasil e do mundo.
Depoimentos
“Somos parceiros do Festival do Rio há quatro anos, e é uma honra contribuir novamente para esse que é um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro. Na Shell, acreditamos na cultura como poderosa ferramenta de transformação e desenvolvimento”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.
“O Festival do Rio reafirma a nossa cidade como capital do audiovisual na América Latina. É uma vitrine da diversidade e da potência do cinema brasileiro, que aproxima grandes obras e novos talentos do público, forma plateias e movimenta a economia”, destaca Leonardo Edde, presidente da RioFilme.
Filmes Selecionados – Première Brasil 2025
Competição Ficção
- A Vida de Cada Um, de Murilo Salles
- Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
- Coração das Trevas, de Rogério Nunes
- Cyclone, de Flavia Castro
- Dolores, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
- Love Kills, de Luiza Shelling Tubaldini
- Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães
- Ruas da Glória, de Felipe Sholl
- Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte
- Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar
- #SalveRosa, de Susanna Lira
Competição Documentário
- Amuleto, de Igor Barradas e Heraldo HB
- Apolo, de Tainá Müller e Isis Broken
- Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins
- Honestino, de Aurélio Michiles
- Massa Funkeira, de Ana Rieper
- Meu Coração Neste Pedacinho Aqui – Dona Onete, de Mini Kerti
Novos Rumos
- Cartas Para…, de Vânia Lima
- Criadas, de Carol Rodrigues
- Espelho Cigano, de João Borges
- Eu Não Te Ouço, de Caco Ciocler
- Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias
- Nada a Fazer, de Leandra Leal
- Timidez, de Susan Kalik e Thiago Gomes Rosa
- Uma em Mil, de Jonatas Rubert e Tiago Rubert
- Uma Baleia Pode Ser Destroçada Como uma Escola de Samba, de Marina Meliande e Felipe Bragança (Hors-Concours)
Hors-Concours
- A Conspiração Condor, de André Sturm
- Anos 90: a Explosão do Pagode, de Emílio Domingos e Rafael Boucinha
- As Vitrines, de Flavia Castro
- (Des)controle, de Rosane Svartman
- O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
- O Homem de Ouro, de Mauro Lima
- Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira
- Perrengue Fashion, de Flávia Lacerda
- Perto do Sol é Mais Claro, de Régis Faria
- Por Nossa Causa, de Sergio Rezende
- Querido Mundo, de Miguel Falabella e Hsu Chien
- Sexa, de Gloria Pires
- 90 Decibéis, de Fellipe Barbosa
Retratos
- Ary, de André Weller
- As Dores do Mundo: Hyldon, de Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues
- Fernanda Abreu – Da Lata, 30 anos, o documentário, de Paulo Severo
- Fôlego – Até Depois do Fim, de Candé Salles
- Gláucio Gill – Um Teatro em Construção, de Lea Van Steen e Rafael Cardoso
- Meu Tempo É Agora, de Sandra Werneck
- Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luís Antônio Pillar
- Não Sei Viver Sem Palavras, de André Brandão
- Ninguém Pode Provar Nada: a Inacreditável História de Ezequiel Neves, de Rodrigo Pinto
- O Brasil Que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, de Renato Terra e Arnaldo Branco
- Rei da Noite, de Cassu, Lucas Weglinski e Pedro Dumans
- Vou Tirar Você Desse Lugar, de Dandara Ferreira
O Estado das Coisas
- Cadernos Negros, de Joel Zito Araújo
- Com Causa, de Belisário Franca
- Do Outro Lado do Pavilhão, de Emilia Silveira
- Invencíveis, de Vitor Leite e Clarice Saliby
- Itacoatiaras, de Sergio Andrade e Patrícia Gouvêa
- Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, Louise Botkay e Coletivo Lakapoy
- Na Onda da Maré, de Lucia Murat
- O Pai e o Pajé, de Felipe Tomazelli, Luis Villaça e Iwarete Kaiabi
- Pau d’Arco, de Ana Aranha
- Reconhecidos, de Fernanda Amim e Micael Hocherman
- Rua do Pescador nº. 6, de Bárbara Paz
Midnight Movies
- A Própria Carne, de Ian SBF
- Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro
- Futuro Futuro, de Davi Pretto
- Nosferatu, de Cristiano Burlan
- Quarto do Pânico, de Gabriela Amaral Almeida
Clássicos Restaurados
- A Mulher de Todos, de Rogério Sganzerla
- Gêmeas, de Andrucha Waddington
- Hermeto Campeão, de Thomas Farkas
- Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez
Programa Geração
- Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello
- Criaturas – Uma Aventura entre Dois Mundos, de Juarez Precioso
- Papaya, de Priscilla Kellen
- Quatro Meninas, de Karen Suzane
- Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem
- Trago seu Amor, de Claudia Castro
Séries Brasileiras
- Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, de Andrucha Waddington
- Ayô, de Yasmin Thayná
- De Menor, de Caru Alves de Souza
- Tremembé, de Vera Egito
Coproduções Internacionais
- La Quinta, de Silvina Schnicer (Argentina, Brasil, Chile, Espanha)
- O Riso e a Faca, de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)
- The Black Snake, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França, Colômbia, Brasil)
Curtas – Competição
- Alice, de Gabriel Novis
- DIU, de Camila Schincaglia
- Final 99, de Frederico Ruas
- Habitar o Tempo, de Cristiana Grumbach
- Jacaré, de Victor Quintanilha
- Laudelina e a Felicidade Guerreira, de Milena Manfredini
- Meu Amigo Satanás, de Aristeu Araújo e Carlos Segundo
- Miranha, de Zahy Tentehar e Luis Bolognesi
- O Faz-Tudo, de Fabio Leal
- Os Quatro Exílios de Herbert Daniel, de Daniel Favaretto
- Peixe Morto, de João Fontenele
- Quando Eu For Grande?, de Mano Cappu
- Replika, de Piratá Waurá e Heloisa Passos
- Safo, de Rosana Urbes
- Sebastiana, de Pedro de Alencar
Novos Rumos – Curtas
- Brasa, de Diane Maia
- João-de-Barro, de Daniel Jaber e Lu Damasceno
- Klaustrofobia, de João Londres
- Os Arcos Dourados de Olinda, de Douglas Henrique
- Ponto Cego, de Luciana Vieira e Marcel Beltrán
- Presépio, de Felipe Bibian
- Sandra, de Camila Márdila
- Sobre Ruínas, de Carol Benjamin
O Estado das Coisas – Curtas
- A Tragédia da Lobo Guará, de Kimberly Palermo
- Entre nós, vive o rio, de Day Rodrigues
- Réquiem para Moïse, de Susanna Lira e Caio Barretto Briso
- São as Regras, de Flávia Vieira
- Tia Morgana, de Athena Sofia
- Vípuxovuko – Aldeia, de Dannon Lacerda
Panorama Carioca de Curtas
- Crônicas Marginais, de Marcos Braz da Cruz Eleoterio
- Memória das Águas, de Catu Rizo
- O Menino e as Borboletas Zumbis, de Pê Moreira e Thomas Argos
- Teia, de Claudia Castro
Hors-Concours – Curtas
- Coração Bandeja, de Jonas Araújo
- Memórias com Vista pro Mar, de Marton Olympio
- Samba Infinito, de Leonardo Martinelli
- Transferências, de Gabriel Edel
Retratos – Curtas
- Eunice Gutman Tem Histórias, de Lucas Vasconcelos
- Marina Colasanti, Entre a Sístole e a Diástole, de Alessandra Colasanti
- Sem a Mida Não Dá, de Pedro Carvana e Raoni Seixas
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.