E.T. O Extraterrestre, dirigido por Steven Spielberg, conquistou o mundo quando foi lançado em 1982. A empresa de jogos Atari viu todo aquele sucesso e decidiu criar um jogo baseado no longa-metragem. O esperado era que o jogo repetisse o êxito do filme e se tornasse um campeão de vendas.
Porém, o que era para ser um marco na história dos videogames acabou se tornando um dos maiores fracassos da indústria dos jogos.
Pressa e problemas
Os direitos do filme foram adquiridos pela Atari por quase 25 milhões de dólares, que na época foi considerado um investimento arrojado. Só que a empresa planejou o lançamento do jogo para uma data antes do Natal de 1982 e deu ao programador Howard Scott Warshaw somente cinco semanas para desenvolvê-lo. Um prazo extremamente curto para os padrões da indústria.
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Feito com um prazo apertado, o resultado acabou sendo desesperador. O jogo possuía gráficos simples e diversos bugs, que nada lembravam os jogos da empresa. A Atari sempre havia entregado produtos com uma jogabilidade fácil e com um visual retrô limpo. Tanto que, até hoje, este modelo é referência para criações mais atuais, como é o caso do jogo Aviator, da Spribe, que também entrega um design cartunesco em 2D.
No caso de “E.T. O Extraterrestre”, os jogadores encontravam dificuldades para entender os objetivos do jogo, e o personagem principal, E.T., caía repetidamente em buracos dos quais era difícil sair. Todos aqueles problemas criaram uma experiência frustrante para a grande maioria dos usuários.
Vendas e reputação da Atari
Inicialmente, o jogo vendeu razoavelmente bem, impulsionado pela popularidade do filme. Porém, as críticas negativas foram surgindo e muitos clientes devolveram os cartuchos. Quase 4 milhões de cartuchos foram produzidos, mas acredita-se que cerca de 3,5 milhões foram devolvidos ou nem foram comprados, devido à repercussão das falhas do jogo.
O fracasso comercial do jogo E.T. resultou não só em prejuízos para a Atari, como também contribuiu para uma crise financeira que afetou toda a indústria de videogames. No ano seguinte do lançamento do filme, em 83, o mercado chegou a sofrer uma queda de 90%, pois os consumidores não estavam se sentindo seguros com a qualidade dos jogos.
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Além de tudo isso, começou a circular a história de que a Atari teria enterrado os cartuchos não vendidos em um aterro sanitário em Alamogordo, Novo México. Durante décadas, as especulações foram consideradas apenas uma lenda urbana. Até que, em 2014, uma escavação autorizada confirmou o descarte após cartuchos de E.T. e outros títulos da Atari terem sido encontrados no local.
Uma lição para a indústria
O caso do jogo para Atari serviu como um exemplo de como decisões apressadas podem levar à falta de controle de qualidade. Mas, apesar disso, o jogo tornou-se uma lição valiosa para desenvolvedores e empresas do setor.
Mesmo com todos os problemas do jogo, a imagem do filme não foi afetada. De acordo com uma pesquisa feita pelo Rotten Tomatoes, “E.T. O Extraterrestre” é considerado o maior filme de ficção científica já feito. Em 1994, ele foi selecionado para preservação no National Film Registry, por ser uma obra “cultural, histórica e esteticamente significativa”.