Escala 6×1 e luta trabalhista são temas de filmes do 14º Olhar de Cinema

Recentemente, a escala 6×1 foi um dos assuntos mais comentados no Brasil. A PEC que pede o fim dessa carga horária, em que o trabalhador atua por seis dias para folgar apenas um, foi protocolada na Câmara dos Deputados, seguindo agora para análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e posteriormente para votação por uma comissão especial e pelo Plenário da Câmara. Se aprovada, a PEC seguirá para o Senado. 

Um dos filmes da 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 11 a 19 de junho, aborda esse tema. 

Presente na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas, “Girassóis”, de Jessica Linhares Miguel Chaves, lança um olhar sensível e crítico sobre as consequências da precarização do trabalho no Brasil. 

O filme narra a rotina de José Carlos e Glória, vividos por Wilson Rabelo Márcia Santos, um casal da terceira idade do subúrbio carioca, que, mesmo após os 60 anos, precisam continuar trabalhando para garantir a sobrevivência. Ele, que atua como fiscal de loja de uma grande rede de supermercados, é subitamente transferido para uma filial mais distante, enquanto ela, professora aposentada, complementa a renda como motorista de aplicativo. 

A obra é inspirada em um caso real ocorrido em Recife, em que um funcionário de supermercado faleceu durante o expediente e o estabelecimento seguiu sua operação normalmente, ignorando o corpo. A partir de tal tragédia, “Girassóis” constroi uma narrativa ficcional pregressa para devolver humanidade ao trabalhador desumanizado, permitindo que o espectador o veja em vida, expondo sua convivência com a família e da exaustiva rotina profissional, propondo um retrato íntimo e universal sobre a luta pelo direito ao descanso. 

A montagem do filme, assinada por Vinicius Nascimento, reflete a lógica da escala 6×1, em que para cada momento de descanso ou lazer, há seis vezes mais momentos que retratam o trabalho, intensificando a sensação de exaustão. 

14º Olhar de Cinema reúne 92 produções, entre curtas e longas-metragens, de todo o mundo. As sessões ocorrem no Cine Passeio, Cine Guarani, no Museu Oscar Niemeyer (Sala Claro MON), no Teatro da Vila (CIC), na Cinemateca e na Ópera de Arame. Os ingressos têm valores acessíveis, indo de R$8 (meia-entrada) a R$16 e podem ser adquiridos pelo site oficial e pelo aplicativo do Olhar de Cinema, disponível para iOS e Android. Os ingressos para as exibições no Cine Passeio e Cine Guarani também podem ser adquiridas também pelo ingresso.com

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: