Fenômeno “Ainda Estou Aqui”: atores e hashtags nacionais e internacionais do filme viram fenômeno no TikTok

O filme “Ainda Estou Aqui” emergiu como um fenômeno nacional e internacional, concorrendo a honrarias de prestígio em festivais de cinema ao redor do mundo. O sucesso do filme e os intensos esforços promocionais de seus protagonistas ultrapassaram as telas, gerando conversas, engajamento e conteúdos no TikTok. As discussões giram não apenas em torno da narrativa do filme, mas também celebram a visibilidade de suas estrelas, Fernanda Torres e Selton Mello.

Como protagonista e figura central na campanha de divulgação global, Fernanda Torres experimentou um aumento exponencial de seguidores em seu perfil no TikTok, onde compartilha principalmente sua paixão pela literatura na comunidade #BookTok.

Entre 6 de novembro (um dia antes da estreia do filme nos cinemas brasileiros) e 6 de dezembro de 2024, a atriz ganhou 71.298 seguidores. No mês seguinte, de 7 de dezembro de 2024 a 7 de janeiro de 2025, o número saltou para 94.466, um aumento de 32% impulsionado por sua recente de melhor atriz em filme de drama em uma renomada premiação internacional, no dia 5 de janeiro. Além disso, as buscas pelo nome da atriz registraram aumento de 118 vezes entre os dias 5 e 7 de janeiro. Durante o período do anúncio dos indicados da principal premiação do cinema, entre 23 e 27 de janeiro, ela conquistou mais 47.622 novos seguidores.

Enquanto isso, Selton Mello conquistou a atenção do público brasileiro, não apenas por seu trabalho no filme, mas também ao compartilhar os bastidores de toda a campanha de divulgação. Entre novembro e dezembro de 2024, o ator ganhou 16.951 novos seguidores e, após a vitória de Fernanda em janeiro, esse número aumentou em incríveis 1.310%, alcançando um total de 239.048 novos seguidores em seu perfil. Na semana da premiação, Selton ganhou 118.250 novos seguidores.

Para além de começar a acompanhar as duas figuras centrais do filme, a dupla conquistou a comunidade do TikTok, que mantém um engajamento único nos dois perfis. Fernanda teve um aumento de 44,38% em comentários entre o começo de novembro a fim de janeiro, enquanto Selton teve crescimento de 449% no mesmo período.

#AindaEstouAqui e #ImStillHere: sucesso internacional impulsionado no TikTok

Acompanhando o sucesso do filme em diversos países e o encantamento em torno dos atores na plataforma, o longa tem registrado crescimento constante no TikTok. Na semana do anúncio dos indicados à principal premiação do cinema (23 a 27 de janeiro), a hashtag #AindaEstouAqui registrou picos marcantes chegando a um aumento de 793% em publicações.

A comunidade internacional da plataforma fortaleceu ainda mais o fenômeno: a hashtag #ImStillHere saltou impressionantes 1.562% em número de publicações durante o mesmo período do mês de janeiro, atrelado não apenas à campanha de divulgação, mas também à estreia do filme nos Estados Unidos.

Temporada de premiações

Após passar por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” segue sua agenda na temporada de premiações no dia 16, com o BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão), onde concorre na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.  Walter Salles, que disputa pela décima vez na premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão, é presença confirmada na cerimônia  de premiação, ao lado de Fernanda Torres.

Nas próximas semanas, “Ainda Estou Aqui” concorre nas seguintes premiações:

  • 17/02 – Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido); e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).
  • 23/02 – OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
  • 02/03 – Oscar – Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional

Para o Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficializou, na segunda-feira, 10, a indicação dos produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme.

Bilheterias brasileiras

Em sua 15ª semana em cartaz, ocupando 670 salas, “Ainda Estou Aqui” segue forte nas bilheterias brasileiras. Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o longa teve seu segundo melhor fim de semana desde a estreia, com mais de 400 mil espectadores. Segundo título mais assistido nos cinemas brasileiros no fim de semana, a produção atingiu a marca de 4,9 milhões de ingressos vendidos, se consolidando como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.

Repercussão do público pelo mundo

Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme. Neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” superou US$ 20 milhões globais, e, nos Estados Unidos acabou de atingir US$ 2,2 milhões arrecadados, se tornando o terceiro maior filme brasileiro exibido no território e ocupando um circuito recorde de mais de 700 cinemas. Em Portugal, o longa foi visto por 214,7 mil espectadores, e liderou as bilheterias pelo quarto fim de semana consecutivo desde sua estreia. Na França, mais de 163 mil pessoas já assistiram ao filme. 

A recepção na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também foi positiva, com ampla aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento internacional chegou, neste fim de semana, ao México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da abertura na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também chega em fevereiro na Inglaterra e Espanha (21 de fevereiro), e na Austrália (27 de fevereiro).

“Ainda Estou Aqui” recebeu o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, “Ainda Estou Aqui” se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 96% da crítica especializada, e 98%, do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).

Sobre Ainda Estou Aqui

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país. 

O filme continua em cartaz nos cinemas brasileiros. 

Clique aqui e compre seu ingresso para o filme

LEIA TAMBÉM:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube e também no Google News

Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: