Goyo, da Netflix, é baseado em fatos reais? Conheça a inspiração do filme da Netflix

Dirigido por Marcos Carnevale, ‘Goyo‘ nos apresenta o guia titular do museu enquanto ele vive sua vida dia a dia estruturada na vibrante cidade de Buenos Aires. Tendo Asperger, Goyo acha difícil se socializar e é fascinado pelo trabalho de Vincent van Gogh. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ele começa a se apaixonar pela nova segurança do museu, Eva, que se afeiçoa a ele, mas é contida por uma tragédia romântica em seu passado. Juntos, os dois embarcam em uma jornada de aceitação e autodescoberta, ficando confortáveis ​​em serem eles mesmos perto um do outro.

O filme romântico da Netflix narra uma história comovente de afirmação e se aprofunda nas complexidades da neurodivergência.

Goyo é um conto que explora a sensibilidade e a inclusão no amor

A história única de ‘Goyo’ vem da mente de Marcos Carnevale, que é o escritor e diretor do filme. Embora o filme possa ser fictício, ele é escrito com a contribuição de especialistas e um desejo de representar pessoas no espectro autenticamente.

Carnevale busca contar uma história que destaca mais do que diferenças e foca na inclusão e diversidade que os relacionamentos podem refletir. Ambos os personagens estão presos em seus caminhos e seguindo por um caminho aparentemente solitário, mas encontram uma ternura crescente quando estão juntos. As fixações de Goyo e as apreensões de Eve dão lugar a uma nova abordagem ao amor.

“O não convencional é o denominador comum em todos os meus filmes”, explicou Carnevale em uma entrevista. “É meu olhar sobre a vida trazido ao cinema, para iluminar o que – eu acredito – não estamos vendo, embora seja visível. Em Goyo, em particular, escolhi o tema do autismo porque é a visão mais objetiva e imparcial que conheço. Goyo é uma pessoa com Asperger que vê você e aceita você como você é, sem filtro, honestamente.

Quando se tratou de retratar Goyo como estando no espectro, o cineasta tomou medidas substanciais para escrevê-lo de uma forma que refletisse a realidade das pessoas com Asperger.

A Síndrome de Asperger é considerada uma forma de Transtorno do Espectro Autista (TEA) com maior funcionamento. É comumente caracterizada por padrões comportamentais repetitivos, dificuldade em se relacionar com os outros socialmente e uma gama focada de interesses.

Podemos observar muitas das características de alguém com Asperger em Goyo, como ser altamente organizado, não muito social e intensamente interessado em Van Gogh e arte. No entanto, é importante notar que Asperger não é considerado um diagnóstico independente e foi mesclado com o TEA.

Goyo teve consultoria de ONGs que lidam com TEA

Quando se tratou de retratar as complexidades do TEA no filme, Carnevale recebeu ajuda, conselho e endosso de vários grupos e fundações que se preocupam com indivíduos no espectro. Entre eles, a Federação Esportiva Argentina para pessoas com deficiência intelectual, a Asociación Liga Asperger 7, a Panaacea e a Fundación Discar.

Entre essas fundações, em grande parte sediadas em Buenos Aires, a Fundación Discar é uma coleção de profissionais e artistas que trabalham com jovens com deficiência intelectual para integrá-los à sociedade argentina.

Sobre seu trabalho no filme, a organização foi ao Instagram e escreveu: “A Fundação DISCAR forneceu conselhos sobre o tópico e, para continuar com nosso compromisso de continuar promovendo a inclusão, a presença de ex-alunos da fundação pode ser vista em algumas das cenas”.

Carnevale é conhecido por abordar tópicos tão diversos e sub-representados em seus filmes com empatia e cuidado. Seu terceiro filme como diretor, ‘Elsa e Fred’, lançado em 2005, acompanha um casal de idosos decidindo aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes restava, descobrindo uma nova visão de mundo por meio de uma nova imprudência.

Seu filme de 2013, ‘Lion’s Heart’, explora comicamente o romance e suas dificuldades da perspectiva de uma pessoa muito baixa. O filme de 2016 do cineasta, ‘Inseparáveis’, gira em torno de um rico empresário que fica tetraplégico devido a um acidente. Quando se trata de selecionar um zelador, ele rejeita profissionais em favor de contratar seu jardineiro, iniciando uma jornada inesperada e saudável de companheirismo.

‘Goyo’ destaca o poder transformador da aceitação incondicional, compreensão e amor na formação de vínculos. Através das lentes sensíveis de Carnevale, ele mostra o profundo impacto de abraçar as diferenças e encontrar um ponto em comum, enfatizando a importância da inclusão e as diversas formas que o amor pode assumir.

Apesar de ser uma história fictícia, o filme da Netflix é voltado para uma representação autêntica do TEA, que foi alcançada com a ajuda de organizações especializadas que trabalham para ajudar tais indivíduos na sociedade argentina.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: