Uma Herança Inusitada | Quem assassinou Wladyslaw? Entenda o final do filme da Netflix

Atendendo ao último pedido de um patriarca moribundo, uma família de primos se reúne na mansão do tio para coletar as recompensas de seu testamento no thriller de mistério Uma Herança Inusitada (‘Inheritance’).

Enquanto a família briga e manobra para acreditar que merece os espólios pela morte do tio, uma chave inglesa é jogada na obra quando descobrem que o homem está vivo. Logo depois, uma trama de assassinato e teorias da conspiração ameaçam cortar o vínculo entre o grupo, a menos que obedeçam aos desejos do tio e trabalhem juntos para permanecerem vivos.

A promessa de riquezas e patentes caras os mantém forjando no caminho do egoísmo, mas, no final, novas revelações são trazidas à luz, o que abala noções preexistentes. Enquanto os inimigos se tornam aliados, o oposto acontece quando as agendas são expostas com queixas passadas anexadas.

ALERTA DE SPOILERS!

A trama de Uma Herança Inusitada

Depois que Wladyslaw, um velho inventor e patriarca, morre, uma mensagem é enviada para seus sobrinhos e sobrinhas afastados para visitá-los e coletar sua parte do testamento.

Ao receber o pedido de seu tio, Dawid, um professor, vai para sua mansão com sua esposa, Zosia, e seus dois filhos, Jozefina e Henryk. No caminho, ele encontra seus dois primos, Natalia e Karol, em um posto de gasolina. A primeira é uma romancista de suspense policial em um novo relacionamento com seu amante, Gustaw, enquanto a última está em um relacionamento de seis anos com seu namorado, Karol, que coincidentemente compartilha seu nome.

Enquanto os três, acompanhados por seus possíveis parceiros, correm para a casa de Wladyslaw, eles estão formigando de antecipação para receber a vasta riqueza de seu tio.

No entanto, ao chegar, o grupo fica surpreso ao descobrir o plano de Wladyslaw de deixar seus suados 10 milhões de zlotys com o orfanato local. Além disso, uma onda adicional passa por aqueles reunidos quando seu tio se revela vivo e bem, tornando o testamento discutível.

O excêntrico milionário desfila pela sala, explicando sua elaborada estratégia para trazer todos os membros de sua família distantes para baixo de seu teto, fingindo sua morte com a ajuda de seu mordomo. Ele exorta-os a esquecerem a sua riqueza e a concentrarem-se nas suas várias patentes, que acumularam um valor considerável ao longo dos anos. Wladyslaw planeja realizar um jogo no dia seguinte com seus convidados como participantes. O grupo, um tanto desanimado com a convolução da provação, vai dormir.

Um novo acontecimento pela manhã espalha o choque nos corredores da casa – o corpo de Wladyslaw é encontrado no chão da cozinha com uma faca enfiada na barriga. Incapazes de decidir se seu tio está realmente morto desta vez ou em meio a uma nova trama, eles verificam seus sinais vitais.

Na noite anterior, ele havia demonstrado uma nova camisa à prova de balas que havia feito. Assim, o grupo está cético sobre como seu tio foi esfaqueado quando tinha proteção contra qualquer arma mortal. Tragicamente, porém, eles confirmam que ele está realmente morto e a polícia é chamada para uma investigação. O mordomo de Wladyslaw fica arrasado com a morte de seu mestre, e ele e Dawid cumprimentam os dois investigadores que passam pela casa e declaram que o caso é um julgamento de homicídio, com o principal culpado escondido entre eles.

O caos se instala na família e em seus relacionamentos enquanto eles brigam, reclamam e atribuem culpas uns aos outros. Com a morte confirmada do tio, os dois investigadores informam a toda a família que o testamento redigido anteriormente por Wladyslaw como uma brincadeira tem uma resolução vinculativa, agora que ele não existe mais. O grupo não tem outra escolha senão envolver-se no jogo do seu patriarca para determinar o resultado das suas patentes.

Enquanto isso, uma série de interrogatórios são realizados pela dupla policial para apurar a identidade do assassino, questionando os motivos dos presentes na casa. Várias verdades controversas emergem destas discussões, mas sem conclusões concretas. As agendas ocultas de todos fornecem uma versão obscura dos acontecimentos que confunde ainda mais as coisas.

Enquanto os adultos se envolvem em seu lado da história, as crianças fazem suas próprias descobertas. A primeira pista no jogo de Wladyslaw é desvendada pelo filho de Dawid, Henryk, que estava atravessando a casa por corredores e saguões secretos desde o início.

Enquanto o grupo desce para as entranhas da casa em uma sala que é uma recriação do game show de seu tio “Roda da Verdade” de muitos anos atrás, a filha de Dawid, Jozefina, recebe uma ligação em seu segundo telefone da polícia. Aparentemente, a verdadeira polícia está presa em um monte de neve do lado de fora, lançando suspeitas sobre a identidade dos dois se passando pela lei dentro de sua casa.

Final de Uma Herança Inusitada: Os dois ladrões foram presos?

Quando os dois policiais chegam à mansão de Wladyslaw logo após sua morte, seu mordomo comenta sobre a rapidez de sua resposta. Eles estão vestidos com roupas casuais, o que é incomum para socorristas em um evento de emergência. Além disso, em outra nota significativa, não há admissão de sua parte de que eles são a polícia.

Eles nunca dizem isso explicitamente ou declaram abertamente. Não há exibição de distintivos ou confirmação de identidades, o que é prática geral da lei se eles estão lidando com uma circunstância difícil. Na verdade, eles nem mesmo revelam seus nomes. Isso é corrigido muito mais tarde, quando eles distribuem um nome malfeito do nada – Inspetor Bednarski e Suboficial Gudejko.

A artimanha dos falsos policiais começa a falhar quando eles levam Natália e Jozefina para interrogatório. Após uma série de investigações, os dois param de se passar por policiais ao descobrirem o segundo telefone de Jozefina, que ela havia escondido. Eles impedem que a verdadeira polícia apareça à sua porta, ao mesmo tempo que revelam que um empregador os encarregou de recuperar as patentes de Wladyslaw.

A presença da família os desviou do rumo, forçando-os a agir como policiais e ao mesmo tempo permitindo que o grupo rastreasse por si mesmo as valiosas patentes de seu tio. O plano é mantido em segredo na maior parte do tempo, até que Natalia consome um doce misturado com um potente soro da verdade, o que a obriga a revelar suas verdadeiras identidades ao resto da família.

Enquanto a família luta na segunda parte do jogo de Wladyslaw, que é uma situação de sala de fuga, eles são recebidos pelo líder dos dois assassinos. Ele ameaça matar Henryk, filho de Dawid, e o mordomo se o grupo não obtiver as patentes. Eles correm para a terceira e última parte do jogo do tio, um labirinto. Eles devem navegar enquanto estão ligados uns aos outros por meio de algemas especialmente projetadas.

Ao chegar ao coração do labirinto, Dawid e seus parentes encontram um contêiner contendo as referidas patentes. Na saída do labirinto, eles são encurralados novamente pelo assassino principal, forçando-os a entregar sua recompensa sob a mira de uma arma. No entanto, seus planos são frustrados pelo chute rápido de Zosia na virilha, enquanto o outro capanga vagueia perdido pelo labirinto. Os verdadeiros policiais aparecem e prendem os dois posers.

Assim, os dois homens, revelados como falsos policiais instigando e afastando cada membro do outro, são levados à justiça. Enquanto o objetivo de Wladyslaw era reuni-los em uma unidade forte, as forças de manipulação da dupla destrutiva eram contraproducentes para o ganho final da família. Além disso, eles apareceram por causa da reputação e habilidade de Wladyslaw como inventor.

Como ele era um milionário excêntrico com grandes ideias e riqueza, muitos de seus inimigos queriam uma parte de seus despojos. Esse foi o caso dos assassinos que apareceram em sua porta logo após sua morte. Felizmente para ele, sua família alcançou sua unidade e foi capaz de lutar de volta a tempo.

Por que Wladyslaw foi assassinado?

A morte de Wladyslaw está envolta em mistério e intriga ao longo da história. Inicialmente, acredita-se que seja resultado de um suicídio acidental. Após a cena da leitura do testamento, o gênio brinca enfiando uma faca no peito para mostrar a natureza à prova de balas de sua nova invenção de camisa. Assim, a família acredita que ele pode ter esquecido que tirou o colete na mesma noite e enfiou uma faca em si mesmo. Embora convincente até certo ponto, esta linha de pensamento é, em última análise, falsa em relação à narrativa.

A morte de Wladyslaw foi resultado de um assassinato ligado ao seu passado. Foi cometido por Gustav, amante de Natalia, num acesso de raiva e fúria. O homem tinha ligações específicas com o tio de Natalia, tornando seu relacionamento com ele venenoso e odioso.

Muitos anos atrás, Wladyslaw apresentou um game show chamado “Roda da Verdade”. Durante um dos últimos episódios do programa, uma mulher chamada Katarzyna era a concorrente para o 1 bilhão de zlotys oferecido como recompensa para o vencedor do programa. Quando ela chegou à sua pergunta final para o prêmio, Katarzyna se atrapalhou em sua resposta, apesar de receber uma dica visual de Wladyslaw, que apontou a resposta correta.

Devastada por sua perda, a mulher cometeria suicídio, e o game show seria tirado do ar pouco tempo depois. O neto da mulher em questão era Gustaw, que guardava rancor de Wladyslaw por não ajudar sua avó a chegar à resposta correta e, assim, salvar sua vida. A morte dela resultou em sua orfandade, que ele abrigou como uma raiva profunda contra seu algoz.

Quando Gustaw se tornou amante de Natalia, ele considerou uma oportunidade de se aproximar do tio dela através dela. Inesperadamente, porém, ele se apaixonou por ela, coisa com a qual não contava. Ao receber a mensagem de que Wladyslaw havia falecido e que seu testamento estava agora em oferta para Natalia, Gustaw ficou aliviado e feliz por se livrar da mancha negra em sua vida. No entanto, ele ficou impressionado quando o tio revelou seu estado relativamente saudável e excitável após a leitura do testamento.

Wladyslaw sabia das origens de Gustav e do rancor que guardava contra ele. Na noite anterior à sua morte, Wladyslaw conversou com o namorado de Natalia, tentando amenizar quaisquer diferenças e mágoas do passado. Infelizmente, quando o primeiro se recusou a reconhecer que havia enganado Katarzyna com sua resposta, Gustaw o esfaqueou com raiva, sem esperar matá-lo por causa do colete que ele havia exibido anteriormente.

Portanto, a identidade do assassino de Wladyslaw sempre esteve ligada ao seu próprio passado e suas dúvidas com dinheiro e riquezas. A morte de Katazyna foi provocada por sua perda de riquezas naquela questão final, algo que ficou com ele desde então. No final, Gustaw é pego por Henryk, filho de Dawid, que o percebe mencionando Wladyslaw sendo esfaqueado antes mesmo de ver o cadáver deitado na cozinha.

Henryk, Dawid e a polícia conjuram um ardil elaborado de prender Natalia para forçar uma confissão dele por causa de sua devoção e amor por ela. No entanto, apesar da reviravolta sombria no final, Gustaw se casa com Natalia na prisão e deixa de lado sua raiva e rancor em relação a Wladyslaw, permitindo que ele se cure. O tio, apesar de perder a vida, também atinge seu objetivo de deixar o jovem seguir em frente com sua vida sem se apegar ao ódio.

O que aconteceu com as patentes? Quem recebe a herança?

As riquezas de Wladyslaw constituem o cerne da agência narrativa do filme. Enquanto Dawid, Natalia e Karol chegam em sua casa buscando a resolução de seu testamento e do que ele deixou para os sobrinhos e a sobrinha, o tio genial está sempre um passo à frente. A considerável riqueza à sua disposição, embora essencial para ajudá-lo a construir e inventar coisas novas, é, em última análise, uma missão tola.

Entristecido pelo estado de distanciamento de seus parentes, ele faz um plano elaborado para reuni-los sob o mesmo teto para resolver suas diferenças e fortalecer seus laços. Tudo isso é feito sob o pretexto de obter algumas recompensas financeiras. Wladyslaw sabe que família, união, amizade genuína, lealdade e amor são qualidades muito mais nobres do que o fascínio de um pouco de ouro. No entanto, ele também é um homem astuto, com planos dentro de planos.

Durante a primeira noite, quando seu testamento é lido, o mordomo do tio revela à família reunida que o dinheiro da herança – no valor de cerca de 10 milhões de zlotys – está sendo distribuído para um orfanato. Embora o testamento seja uma brincadeira neste ponto, após a morte de Wladyslaw, este se torna o destino de seu dinheiro.

A causa que vale a pena é decepcionante para o grupo que deseja ter uma fatia do bolo, mas destaca a principal crença do milionário excêntrico de que dinheiro não é a razão da felicidade para a maioria das pessoas. Enquanto isso, as patentes, que a família tenta muito localizar, também estão inertes. Depois que os dois assassinos são presos, eles destrancam o contêiner com as supostas patentes de Wladyslaw, apenas para descobri-lo estéril e vazio.

Em um vídeo deixado para a família assistir após o evento de sua morte, ele afirma que as patentes estão armazenadas em sua cabeça ou talvez em outro lugar. No início do processo, Wladyslaw entrega a Henryk um cubo mágico feito sob medida, que ele pede que o garoto resolva em vez do seu normal. A breve interação é um momento fugaz no filme com profundas repercussões.

Enquanto ajuda sua família a perceber a importância de seus relacionamentos, o tio tem um truque na manga quando eles resolvem suas vidas. Como Dawid especula, as patentes podem surgir um dia, embora quando e como, ele não saiba dizer; perto do final do filme, em uma viagem, Henryk resolve o cubo mágico deixado por seu avô. Desbloqueá-lo revela uma pequena unidade USB escondida dentro de seu compartimento, revelando assim que, como Wladyslaw planejou, as patentes foram armazenadas em outro lugar.

Assim, à sua maneira, o homem mais velho concretiza seu astuto plano de unir a família emocionalmente e como uma matilha unida que nem sempre briga. Ao mesmo tempo, ele deixa suas patentes para eles e para o filho de Dawid, sabendo que, uma vez que tenham conseguido a harmonia, é menos provável que briguem entre si por causa de coisas, como tende a acontecer em famílias ricas.

O objetivo final é a lição, não as recompensas materiais, embora no caso da “Herança” sejam ambos. Quando a moralidade for restaurada entre a família Fortuna, as fortunas e riquezas são um subproduto da sua prosperidade, que devem partilhar.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: