Antares de La Luz | Como está Pablo Undurraga, ex-membro do culto, atualmente?

Publicidadespot_img

A recuperação de cortes, tanto físicos quanto emocionais, pode ser uma jornada cansativa. As cicatrizes deixadas servem como lembretes constantes da dor sofrida. É uma batalha não apenas contra as feridas em si, mas também contra as memórias assustadoras que as acompanham. No documentário da Netflix, ‘Antares de la Luz: Uma Seita Apocalíptica‘, Pablo Undurraga relata sua provação de quatro anos sob o domínio manipulador de uma seita religiosa.

Alcançando destaque como braço direito de Antares de la Luz, Pablo Undurraga sofreu coerção, doutrinação e erosão da autonomia. Apesar do fascínio de pertencer, ele finalmente se separou, rejeitando o engano e a manipulação perpetuados pelo culto.

Pablo Undurraga se tornou o braço direito de Antares

Jaime Undurraga, pai de Pablo, caracterizou-o como uma criança gentil e reservada, de estatura menor em relação aos seus pares. Pablo sofreu bullying na escola, que, apesar do impacto, optou por internalizar em vez de confrontar. Encontrando consolo na música à medida que amadurecia, ele finalmente se juntou a uma banda.

À medida que progredia na vida, Pablo Undurraga começou a construir uma aparência de normalidade: fazendo amigos na faculdade, formando relacionamentos românticos e descobrindo que seria pai aos 23 anos.

Apesar de se sentir maduro o suficiente para lidar com a paternidade, Pablo Undurraga revelou que o peso emocional era avassalador. Buscando clareza, ele recorreu à meditação, sessões de reiki e à exploração de várias religiões. Seu professor de reiki sugeriu uma sessão de meditação com Antares de la Luz.

Cinco minutos após esta sessão, Pablo Undurraga sentiu uma conexão profunda, encontrando consolo no carisma e charme de Antares. Esse encontro o fez ver Antares de maneira positiva, e Pablo o descreveu como a “personificação da minha fantasia de professor”.

À medida que mais pessoas se juntaram ao pequeno grupo, as meditações guiadas, reforçadas pela influência da ayahuasca, começaram a parecer cada vez mais potentes. Pablo Undurraga contou uma sessão específica em que experimentou uma profunda mudança interna quando um dilúvio de imagens vívidas inundou sua mente.

Neste estado alterado, ele percebeu Antares de uma maneira semelhante à sua conceituação de Jesus. Quando ele questionou Antares sobre sua identidade, ela afirmou que ele era de fato Jesus, afirmando que era uma reencarnação enviada à Terra para derrotar as “trevas”.

Antares elucidou a Pablo que sua experiência recente foi um “despertar”, significando seu papel como um guerreiro escolhido de Jesus encarregado de purificar o mundo das trevas antes do dia do juízo profetizado em 21 de dezembro de 2012.

À medida que a influência de Antares se intensificava na vida de seus seguidores, ele implementou diretrizes rígidas, como raspar a cabeça, abster-se de usar preto e evitar contato com aqueles que ela considerava “adormecidos”. Ela orientou Pablo a retirar fotos do filho e até passou a residir em seu apartamento, ocupando um quarto originalmente destinado ao filho.

Em outro evento, quando a gata de Pablo engravidou, Antares afirmou que os gatinhos eram descendentes do diabo e posteriormente matou a gata colocando-a em uma caixa. Antares instruiu Pablo a descartar a caixa contendo os restos mortais do gato em um canal, embora Pablo não soubesse do ocorrido devido à distância do local.

Encorajado pelo impacto positivo percebido de sua associação com Antares, Pablo convenceu sua namorada, Natalia Guerra, e seu amigo, David Pasten, a se juntarem ao grupo. O grupo mudou-se de Olmué para Mantagua, no Chile, antes de se estabelecer em Colliguay.

Em 2011, Antares instruiu Pablo a cortar toda comunicação com seu filho. Declarou ainda que seu “eu interior” ditou o envolvimento romântico de Pablo com Carolina Vargas ao designar a namorada de Pablo, Natalia, como sua parceira.

Pouco depois, Natalia engravidou e Antares proclamou a criança como a personificação de Lúcifer. No dia do nascimento, 21 de novembro de 2012, quando a saúde de Natalia começou a piorar, Pablo insistiu que ela fosse levada ao hospital, o que levou Antares a incumbi-lo de acompanhá-la.

Após a volta da criança para casa, Antares denunciou-a como sinistra e maligna. Em 23 de novembro, a pedido de Antares, Pablo reuniu todos os membros da seita, incluindo Natalia e seu filho, perto de sua casa em Colliguay. Antares os instruiu a tirar a roupa do bebê, amarrar suas mãos com fita adesiva, amordaçá-lo com uma meia e cobrir seus olhos com fita adesiva.

Em obediência, Pablo e Natália entregaram a criança a Antares, que ficou ao lado de uma fogueira. Pablo lembra que momentos depois Antares se aproximou dele e pediu que cuidasse do fogo, mas não ouviu nenhum som. Suspeitando do pior, Pablo temeu que Antares tivesse assassinado a criança antes de entregá-la às chamas.

Como Pablo Undurraga está hoje em dia?

Após o evento traumático, Pablo Undurraga recorreu à ayahuasca e à meditação constante em antecipação ao profetizado dia do juízo final. Quando o dia esperado passou sem incidentes e Antares De La Luz estendeu o cronograma, Pablo sentiu que estava se retirando. Em busca de refúgio, retirou-se para a casa dos pais com a namorada, Carolina Vargas, que manifestou não querer permanecer com Antares.

Para sua segurança, Pablo e Carolina decidiram fugir, enviando um e-mail anônimo aos integrantes do grupo e Antares anunciando sua saída antes de buscarem refúgio na região sul do Chile. Foi então que Pablo começou a identificar os últimos quatro anos que passou em uma seita.

A equipe jurídica de Pablo argumentou que os membros do grupo, inclusive ele próprio, eram vítimas de um transtorno psicótico comum. Ainda assim, apesar desta defesa, foi responsabilizado pelo homicídio da criança de três dias e condenado a cinco anos de prisão. Depois de cumprir dois anos, foi libertado em liberdade condicional em 2019.

Desde então, Pablo enfrenta os desafios da reintegração à sociedade, esforçando-se para superar o estigma e não sucumbir ao sentimento de fracasso. Com seus próprios filhos agora, incluindo um filho adolescente, Pablo está empenhado em ser um pai dedicado e cumprir seu papel todos os dias. O morador do sul do Chile também parece ser marceneiro no momento.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: