‘Bodkin’ é baseada em uma história real? Conheça a inspiração da série da Netflix

Publicidadespot_img

Bodkin’ é uma série de mistério que gira em torno da cidade titular no interior da Irlanda, acompanhando um grupo de jornalistas que investiga desaparecimentos ocorridos há 2 décadas para um podcast policial.

O grupo inclui Dove, uma jornalista investigativa cansada com um passado sombrio, Gilbert, o líder alegre que esconde as pressões da dívida financeira, e Emmy, uma jovem pesquisadora ansiosa por provar seu valor. Os investigadores logo descobrem que a cidade aparentemente idílica está escondendo segredos deles, com testemunhas não cooperantes e indivíduos hostis tentando assustá-los.

Criado por Jez Scharf, o programa da Netflix se destaca pelas atuações poderosas de seu elenco e uma boa dose de comédia pontuando seus temas sombrios. O mistério em si é repleto de reviravoltas, conectando-se a problemas fundamentados e alguns eventos históricos, levando a uma investigação própria para saber se sua história é ou não baseada em eventos reais.

Bodkin explora o jornalismo e o crime verdadeiro com um toque irlandês não convencional

A série da Netflix cria uma narrativa ficcional convincente que combina de forma criativa a tendência do podcasting com o fascínio perene do true crime. Embora a cidade de Bodkin não seja um lugar real, os personagens rudes que a habitam nos prendem em suas histórias e cultura. Essa imersão é aprofundada por subtramas de um festival invasor no estilo Halloween, contrabando e os absurdos de investigar um evento traumático de décadas.

A história da série foi escrita por Jez Scharf, com contribuições dos escritores Oneika Barrett, Paddy Campbell, Mike O’Leary, Alex Metcalf, Megan Mostyn-Brown e Ursula Rani Sarma.

À primeira vista, Bodkin incorpora o cenário irlandês de cidade pequena por excelência, com vistas panorâmicas montanhosas e paisagens verdejantes. No entanto, rapidamente destrói quaisquer noções de contos de fadas sobre o assunto, com os jornalistas a encontrarem pessoas francamente hostis e a sentirem atividades suspeitas a ocorrer nos seus cantos sombrios.

Essa camada de realismo corajoso e tensão crescente serve para criar um cenário verossímil que quebra os estereótipos que o cercam, que Dove detesta tão amargamente.

Um importante centro simbólico do filme é o festival Samhain, que enraíza a história, impregnando-a de tradição e mística irlandesa. Os personagens da série referem-se frequentemente ao festival por marcar o dia dos desaparecimentos. E a primeira celebração do Samhain na cidade em vinte anos marca o clímax do show.

Samhain é considerado um precursor e influência da tradição do Halloween. Como pode ser visto em Bodkin, a celebração carrega um charme único, mesclando costumes antigos com festividades modernas. Um de seus destaques é a procissão, onde os cariocas vestem fantasias elaboradas e desfilam pelas ruas, muitas vezes acompanhados de música e dança.

O festival se conecta poeticamente ao enredo do mistério do assassinato, já que Samhain está ligado às antigas crenças celtas sobre a fronteira entre os vivos e os mortos tornando-se confusa durante esse período.

A celebração do Samhain depois de duas décadas faz jus à sua reputação, à medida que os segredos da cidade e dos seus mortos são trazidos à luz. É um momento para honrar os antepassados ​​e buscar proteção contra espíritos malévolos. Seán é descoberto por um ancestral perigoso e até então desconhecido, e os jornalistas correm para salvar os habitantes da cidade de sua ira.

Uma subtrama de ‘Bodkin’ investiga o muito relevante e alarmante comércio ilegal de enguias. O comércio global de enguias está supostamente avaliado em 3 mil milhões de dólares em 2023 e, na Europa, inclui o contrabando de espécies de enguias ameaçadas de extinção para os mercados asiáticos.

Na série, contrabandistas são mostrados mantendo bebês enguias de vidro em cativeiro depois de presumivelmente obtê-los de pescadores. A Interpol investiga a contribuição da cidade para o comércio, o que não é exagero, dadas as suas graves repercussões na população de enguias, que se esgota rapidamente.

Como corretamente apontado por Seamus Gallagher, as práticas de acasalamento das enguias são um mistério completo e não foram observadas por um ser humano. As enguias não acasalam em cativeiro, o que faz com que os contrabandistas explorem diretamente as populações selvagens que estão em perigo crítico.

A série também retrata compradores espanhóis ligados aos contrabandistas locais de Bodkin, o que também é lógico, já que a Espanha é um centro europeu para o comércio ilegal. Entre 2018 e 2020, as autoridades, incluindo a Europol e a SEG, detiveram mais de 250 contrabandistas ligados ao comércio de enguias.

A subtrama do contrabando também menciona o histórico Acordo da Sexta-Feira Santa, que Gallagher recorda ter tido um impacto negativo nos primeiros dias das suas atividades comerciais ilegais. Seu desespero com a repressão ao contrabando resultante levou indiretamente aos eventos do mistério central do programa.

Este enredo se alinha com o impacto no mundo real do Acordo da Sexta-Feira Santa. Assinado em 1998, pôs fim a décadas de conflito na Irlanda do Norte, conhecido como The Troubles. Embora o acordo se centrasse principalmente na reconciliação política e na partilha de poder, o seu impacto sobre os contrabandistas irlandeses foi potente.

A melhoria da segurança e da estabilidade resultante do acordo levou a uma maior vigilância ao longo da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. Isto tornou mais difícil para os contrabandistas transportar contrabando, incluindo drogas, armas e bens ilícitos, através da fronteira sem serem detectados.

Além disso, o acordo promoveu uma cooperação mais estreita entre as autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei em ambos os lados da fronteira, conduzindo a uma repressão mais eficaz das operações de contrabando. Isto tornou mais arriscado e menos lucrativo para os contrabandistas se envolverem em atividades ilegais.

‘Bodkin’ é impulsionado pelo confronto entre Gilbert e sua abordagem elaborada de podcasting e Dove e seu jornalismo investigativo de mísseis de cruzeiro, que busca o caminho mais curto para a verdade. Scharf explicou seu fascínio por podcasts de crimes reais em uma entrevista, dizendo: “Sempre que ouço um podcast de crimes reais, sempre penso em como deve ser ser aquele pesquisador no local, naquela cidade, batendo de porta em porta, tentando fazer com que as pessoas se abram sobre suas experiências mais traumáticas e difíceis e como isso pode parecer absurdo.”

Embora sua história seja desenvolvida pela equipe de roteiristas, ‘Bodkin’ é impulsionada por uma mistura fascinante e bastante realista de podcasting e jornalismo investigativo, um cenário relevante de contrabando e uma exploração equilibrada do cenário e da cultura irlandesa.

LEIA TAMBÉM: Bodkin | O que aconteceu com Fiona e seu bebê? Entenda o final da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: