Como um documentário que faz jus ao seu título em todos os sentidos concebíveis, ‘Antares De La Luz: Uma Seita Apocalíptica‘, da Netflix, dirigido por Santiago Correa, só pode ser descrito como assustador. Isso porque ele se aprofunda na história desse líder titular da seita, que afirmava ser a segunda vinda de Jesus com a missão de impedir o suposto fim do mundo em dezembro de 2021.
Embora ninguém percebesse que seu charme era tal que ele finalmente conseguiria convencer seus seguidores a fazerem um sacrifício humano, apenas para que posteriormente voltassem à realidade.
Como estão os seguidores da seita Antares de la Luz hoje em dia?
Natalia Guerra leva uma vida privada hoje
Foi no início de 2012 quando Natalia engravidou de Antares, apesar de ele alegar que nunca poderia ter um filho, apenas para ela dar à luz Jesús Castillo Guerra no dia 21 de novembro em uma clínica em Reñaca.
Ela enfrentou complicações durante o trabalho de parto, mas ela e o bebê foram levados no dia seguinte sem o conhecimento da equipe, para impedir o registro deste último no Registro Civil do Chile.
Um dia depois, no dia 23 de novembro, por volta das 23h30, o bebê foi colocado sobre uma tábua de madeira com os membros amarrados, a boca coberta e os olhos fechados, após o que foi imolado em uma fogueira.
A razão por trás disso foi o simples fato de Antares considerar Jesús o anticristo; além disso, ele pensou que esse sacrifício humano impediria o suposto fim do mundo em 21 de dezembro de 2012.
No entanto, seu culto continuou se preparando para o mesmo, apenas para ser dividido quando nada aconteceu naquele dia fatídico – foi quando Natalia também se distanciou antes de eventualmente ir para a polícia.
No final, ela foi condenada a cinco anos de prisão sob a acusação de homicídio qualificado, que começou a cumprir em 2019 ao ser capturada após sete meses de fuga. Ela recebeu liberdade condicional em 2021 e, desde então, aparentemente preferiu levar uma vida tranquila, bem longe dos holofotes, para seguir em frente para sempre.
Pablo Undurraga é um homem de família orgulhoso
Como seguidor mais leal e braço direito de Antares, Pablo aparentemente cruzou muitos limites nos quatro anos em que esteve sob seu feitiço antes de começar a questionar a verdade depois de dezembro de 2012.
Ele também foi condenado a cinco anos por seu papel significativo no assassinato do menino de 3 dias, que ele cumpriu com remorso na Prisão de Alta Segurança de Santiago até obter liberdade condicional em 2019.
Desde então, parece que este residente do sul do Chile, além de marceneiro, tem feito o possível para se reintegrar a sociedade com a ajuda de seus pais, ao mesmo tempo em que permanece comprometido em ser um pai bom e envolvido com seus filhos.
David Pasten Rojas está levando uma vida tranquila
Era 25 de abril de 2013, quando David, de 30 anos, foi preso como um dos oito indivíduos envolvidos no homicídio de Jesús Castillo Guerra cinco meses antes, o que o levou a ser detido na prisão do condado.
A sua defesa, como a de todos os outros, foi um delírio/insanidade temporário sob o efeito de Antares, o que acabou por resultar na sua sentença de três anos – para ser cumprido em liberdade condicional.
Portanto, hoje, David é um homem completamente livre – mas aparentemente ainda escolheu continuar levando sua vida longe de olhares indiscretos, para ter um pouco de paz, embora sua profissão seja a de publicitário.
Alexander Saravia ainda mora no Chile
Embora ser membro do culto do Juízo Final de Antares tenha virado toda a sua vida de cabeça para baixo, Alexander foi capaz de juntar as peças e costurá-las para pelo menos algum senso de normalidade.
Na verdade, pelo que podemos dizer, este nativo de Santiago que se tornou residente em Villarrica conseguiu desde então construir uma família feliz e estável para si, incluindo o amor de sua vida, além de dois filhos.
Quanto à sua posição profissional, parece que o graduado da escola preparatória do Colegio Integral Barros Blancos é um operário atualmente empregado na Yafü Arboreal Works e na Rukamapu Bioconstrucción.
Carolina Vargas não gosta dos holofotes
Não confundir com a atriz chilena de mesmo nome, as emoções de Carolina em relação a Antares de La Luz e sua seita em 2012-2013 foram semelhantes às de seu então namorado, Pablo Undurraga.
Por isso, é claro, ela deixou a organização com ele, só para depois descobrir que havia um mandado de prisão contra eles pelo seu papel na brutal execução de Jesús Castillo Guerra – Natalia havia revelado sua presença.
Assim como David, em 6 de março de 2017, ela recebeu pena de três anos por cúmplice de homicídio, pena que cumpriu em liberdade condicional – vale ressaltar que a essa altura Carolina já havia se casado com Pablo e esperava o primeiro filho deles, indicando que até ela agora mora no sul do Chile como uma mãe orgulhosa e envolvida.
Josefina Lopez, Maria Alvarez e Karla Arana estão aparentemente liderando vidas de Priavte
Com Josefina López, María del Pilar Álvarez e Karla Franchy Arana, todas então membros do Culto Colliguay de Antares, até elas foram detidas pelo assassinato/sacrifício de Jesus em abril de 2013.
No entanto, como não estiveram diretamente envolvidas no assunto de qualquer forma, também foram condenadas a pena de três anos de reclusão média menor como cúmplices. Portanto, eles serviram o mesmo em liberdade condicional, como David e Carolina, após o que mantiveram voluntariamente todos os aspectos de suas vidas bem longe dos holofotes, de modo a deixar o passado sem olhares indiscretos.
Em outras palavras, infelizmente não está claro qual é a posição de qualquer um deles no momento; só podemos presumir que eles ainda estão no Chile e desde então conseguiram se estabelecer com suas próprias famílias.
LEIA TAMBÉM:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.