Xógum | Yabushige morreu? Entenda o final da série

Publicidadespot_img

Xógum’ do Disney+ chega ao fim com seu décimo episódio, onde todos os planos secretos são revelados, todas as traições vêm à tona, todas as conexões e lealdades possíveis são testadas e os personagens recebem o final que seu arco vinha construindo. durante este tempo.

Um dos personagens principais da série é Yabushige, cujas lealdades são continuamente conflitantes, fazendo com que o público e todos os outros personagens da série se perguntem sobre a verdadeira natureza de sua lealdade. Não se sabe quando Yabushige irá favorecer quem, e isso o torna um personagem bastante perigoso.

No entanto, o carma consegue alcançar as pessoas, e Yabushige finalmente recebe o que merece no episódio final. Mas a essa altura, o público formou uma relação de amor e ódio com ele, e seu final, embora justificável, parece trágico.

ALERTA DE SPOILERS!

Explicando o final de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Yabushige enfrenta as consequências de suas ações

Como quase todos os outros personagens de ‘Xógum’, a única coisa a que Yabushige é leal é o poder. Embora alguns, como Toranaga, sejam bons em manter em segredo seu desejo de serem mais poderosos, as intenções de Yabushige sobre o que ele quer quase sempre foram transparentes, o que também o tornou bastante previsível aos olhos de seus amigos.

Desde o início da série, ficou claro que enquanto ele estivesse sob a bandeira de Toranaga, ele não hesitaria em abandonar o navio e se juntar a Ishido ou qualquer outra pessoa se isso significasse que ele sobreviveria e sairia mais poderoso do conflito.

Toranaga estava bem ciente da natureza de Yabushige e, embora qualquer outra pessoa não se sentisse confortável tendo uma pessoa desleal como ele sob seu comando, Toranaga era mais esperto do que isso. Para ele, a natureza aparentemente inconstante de Yabushige era na verdade a coisa mais previsível sobre ele.

Isso permitiu que Toranaga o manipulasse de maneiras que eventualmente viriam a servi-lo. Mas mesmo com tudo isso, chegaria um ponto em que Toranaga poria fim à mudança de lealdade de Yabushige e o eliminaria completamente. A morte de Mariko se torna esse ponto.

Toranaga sabia que, uma vez que Yabushige fosse para Osaka, ele tentaria agradar Ishido. Não era apenas o que ele esperava, mas ele realmente contava com isso para que seu plano funcionasse. Toranaga pretendia usar sua traição como um sinal para mostrar a Ishido e aos outros regentes que Toranaga foi espancado, levando-os a baixar a guarda e permitindo que Mariko entrasse e fizesse seu trabalho.

Em tudo isso, Toranaga deve ter esperado que Ishido encontrasse uma maneira de usar Yabushige para seus propósitos, especialmente depois que ficou claro que a guerra era iminente. O que Toranaga, talvez, não esperava era o quão desesperado Yabushige ficaria e o que ele estaria pronto para fazer para se salvar, mesmo que sem saber.

Depois que Mariko conseguiu derrubar Ishido e forçá-lo a deixar ela e a família de Toranaga voltarem para Edo, Ishido descobriu uma maneira diferente de fazer as coisas. Ele tentou sequestrar Mariko e mantê-la em cativeiro sem que isso voltasse para ele. Ele precisava de uma maneira fácil de entrar, e foi aí que Yabushige entrou em cena.

Mas então Mariko morreu, o que não era o que Ishido ou Yabushige esperavam. Embora Ishido se iludisse de que a morte dela não teria nenhum impacto em seus planos, Yabushige ficou tão cheio de culpa pela morte de Mariko que se perdeu por um tempo.

Ishido esperava que Yabushige voltasse para casa para preparar seus exércitos para se juntar a Ishido na guerra contra Toranaga, mas a essa altura, Toranaga não apenas descobriu sobre a morte de Mariko, mas também soube que Yabushige foi quem facilitou isso.

Se não fosse por isso, talvez Toranaga tivesse deixado Yabushige viver, mas seu envolvimento na morte de Mariko não era algo que ele pudesse perdoar tão facilmente. Para ele, isso provou que Yabushige ficou tão desesperado que poderia, no futuro, dar um passo semelhante, e isso poderia custar a própria vida a Toranaga.

Não era o risco que ele pudesse correr, especialmente com a guerra no horizonte. Ele também não podia deixar Yabushige ficar impune, devia a Mariko e sua família que o traidor responsável por sua morte pagasse por suas ações.

A essa altura, até mesmo Yabushige já havia feito as pazes com o que estava por vir para ele. Ele havia percebido que o plano de Toranaga desde o início era enviar Mariko para Osaka e semear a divisão entre os regentes.

Se houvesse alguma dúvida sobre a incapacidade de Toranaga de lutar contra Ishido e os regentes, ela foi dissipada porque Yabushige percebeu que havia subestimado severamente Toranaga, que sempre sabia mais do que deixava transparecer.

Não fazia sentido tentar negar ou combater as acusações. Ele sabia que tinha feito algo errado e não havia como ele sair dessa situação com a cabeça intacta. Então, conforme solicitado, no dia seguinte à sua chegada em Izu, ele comete seppuku.

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: 5 motivos para assistir “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” hoje mesmo


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: