Xógum | Saeki Nobutatsu foi um verdadeiro senhor da guerra japonês?

A maré vira completamente contra Lorde Yoshii Toranaga em ‘Xógum’ do Disney+, quando ele é traído pela pessoa que deveria ajudá-lo a vencer a guerra de uma só vez. No final do sexto episódio, Toranaga, apesar de não querer incitar a guerra, decide que é hora de eles atacarem Osaka e terão que seguir em frente com um plano de batalha denominado Céu Carmesim. Como suas próprias forças ficaram incapacitadas após um terremoto devastador, eles precisarão de ajuda e, para isso, ele contata seu meio-irmão, Saeki Nobutatsu.

Considerando que ‘Xógum’ é vagamente baseada em eventos e personagens reais da história japonesa, a chegada de cada novo personagem desperta a curiosidade sobre seu homólogo da vida real. Quem é a inspiração para o fascinante personagem Saeki Nobutatsu?

Saeki Nobutatsu é baseado no irmão de Toranaga da vida real

Lord Yoshii Toranaga é baseado no verdadeiro xógum Tokugawa Ieyasu, e a série do Disney+ se concentra em sua ascensão ao poder. O personagem de seu meio-irmão, Saeki Nobutatsu, é baseado no meio-irmão de Ieyasu, Matsudaira Iemoto, que também foi um samurai durante o início do período Edo. Ele e Ieyasu foram filhos do mesmo homem, mas tiveram mães diferentes.

Ao contrário de Ieyasu, que se tornou uma das, senão a, figuras mais influentes do seu tempo, Matsudaira Iemoto continua a ser uma figura vaga na história. Pouco ou nada se sabe sobre ele, incluindo seu relacionamento com Ieyasu. Porém, sabe-se que Iemoto não viveu para ver a velhice. Acredita-se que ele tenha morrido em 1603, mais ou menos na mesma época em que a guerra dos regentes terminou, e Ieyasu emergiu como o vencedor claro. Essa coincidência é suficiente para nos perguntar de que lado Iemoto estava. Ele morreu lutando por seu meio-irmão ou foi morto lutando contra Ieyasu?

A falta de dados históricos em torno de Iemoto faz dele um dos personagens mais maleáveis ​​de ‘Xógum’. Quando James Clavell, autor do livro no qual a série se baseia, começou a escrever seu romance, ele estudou profundamente a história e a cultura do Japão da época. Ele baseou-se em eventos da vida real como sinais para escrever a história, mas permitiu-se a liberdade criativa para ajustar os eventos e a linha do tempo e deu-lhes um toque ficcional para torná-los mais dramáticos para o público. Para pessoas como Ieyasu, seu lugar na história deu-lhe um plano de onde a história estava indo, mas foi com pessoas como Iemoto que ele exerceu mais liberdade.

Chamado de Zataki no romance, a única conexão confirmada de Saeki Nobutatsu com a história é que ele era meio-irmão do protagonista. No entanto, a confusão em torno de sua vida deu a Clavell a liberdade de preencher o personagem com suas próprias cores. O romance faz dele um personagem arriscado em quem não se pode confiar, e Toranaga sabe disso. Assim como acontece no sétimo episódio da série, o irmão de Toranaga se junta a seus inimigos e pede que ele se renda ou morra. Mais tarde, porém, descobriu-se que Toranaga, não inesperadamente, tinha outros planos em mente.

A série do FX faz algumas mudanças ao adaptar o romance de Clavell para a tela, mas mantém a essência do personagem de Nobutatsu conforme pretendido pelo autor. A série eleva o material para torná-lo um entretenimento mais inovador para o público, que fica se perguntando: Nobutatsu é um amigo ou um inimigo?

Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: