O Problema dos 3 Corpos | Como Ye Wenjie morre? Entenda

Publicidade

Em ‘O Problema dos 3 Corpos‘ da Netflix, uma escolha feita por um humano muda o destino da humanidade. A história começa durante a Revolução Cultural na China, onde o mundo de uma jovem Ye Wenjie é despedaçado quando seu pai é morto publicamente. Esse trauma permanece com ela por toda a vida e influencia suas decisões futuras. Uma dessas decisões é entrar em contato com uma raça alienígena, que ela sabe que pretende invadir a Terra. Mesmo quando advertida contra contatá-los, ela o faz porque acredita que a humanidade está além da redenção. Essa decisão cria uma cadeia de eventos que eventualmente fecha seu círculo e ela encontra um fim trágico.

ALERTA DE SPOILERS!

Ye Wenjie se sentiu culpado pela morte de Vera

Se não fosse por Ye Wenjie, os humanos provavelmente teriam ficado fora do radar dos San-Ti, e a raça alienígena teria encontrado algum outro planeta para invadir. Mas essa é uma possibilidade absurda porque ela e a base da Costa Vermelha não foram os únicos a enviar sinais para o universo na tentativa de contatar os extraterrestres. No segundo caso, ela não teria que lidar com a culpa por causar a morte de tantas pessoas, principalmente de sua filha.

Crédito da imagem: Ed Miller/Netflix

Ye Wenjie não teve escrúpulos em apoiar os San-Ti. A partir do momento em que soube de sua existência, ela se dedicou a preparar a Terra e a humanidade para sua chegada. Ela estava ansiosa para que eles viessem porque pensava que eles eram os únicos que poderiam salvar a humanidade de si mesma. Mas naquele ponto, ela estava sozinha no mundo. Seu pai havia morrido, e sua mãe, que o traíra, estava praticamente morta para ela. Ela foi afastada de qualquer família ou amigos que pudesse ter quando foi enviada para a Costa Vermelha. Para alguém sozinho no mundo, não havia realmente nada em jogo.

Mas então Ye Wenjie engravidou e teve sua filha, Vera. Mesmo assim, Wenjie acreditava que a chegada dos alienígenas seria boa para a humanidade porque, até então, eles não haviam permitido que nada de ruim acontecesse com ela. É quando Vera se mata que Wenjie começa a se perguntar se ela tomou a decisão errada ao entrar em contato com San-Ti. A princípio, ela disse a si mesma que sua filha poderia estar passando por algo que ela não sabia. Mas, no final, fica claro para ela que a decisão de Vera de tirar a própria vida foi motivada pelos segredos que seus pais esconderam dela durante todo esse tempo.

Quando Vera descobriu que foi sua mãe quem convidou os San-Ti para a Terra, o que destruiu as chances da humanidade de avançar sua ciência, ela ficou com o coração partido e sentiu vergonha das ações de seus pais. Para Wenjie descobrir que ela era a razão da morte de sua filha foi o suficiente para empurrá-la para o limite. Ela havia falhado com a própria filha, a única pessoa que amava após a morte do pai.

O que qualquer uma de suas ações significou então? Depois de fazer as pazes com tudo isso, ela decide seguir a filha até a morte e volta para a Costa Vermelha, lugar onde tudo começou, e decide encerrar sua história enquanto observa o pôr do sol não apenas no morro, mas também no humanidade.

Ye Wenjie sobreviveu ao seu uso no San-Ti

Ye Wenjie decidiu se matar antes mesmo de vir para a Costa Vermelha. A visita ao túmulo de sua filha e o encontro inesperado com Saul indicam que ela está amarrando as pontas soltas de sua vida. Mas para os San-Ti ela era uma ponta solta.

Com a destruição do navio de Mike Evans, o Dia do Julgamento, os alienígenas deixaram claro que não importava para eles que os humanos soubessem sobre eles, sobre as razões de sua invasão na Terra, e como eles conseguiram desenvolver tal seguidores dedicados em um grupo de humanos. O fato de permitirem que Mike Evans e seu navio fossem destruídos e que tantos de seus seguidores fossem mortos prova que eles não precisavam mais daquelas pessoas, incluindo Ye Wenjie.

Como Wenjie estava conectada a eles desde o início, os alienígenas temiam que, após a morte de sua filha, ela pudesse decidir ajudar a humanidade, mesmo que por culpa. Eles podiam ler suas ações, mas não podiam ler sua mente. Eles sabiam que ela era uma pessoa muito inteligente e esperta e poderia ajudar os humanos a construir uma defesa contra os San-Ti se ela se dedicasse a isso. Por conta disso, eles a queriam fora do caminho e mandaram Tatiana cuidar disso.

Claro, eles não sabiam que Wenjie já havia planejado acabar com a própria vida. Então, quando Tatiana aparece, Wenjie avisa suas intenções e elas assistem ao pôr do sol juntos. Não sabemos o que acontece depois disso, mas possivelmente Wenjie deixa Tatiana matá-la, e talvez esta última seja mais gentil com ela na morte, considerando que Wenjie foi sua líder em determinado momento. Não importa o que tenha acontecido entre eles, está confirmado que Wenjie morreu na Costa Vermelha.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: