Testamento: A História de Moisés | Moisés se casou apenas com Zípora? Por que eles se separaram?

Visto que Moisés foi indiscutivelmente um dos profetas mais importantes em várias religiões, não é nenhuma surpresa que ‘Testamento: A História de Moisés‘ da Netflix faça jus ao seu título de todas as maneiras concebíveis. Afinal, com os sentimentos de tantos envolvidos, este docudrama não poderia se dar ao luxo de desviar-se das escrituras sagradas, o que significa que temos uma imagem abrangente não apenas do Êxodo, mas também de muito mais. Mas, por enquanto, se você simplesmente deseja saber mais sobre a vida pessoal desse líder hebreu – com foco em seu casamento com a bela e inteligente Zípora – nós temos os detalhes para você.

Zípora é a única esposa nomeada de Moisés

Foi quando Moisés estava em um exílio auto-imposto para evitar a pena de morte por matar um capataz egípcio que espancava um hebreu que ele encontrou Zípora pela primeira vez. Este homem nascido judeu, mas criado na realeza, não tinha ideia de que ela era filha do príncipe-sacerdote Jetro/Reuel do condado do deserto de Midiã, mas ainda assim mostrou o maior respeito e rapidamente conquistou corações. De acordo com Êxodo 2:16-22, ela estava dando de beber ao rebanho de seu pai ao lado de suas irmãs no momento em que elas se encontraram cara a cara nas terras áridas, apenas para que ele as salvasse dos assediadores.

Na verdade, o texto diz: “[Moisés] chegou à terra de Midiã e sentou-se ao lado de um poço. Ora, o sacerdote de Midiã tinha sete filhas. Elas vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai, mas os pastores vieram e os expulsaram. Moisés levantou-se em defesa deles e deu de beber ao rebanho. Quando elas voltaram para seu pai, Reuel, ele disse: ‘Como é que você voltou tão cedo hoje?’ Elas responderam: ‘Um egípcio nos resgatou dos pastores; ele até tirou água para nós e deu de beber ao rebanho.’ Ele disse às filhas: ‘Onde ele está então? Por que você deixou o homem? Convide-o para partir o pão. Moisés consentiu em ficar com o homem e deu a Moisés sua filha Zípora como esposa.”

Além disso, de acordo com a produção original mencionada, Moisés já havia impressionado sua futura esposa há muito tempo, enquanto eles se dirigiam para a casa dela, caminhando na frente de todas as irmãs. Ela aparentemente estava na frente dele no início, mas quando ventos fortes levantaram um pouco suas saias, ele decidiu ultrapassá-la para não olhar para suas costas ou para sua pele ou fazê-la se sentir desconfortável de alguma forma. A ligação entre eles foi, portanto, mais do que meramente arranjada – eles genuinamente cuidavam, amavam e respeitavam um ao outro, logo resultando na recepção de dois filhos em suas vidas.

Primeiro veio Gérson, cujo nome se traduz literalmente como “um estranho lá” em hebraico, seguido por Eliezer ou “Ajuda/Tribunal de meu Deus” alguns anos depois, enquanto eles ainda estavam baseados em Midiã. Foi nessa época que Deus apareceu diante de Moisés na forma de uma sarça ardente e brilhante na boca do Horebe, ordenando-lhe que conduzisse os israelitas à libertação da escravidão egípcia. Na verdade, ele já havia começado a cuidar cuidadosamente do rebanho de seu sogro a essa altura, mas como isso era mais importante, ele “pegou sua esposa e seus filhos, montou-os em um burro e voltou para a terra do Egito.”

No entanto, após o incidente de Zípora na Pousada, Moisés aparentemente enviou sua esposa e seus filhos de volta a Midiã para sua própria segurança – ele não queria submetê-los a qualquer perigo possível. Então, foi somente no Êxodo do Egito que eles se reuniram; na verdade, foi Jetro quem trouxe toda a família até este profeta “no deserto, onde ele estava acampado no monte de Deus” ao ouvir tudo o que este havia feito pelo seu povo. Embora as coisas tenham mudado um pouco mais tarde, quando Moisés aparentemente se casou com outra mulher, uma “cusita” ou mulher etíope cujo nome nunca foi mencionado em nenhum texto conhecido.

Alguns sugerem que esta mulher poderia ser a própria Zípora, mas nenhuma ligação real entre os midianitas e os etíopes foi descoberta, e os dois irmãos mais velhos de Moisés se opuseram a este casamento. E como ele já havia se casado com a mãe de seus filhos há cerca de 40 anos, não faz sentido levantar dúvidas ou questionamentos, indicando que se tratava de alguém novo. O único relato dela está em Números 12:1, que afirma claramente: “Miriã e Arão falaram contra Moisés por causa da mulher cuchita que ele havia tomado [como esposa]: ‘Ele tomou uma mulher cuchita!’”

Moisés e Zípora se separaram para evitar o perigo

Como indicado acima, Moisés enviou Zípora, Gérson e Eliezer de volta à terra natal de sua esposa após o incidente na pousada onde Deus tentou feri-lo por não ter circuncidado Gérson. Felizmente, a matriarca sentiu esse poder superior em seu encalço quando uma noite se estabeleceram em um estabelecimento local, enquanto estavam a caminho do Egito, levando-a a agir e salvar a todos.

Êxodo 4 expressa, em parte: “Aconteceu que, a caminho do alojamento, o Senhor o encontrou [Moisés] e procurou matá-lo. Então Zípora pegou uma pedra e cortou o prepúcio de seu filho [Gérson] e jogou-o aos pés dele, e ela disse: ‘Certamente tu és para mim um noivo de sangue.’ Então ele o deixou em paz. Então ela disse: ‘Um noivo de sangue em relação à circuncisão.’” A única coisa que sempre não ficou clara disto é por quais pés ela deixou o prepúcio – os pés metafóricos de Deus ou os pés literais de Moisés ou Gérson.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: