O Problema dos 3 Corpos | O que acontece com o Will? Ele está morto?

Publicidade

Na primeira metade de O Problema dos 3 Corpos da Netflix, enquanto seus amigos estão ocupados descobrindo os mistérios mais sombrios do mundo, Will Downing descobre algo sombrio sobre si mesmo: ele tem câncer de pâncreas, está no estágio 4 e ele vai morrer. 

Enquanto seus amigos tentam convencê-lo a tentar tratamentos experimentais e não desistir ainda, Will aceita seu destino sem reservas, e é isso que o torna um candidato adequado para o Programa Escadaria. Ele finalmente tem um propósito, mesmo na morte, mas as coisas não acontecem como esperado. O que a jornada da sonda significa para o destino de Will em O Problema dos 3 Corpos?

Will escapa da morte, apenas para receber um destino pior

O Programa Staircase começou como uma sonda que os humanos precisavam perto da frota San-Ti para monitorá-los. Mas eles também sabiam que enviar a sonda não significaria nada, pois os San-Ti a destruiriam facilmente. É quando eles decidem enviar um humano na sonda, acreditando que os San-Ti não perderiam a oportunidade de ver um humano pessoalmente e tentar entender seu cérebro, que é a única coisa que está fora do San. O alcance de Ti nesse ponto.

Mas então, um ser humano saudável teria peso demais para a sonda, o que significa que a única opção seria enviar o cérebro humano. Acredita-se que a tecnologia de San-Ti seja avançada o suficiente para criar uma estrutura semelhante à humana para abrigar o cérebro e trazer a pessoa de volta à vida. 

É uma decisão educada presumir que os San-Ti fariam isso porque sua curiosidade sobre os humanos é demais para eles não correrem o risco de serem espionados pelos humanos. Além disso, devido aos Sófons, os San-Ti já sentem que não há nada que os humanos possam esconder deles, então não têm nada a temer.

Com esse plano em mente, o cérebro de Will é retirado de seu corpo, colocado em sono criogênico e enviado na sonda em direção à frota San-Ti. Para todos os efeitos, Will está morto porque seus amigos sabem que mesmo que ele seja revivido pelos San-Ti, não há como deixá-lo voltar. 

Mas as coisas ficam piores do que isto quando o lançamento da sonda enfrenta um enorme problema e, em vez de ser lançada na sua trajetória pré-planeada, sai do curso e perde-se no espaço.

Pelo que sabemos, o cérebro de Will permanecerá em criogenia enquanto as luzes da sonda estiverem acesas e continuará à deriva no nada do espaço. Quando a sonda perde energia, a criogenia para de funcionar, o que eventualmente fará com que o cérebro morra para sempre. Isso significa que Will, tanto o corpo quanto o cérebro, se foi e está morto. Ou assim parece.

A série de livros oferece uma resposta esperançosa ao destino de Will

Quem leu a série ‘Remembrance of Earth’s Past’ de Liu Cixin, da qual O Problema dos 3 Corpos é a primeira parte, sabe que o destino de Will é mais esperançoso do que vemos no final da série Netflix. Para quem ainda não leu os livros, esta é a hora de se afastar porque há grandes spoilers de livros pela frente.

O personagem de Will em O Problema dos 3 Corpos é baseado em Yun Tianming do terceiro e último livro da série, ‘Death’s End’. O arco de Tianming e Will é o mesmo, pois ambos têm formação científica e ambos têm doenças terminais, o que os torna os candidatos perfeitos para o Programa Escadaria. 

O show também toma emprestado o relacionamento de Tianming com Cheng Xin, em quem o personagem de Jin Cheng se baseia. No entanto, o programa dá mais profundidade à sua história, apresentando sua equação ao público desde o início.

Como no show, o Staircase Prorgam do livro também tem um fim trágico. A investigação foi perdida e Tianming foi considerado desaparecido para sempre. Mas há uma reviravolta. Embora a tecnologia humana possa ter falhado em colocar a sonda de Tianming no caminho certo, os alienígenas têm a tecnologia para interceptar a sonda e colocar as mãos nela. 

Os alienígenas sabiam o que os humanos estavam fazendo com o Programa Escadaria e também sabiam o que aconteceu com a sonda. Mas embora não pudesse chegar até eles, eles poderiam ir até lá, o que não era algo que os humanos esperavam.

No livro, Tianming é encontrado pelos alienígenas, que o trazem de volta à vida criando um novo corpo para ele. Como era de se esperar, ele se assimila aos alienígenas e desenvolve boa vontade com eles. No entanto, até então, muitas coisas mudaram para ele e também para os humanos na Terra, e o programa Staircase ainda continua sendo um fracasso, com um caminho diferente para Tianming. 

Considerando isso, é seguro dizer que ainda não vimos o último Will em O Problema dos 3 Corpos. Ele retornará nas próximas temporadas da série, e seria interessante ver como seu arco se desenrola.

Sobre O Problema dos 3 Corpos

A decisão fatídica de uma jovem na China dos anos 1960 repercute no espaço e no tempo até aos dias de hoje. Quando as leis da natureza se revelam inexplicavelmente diante dos seus olhos, um grupo de cientistas brilhantes une forças com um detetive pouco ortodoxo para enfrentar a maior ameaça da história da humanidade. A série é estrelada (em ordem alfabética) por Alex Sharp, Benedict Wong, Eiza González, Jess Hong, John Bradley, Jonathan Pryce, Jovan Adepo, Liam Cunningham, Marlo Kelly, Rosalind Chao, Saamer Usmani, Sea Shimooka e Zine Tseng.

David Benioff e D.B. Weiss (Game of Thrones) e Alexander Woo (The Terror: InfamyTrue Blood) são co-criadores, produtores executivos e escritores da série. Bernadette Caulfield (Game of ThronesArquivo X) é produtora executiva.

Rian Johnson (Entre Facas e SegredosStar Wars: Os Últimos Jedi), Ram Bergman e Nena Rodrigue são os produtores executivos pela T-Street. Lin Qi,  o falecido ex-presidente do Grupo Yoozoo, e Zhao Jilong, detentor dos direitos de The Three-Body Universe, são produtores executivos, juntamente com Xiaosong Gao e Lauren Ma. Brad Pitt, Jeremy Kleiner e Dede Gardner, da Plan B Entertainment, assinam também a produção executiva. Rosamund Pike e Robie Uniacke são produtores executivos pela Primitive Streak. Derek Tsang e Andrew Stanton dirigem e são co-produtores executivos. Diretores adicionais incluem Jeremy Podeswa e Minkie Spiro.

A adaptação é comandada por David Benioff e Dan Weiss (Game of Thrones), com supervisão do autor Cixin Liu.

O Problema dos 3 Corpos está disponível na Netflix.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: