Donzela é baseado em um livro? Conheça a inspiração do filme da Netflix

Publicidade

Donzela da Netflix conta a história de uma jovem chamada Elodie, cujo final feliz com seu Príncipe Encantado chega ao fim quando ele e sua família a oferecem como sacrifício a um dragão. O que deveria ter sido o início de uma nova vida se transforma no pior momento de sua vida quando ela se vê presa em uma caverna tentando escapar de um dragão que matou muitas meninas ao longo dos séculos. 

A história se desenrola como um conto de fadas, mas marca um afastamento distinto dos tropos do gênero. De onde vem a inspiração para o filme?

Donzela foi desenvolvida simultaneamente como um livro

Muitas vezes, quando um livro é muito promissor, ele consegue um contrato para um filme/programa de TV antes mesmo de seu lançamento. Com Donzela, algo semelhante aconteceu, mas com uma reviravolta. Donzela foi desenvolvido como um filme baseado no roteiro de Dan Mazeau. 

Caindo no gênero de fantasia e conto de fadas, a história mostrou tanta promessa de expansão que os criadores acreditaram que ela merecia um livro próprio. Assim, num cenário inverso, o filme inspirou o livro, e não o contrário, embora o livro tenha sido lançado antes do filme.

A nova versão de Donzela foi escrita pela autora best-seller do New York Times, Evelyn Skye, que teve acesso aos primeiros rascunhos do roteiro para ter uma ideia da jornada de Elodie. Embora a essência do filme e do livro permaneça a mesma, Skye teve a liberdade criativa de trazer sua própria opinião sobre a história e escrevê-la de uma forma que proporcionasse aos leitores uma experiência diferente da de assistir ao filme.

Com o filme e o romance sendo desenvolvidos ao mesmo tempo, os cineastas e o autor tiveram acesso ao trabalho um do outro, e suas perspectivas únicas permitiram que eles se entendessem, levando ao que Skye chamou de “uma parceria única e colaborativa”. entre eles. 

Os detalhes mais sutis que ela adicionou ao livro foram usados ​​para expandir os personagens e o mundo ao seu redor no filme. Assistir ao filme ganhar vida diante dela permitiu que Skye expandisse ainda mais sua imaginação e adicionasse outra dimensão ao romance.

Quaisquer que tenham sido suas versões da jornada de Elodie, os cineastas e a autora concordaram em um ponto-chave de sua história. Eles adoraram a ideia de mudar o gênero e mudar o significado da palavra “donzela” para que ela não fosse alguém esperando para ser resgatada de sua angústia; ela mesma está fazendo o resgate. Tratava-se de “uma jovem tornar-se uma adulta forte, independente e empoderada” e subverter expectativas ao fazer o que todos pensavam ser impossível para ela: sobreviver.

Para a atriz Millie Bobby Brown, interpretar Elodie foi um desafio único. Embora ela já tenha interpretado mulheres jovens inteligentes e fortes, ela descobriu que sempre tinha algo em que se inspirar. Ela revelou que canalizou Mad Max enquanto interpretava Eleven em Stranger Things e Hermoine enquanto interpretava o personagem titular em Enola Holmes

Com Elodie, entretanto, ela teve que encontrar seu próprio equilíbrio porque não havia um quadro de referência para a personagem. Outra coisa que a atriz achou um desafio foi não ter parceiro de cena e filmar sozinha a maior parte do filme.

Apesar desses desafios, Brown se comporta como Elodie de uma maneira impressionante e traz à tona com sucesso a verdadeira mensagem da história. Ela e o resto da equipe de Donzela estavam focados em fazer Elodie e sua história parecerem tão reais e realistas quanto possível para o público, mesmo que seja claramente uma fantasia com um dragão que cospe fogo e exige sacrifícios. 

Ainda assim, eles fundamentaram os personagens na realidade, permitindo que o público ficasse imediatamente submerso na história e não se sentisse deslocado com ela.

Sobre Donzela

O longa mostra uma princesa (Brown) que acredita estar vivendo seu sonho ao casar com um “príncipe encantado”. É então que ela descobre que será oferecida como sacrifício para um dragão e precisará escapar da fera para sobreviver.

Além de Millie, longa também conta com Angela BassettRobin Wright e Nick Robinson.

Donzela tem roteiro de Dan Mazeau e é dirigido por Juan Carlos Fresnadillo e já está disponível na Netflix.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: