Einstein e a Bomba | Quem foram Barbara Goodall e Margery Howard?

Publicidade

Einstein e a Bomba‘ da Netflix dá ao público uma visão da jornada de Albert Einstein, que fugiu da Alemanha no momento em que Hitler chegou ao poder e começou a piorar as coisas, especialmente para a população judaica do país. Sendo um dos alemães mais famosos e judeu, Einstein foi alvo do imenso ódio de Hitler e, mesmo quando deixou a Alemanha, teve que ser muito discreto sobre sua localização, pois havia um perigo ativo de os nazistas o encontrarem onde quer que ele fosse. Ele encontrou refúgio no interior da Inglaterra e, nessa época, duas mulheres se tornaram suas amigas e companheiras e o mantiveram seguro naquele momento difícil.

Barbara Goodall e Margery Howard tornaram-se boas amigas de Einstein

Embora a história de vida de Einstein tenha recebido diversas iterações ao longo dos anos, Barbara Goodall e Margery Howard raramente apareceram nessas histórias. Provavelmente foi porque Einstein passou muito pouco tempo na companhia deles, mas mesmo assim esse tempo foi importante para sua história.

Tendo deixado a Alemanha, Einstein veio para Inglaterra, onde o deputado Oliver Locker-Lampson já tentava angariar apoio para a população judaica, mesmo antes de a verdadeira natureza dos planos genocidas de Hitler vir à luz. Foi ele quem ajudou Einstein a se estabelecer na Inglaterra e lhe deu um lugar para ficar em sua casa, Roughton Heath. Para uma pessoa da estatura de Einstein, o lugar era bastante humilhante.

Aparentemente era apenas uma cabana de madeira, mas ele ainda desfrutava de alguns luxos, como um piano e um violino (ambos levados dele em sua casa na Alemanha), além de um gramofone. Locker-Lampson arranjou-lhe um cozinheiro e um mordomo, mas também tinha os dois secretários do deputado para protegê-lo, armados com armas e prontos para abater qualquer nazi ou não que se aproximasse com a intenção de ferir o prémio Nobel.

Chamados de “anjos companheiros”, Goodall e Howard tornaram-se bons amigos de Einstein, e ele frequentemente compartilhava suas teorias com eles. Mais tarde, Howard lembrou como, na época, “ela era muito jovem para saber o significado de sua visita”, mas que, uma vez que se conheceram, se deram muito bem. Pouco ou nada se sabe sobre a época de Howard depois que Einstein deixou Roughton Heath.

Quanto a Goodall, que também era uma equestre talentosa, ela se casou com Locker-Lampson em 1935. Ela tinha 27 anos. Locker-Lampson já foi casado antes, mas sua esposa morreu alguns anos antes de ele se casar com Goodall. O casal teve dois filhos, Stephen e Jonathan. Ela faleceu aos 80 anos em 1989. Quando Einstein deixou a Inglaterra e foi para a América, ele nunca mais voltou para a Europa, e Goodall e Howard nunca mais o viram.

Leia também: Conheça Dallas Liu, o Príncipe Zuko de ‘Avatar: Último Mestre do Ar’


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: