A série Um Dia é uma sequência do filme com Anne Hathaway? Entenda

Amor e amizade são para toda a vida, e ninguém sabe disso melhor do que Emma Morley e Dexter Mayhew. Um Dia da Netflix traça sua história desde a noite em que se conheceram, estendendo-se pelas próximas duas décadas de suas vidas. Eles são reunidos, separados e depois reunidos enquanto sobrevivem às suas próprias vidas turbulentas. 

O show se aprofunda no relacionamento deles, revelando os detalhes íntimos de seu vínculo, que é o que torna a história tão impactante. Considerando que já foi transformado em um filme estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, é natural se perguntar se a série e o filme estão conectados de alguma forma. A série Netflix é uma continuação do filme ou funciona mais como uma prequela?

Um Dia da Netflix não repete os erros do filme

Um Dia da Netflix é uma adaptação inteiramente original do livro de David Nicholls e não é influenciado pelo filme ou conectado a ele de forma alguma. Tanto o filme quanto a série seguem os mesmos personagens em uma linha do tempo semelhante, mas a escala da série é maior, pois revela os capítulos das histórias de seus protagonistas, que se perderam na tradução quando o livro foi adaptado para o filme.

Uma das principais diferenças entre o filme e o programa é que este último aproveita ao máximo o tempo prolongado que seu formato permite para se manter o mais fiel possível ao livro. Ao longo de quatorze episódios, todos os vinte anos da vida de Emma e Dexter são cobertos e, embora pequenas alterações tenham sido feitas (como costuma acontecer nas adaptações de livros para a tela), na maior parte, o programa permanece bem próximo de seu material original com linhas inteiras escolhidas para diálogo, às vezes.

Para o filme, a restrição de tempo do meio significou que grande parte da história teve que ser comprimida. Em vez de vinte anos, o filme durou apenas dezoito anos e, mesmo assim, não conseguiu focar mais do que alguns, sendo mostrados ao público apenas os principais acontecimentos da vida de Emma e Dexter. O roteiro foi escrito pelo próprio Nicholls, que percebeu os limites da adaptação do romance para o filme.

Outra coisa que não pareceu funcionar a favor do filme foi o elenco de Hathaway, que foi recebido com rejeição instantânea pelos fãs do livro, que não conseguiam ver um ator americano interpretando o papel de uma garota de Yorkshire. Embora as preocupações com o elenco possam ter desaparecido mais tarde, a compressão da história deixou muitos fãs querendo mais da adaptação. 

Anos depois, quando Nicholls revisitou a ideia de trazer Um Dia para as telas, ficou feliz por ter a opção de transformá-lo em um programa de TV e dar aos fãs uma adaptação mais fiel. O autor também observou que o programa fica mais atrevido, com o sexo sendo mais prevalente na série Netflix do que no filme ou mesmo no livro. Embora Nicholls tenha se concentrado na vida sexual de Emma e Dexter no livro, ele não se demorou o suficiente nessas cenas. 

No programa de TV, a situação é muito diferente, pois o sexo faz parte da narrativa. Considerando que o programa foi lançado mais de uma década depois do filme, não faz sentido tentar conectá-lo ao filme. Foi uma chance para Nicholls e Netflix trazer Emma e Dexter ao público sob uma nova luz e fazer justiça ao livro que conquistou tantos corações e continua conquistando. 

Foi uma oportunidade para eles revisitarem a história que continua relevante para as pessoas até hoje, e que exigiu começar do zero, o que justifica qualquer falta de ligação com o filme de 2011.

Sobre Um Dia

Um Dia conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew. Os dois se conhecem em 15 de julho de 1988, na noite da formatura, mas, no dia seguinte, cada um segue seu caminho. Onde será que estarão nesse mesmo dia no ano seguinte, no próximo e em todos os outros?

Em cada episódio, Dex e Em estão um ano mais velhos. A data é a mesma, e os dois vão evoluindo e mudando, se aproximando e se separando, vivendo alegrias e decepções. Um Dia é uma história de amor ao longo de décadas, baseada no best-seller de David Nicholls.

Enquanto Leo Woodall é conhecido por papeis em Citadel e na segunda temporada de The White Lotus, Ambika Mod passou por séries como This is Gonna Hurt e I Hate Suzie.

Escrito por David Nicholls e lançado em 2009, Um Dia já foi adaptado para os cinemas, com Anne Hathaway e Jim Sturgess.

A minissérie já está disponível na Netflix.

Leia também:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: