E Depois? | Por que o pai chora? Entenda o final do curta emocionante da Netflix

Publicidade

e Depois? da Netflix é um curta-metragem britânico, indicado ao Oscar 2024, que trata do luto intenso e do que acontece após um momento de mudança de vida. Escrito e dirigido por Misan Harriman, o curta dramático é estrelado por David Oyelowo como Dayo, que testemunha sua filha e esposa morrerem na sua frente após um crime violento.

Ele agora é um homem destroçado, mesmo um ano após o incidente, e a história segue a maneira como Dayo lida com um dia de sua vida que alterou o curso de toda a sua existência. Parece que deveria haver um fim para sua miséria e ele deveria conseguir o encerramento de que precisa.

A trama de “e Depois?”

e Depois? segue Dayo, um trabalhador ocupado, que está prestes a deixar sua filha com a mãe e partir para uma reunião importante. Percebendo que esses momentos com Lauren significam demais para serem ignorados, ele cancela a reunião no último minuto para poder passar mais tempo com sua família. Sua esposa fica emocionada ao saber que ele vai se juntar a eles, mas antes que eles possam ir para a apresentação de dança de Lauren, Dayo recebe uma ligação de trabalho de James.

Enquanto está ao telefone, ele ouve uma mulher gritar e testemunha um homem mascarado esfaqueando alguém. Quando o criminoso se aproxima da esposa e da filha, Dayo pede que ele pare à distância. O homem ignora Dayo e alcança Lauren antes que alguém possa reagir e a esfaqueia, antes de jogá-la para fora do prédio.

Dayo ataca o homem enquanto tenta procurar Lauren. Sua esposa olha para baixo e, possivelmente na tentativa de salvar a filha ou se juntar a ela, ela pula do prédio também. Este é o momento em que Dayo perde tudo o que sempre apreciou. Após o incidente, Dayo deixa seu exigente trabalho e ganha a vida como motorista de táxi.

Ao buscar os passageiros, ele tenta entender suas emoções e passa o dia envolvido na vida deles. Sua rotina monótona continua até o dia em que ele conhece um casal com uma filha que se parece com Lauren, o que abala Dayo profundamente.

Final de “e Depois?”: O que leva Dayo a explodir em lágrimas?

Toda a vida de Dayo após a morte de sua esposa e filha gira em torno desse incidente e da dor que veio depois. Mesmo depois de um ano, Dayo não tirou a aliança, mostrando que ainda não está disposto a aceitar o que aconteceu com ele. Ele continua revivendo os momentos felizes com sua filha e esposa antes de morrerem, e uma antiga mensagem de voz de sua esposa o conforta.

Ele se afastou de todos que conhece e não quer procurar ajuda. Ele só quer ficar sozinho e refletir sobre essa coisa devastadora que aconteceu com ele. Parece que Dayo até se sente culpado por não estar mais presente na vida da esposa e da filha enquanto elas ainda estavam vivas, e por não dar mais importância ao trabalho. A antiga mensagem de voz de sua esposa e a aceitação de sua filha pelo fato de seu pai não comparecer à apresentação de dança indicam como sua família fez as pazes com o fato de que ele estava sempre ocupado.

Eles queriam o tempo dele, mas entenderam. Sua culpa pode resultar principalmente do fato de que, momentos antes de Lauren ser esfaqueada e atirada para fora do prédio, ele estava atendendo outra chamada de trabalho. Dayo sabe que se ele não tivesse atendido aquela ligação e saído com sua família, eles ainda estariam vivos agora.

Não há dúvida de que ele os amou e valorizou os momentos, mas é possível que essa culpa de colocar o trabalho sobre eles tantas vezes o esteja consumindo, tanto que ele largou o emprego corporativo e decidiu ser motorista. Tudo com sua esposa e filha aconteceu tão rápido que Dayo não teve tempo de compreender.

Aliás, ele percebeu no mesmo dia como precisava estar com a filha quando uma bicicleta imprudente passou por eles em segundos, o que poderia facilmente ter machucado Lauren. Isso o fez mudar de ideia e, ao perceber que a vida é muito curta, ele decidiu, afinal, comparecer ao evento dela.

Mas a vida tinha outros planos e um destino ainda pior aguardava sua filha, algo que Dayo nunca poderia ter imaginado. Este incidente abalou claramente sua autoestima e sua compreensão do que é a vida. Ele continua sofrendo silenciosamente enquanto trabalha, mas não começa a chorar até o fim.

Quando Dayo recebe uma reserva de um casal cuja filha Amy se parece muito com o que Lauren seria se estivesse viva, isso o abala. Momentos antes da chegada da família, Dayo tentava comemorar o aniversário de Lauren no táxi com uma foto da última vez que a viu.

Mesmo abalado, ele sabe que precisa ser profissional e deixar a família em casa. Ele ainda fica olhando para Amy pelo espelho retrovisor enquanto o casal briga por questões mesquinhas. Amy fica em silêncio durante toda a conversa, possivelmente imune às brigas de seus pais. Mas também parece que Amy percebe que algo está errado com Dayo e continua observando-o atentamente.

Quando chega a hora de sair do táxi, Amy fica um pouco, mas se levanta mais tarde para voltar para casa. Amy sabe que algo está incomodando Dayo, e enquanto ele fica de costas para ela, dominado pelas emoções, ela o abraça por trás. Enquanto os pais de Amy acham que Dayo está se comportando mal, Dayo fica emocionado com esse pequeno gesto de gentileza da jovem.

Ele se liberta dos braços dela e começa a chorar porque aquele momento finalmente o encerra. Naquele momento, ele consegue sentir como seria se sua própria filha o abraçasse e finalmente começa a aceitar tudo o que aconteceu com ele.

De certa forma, parecia que tudo o que ele precisava era daquele pequeno empurrão da garota para aceitar sua realidade. Ele também sabe que precisa, de alguma forma, descobrir uma maneira de continuar vivendo sua vida.

e Depois? já está disponível na Netflix.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: