Garoto Devora Universo | Qual o significado REAL do telefone vermelho?

Em Garoto Devora Universo, da Netflix, encontramos um menino chamado Eli tentando superar os momentos mais difíceis de sua vida, o que nunca foi justo com ele ou sua família. Um desafio após outro é lançado em seu caminho e, às vezes, esses desafios tornam-se fatais. Ainda assim, não importa qual seja a situação, Eli e seu irmão, Gus, seguram-se um ao outro e sobrevivem. 

Entre todos os problemas reais que enfrentam, eles também recebem um toque místico ao receber telefonemas de uma fonte misteriosa. Quem estava ligando para eles e o que essas conversas significaram para os meninos? Vamos lá!

O que significa o Telefone Vermelho em Garoto Devora Universo?

Para alguém tão jovem, Eli e Gus já haviam passado por muitos problemas. No início da história, Eli tem apenas 13 anos e Gus também é adolescente. A essa altura, eles já presenciaram o alcoolismo do pai, quase morto em um acidente, viram os pais se separarem e ajudaram a mãe a ficar limpa, entre outras coisas. Tudo isso é mostrado ou falado, mas, como bem adivinha o orientador escolar, há muita coisa que eles não falam com ninguém. Uma das coisas que Eli e Gus percebem é que os adultos não estão em melhor situação do que eles. 

Eles não são tão sábios ou cuidadosos com suas decisões de vida como se esperaria que fossem, e não são infalíveis, isentos de falhas ou incapazes de fazer escolhas erradas e tomar decisões erradas, mesmo quando conhecem as consequências. Mesmo amando a mãe e o padrasto, os meninos viram seus piores lados e, portanto, de certa forma, não têm a quem recorrer quando se trata de obter conselhos sábios para ajudá-los em uma situação. Diante de todos os perigos e dificuldades reais que enfrentam em sua jovem vida, eles também sabem que coisas impossíveis podem acontecer. 

O maior exemplo disso é a capacidade de Gus de ver o futuro. Ele costuma dizer ou desenhar coisas que parecem enigmáticas no momento, mas que acabam sendo previsões do futuro quando as coisas realmente acontecerem. Nesse sentido, para Eli, Gus sabe mais do que a maioria, até mesmo os adultos, e sendo seu irmão mais velho, Gus é aquele que Eli admira e a quem recorre em busca de conselhos. Na mesma linha, para Gus, sua versão mais antiga é mais sábia e mais consciente de como as coisas vão acabar. 

Esta versão conhece o futuro com clareza, e não há nada mais que Gus queira do que saber o que significam suas visões dispersas e como ele pode usá-las para ajudar sua família. Com isso em mente, tanto para Gus quanto para Eli, Gus é o espertinho a quem recorreriam para obter conselhos. E é com quem eles pensam que estão conversando quando atendem o telefone vermelho na sala de fuga criada pelo padrasto. Outra coisa que devemos ter em mente é que, apesar de serem obstinados e sobreviverem a tudo o que a vida lhes oferece, Gus e Eli ainda são crianças e estão tentando processar o trauma compartilhado à sua maneira. 

Para Gus, ficar quieto e ficar anos sem falar com ninguém é uma manifestação de trauma. Mais tarde, o telefone vermelho aparece como mais um dispositivo para ajudá-los a entender o mundo ao seu redor, e a primeira cena do telefone sugere que Gus já está conversando com a pessoa misteriosa há algum tempo. Além dos problemas em casa, Eli também enfrenta bullying na escola. Quando ele chega em casa depois de sofrer bullying e depois de ser espancado por um professor por não delatar seus agressores, Gus o leva para a sala de fuga de Lyle, onde lhe mostra o telefone vermelho e pede que ele espere. 

Isso significa que Gus já sabia sobre o telefone e sabia quando ele tocaria e o que significava. Para ambas as crianças, o telefone vermelho se torna uma corda, algo a que recorrem quando precisam entender o que está acontecendo ou receber a garantia de que tudo ficará bem, mesmo que de forma um tanto enigmática. No episódio final, quando Gus tem uma premonição sobre a morte de seu irmão, ele fica inconsciente e sonha em estar na sala de fuga e conversar com o misterioso interlocutor no telefone vermelho na tentativa de entender o que significa sua visão.

No final, quando Eli está no hospital e sonha com Tytus vindo em sua direção com uma faca, o telefone toca ao fundo, como se tentasse avisá-lo do perigo que se aproxima, ou talvez, como um grito por ajudar, para avisar alguém e fazer com que ajude Eli. Ao acordar, ele percebe que não há perigo e que ele e seus entes queridos estão bem. É importante destacar também que há algum tempo Eli não usava o telefone vermelho porque, aos 17 anos, já tinha um plano para o futuro e estava a caminho de se tornar jornalista.

Considerando tudo isso, o telefone vermelho só entra em cena quando os meninos precisam de alguma orientação. De certa forma, é a sua própria consciência falando com eles. Eles estão conversando consigo mesmos e não encontram uma resposta concreta, mas conseguem um senso de direção. 

A capacidade de Gus de prever o futuro permite que eles acreditem que também há algo místico por trás do telefone vermelho, quando na verdade é uma invenção de sua imaginação. Na verdade, não houve nenhuma ligação e não poderia ter havido nenhuma ligação porque a linha telefônica estava desconectada.

Garoto Devora Universo já está disponível na Netflix.

Leia também: Garoto Devora Universo | Conheça a CHOCANTE historia real por trás da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: