Em ‘Criminosos’ do Star+, descobrimos o que vem depois do feliz para sempre de um assalto que traz milhões de libras para as pessoas envolvidas nele. Em vez do assalto em si, o espetáculo leva o público diretamente ao momento em que as pessoas que executaram o assalto estão aproveitando os frutos do seu trabalho. Mas nada de bom, por mais dourado que pareça, dura para sempre. Todos devem enfrentar as consequências de suas ações, e é isso que realmente acontece com todos os personagens no final da temporada.
ALERTA DE SPOILERS!
Índice
Resumo da 1ª temporada de Criminosos
Há três anos, David (agora conhecido como Joe) saqueou um cofre e conseguiu milhões de libras. Ele agora vive uma vida tranquila com sua noiva, Jules, e seus filhos. Mas esta paz é perturbada quando, uma após a outra, acontecem algumas coisas perturbadoras. Mesmo assim, David é bastante capaz de resolver tudo até descobrir que alguém começou a caçar e matar as pessoas envolvidas no assalto há três anos.
O desejo de proteger sua nova vida e família leva David de volta àquilo de onde ele havia se afastado. Ele se reúne com vários membros da equipe para descobrir quem é o Assassino e por que ele os quer mortos. Ele também descobre que esse banho de sangue pode estar relacionado a Dianne, a líder da gangue que planejou o roubo. Acontece que ela nunca foi totalmente sincera com eles.
Fim da 1ª temporada de Criminosos: O que acontece com o dinheiro de Hawkes?
A história de ‘Criminosos’ dá muitas reviravoltas, principalmente porque todos escondem algo em segredo dos outros. Apesar de montar uma equipe feita sob medida para o trabalho, Dianne mantém o verdadeiro propósito do assalto em segredo da equipe, e é isso que eventualmente os desvenda. No episódio final, David decide aceitar a oferta de Vincent Hawkes de matar Dianne e trazer de volta a chave que ela roubou.
Acontece que, embora David e a equipe tenham sido atraídos pela quantidade de dinheiro que cada um receberia, não valia nem uma fração do que Dianne levou para fugir. Ela pegou a chave que abriria a caixa para pelo menos 6 a 7 bilhões em criptomoedas, que representava quase toda a riqueza de Hawkes. O problema, porém, era que ela não tinha acesso à caixa e, como tinha a chave, Hawkes também não. Dianne alegou que não queria o dinheiro, mas queria outra coisa em troca de Hawkes. Mas no final, David sabia que, apesar de tudo o que ela dissesse aos outros, ela não desistiria.
Hawkes queria Dianne morta porque ela tentou destruí-lo, e ele não conseguiu. Ele ameaça a família de David, forçando o cara a fazer um acordo onde Hawkes receberia sua chave de volta e David poderia retornar à sua vida. A princípio, parece que David concordou com o acordo, mas no final ele joga seu próprio jogo. Em vez de dar a chave para Hawkes ou Dianne, ele destrói a chave.
David poderia ter dado a chave para Dianne e dividido o dinheiro com ela. Ele poderia ter devolvido a Hawkes e voltado para sua vida. No entanto, ele sabe que não importa o quão diferentes possam parecer, Dianne e Hawkes são, em sua essência, iguais, e ninguém, especialmente pessoas como eles, deveria ter tanto dinheiro. Ele sabe que sem o dinheiro Hawkes não teria poder, então ele não pode mais machucar sua família ou qualquer outra pessoa.
Dianne, por outro lado, é relativamente inofensiva no momento, mas nem mesmo ela pode ser confiável. Então, em vez de fazer um acordo com um deles, David tira a chave do caminho, destruindo-a e trancando os bilhões de Hawkes trancados dentro da caixa para sempre.
Hawkes está morto? Por que Dianne quis matá-lo?
Depois que a chave é destruída e Hawkes perde seu poder, David dá as rédeas a Dianne. Ela é livre para fazer o que quiser. No início, ela disse que só queria que Hawkes assumisse publicamente a responsabilidade pelo que fez à irmã dela. Ela revela a David que, anos atrás, a empresa Hawke se envolveu em um escândalo em que fabricava uma série de carros com defeito.
Quando a diretoria descobriu, decidiu ligar de volta todos os carros que já estavam no mercado. Mas então, Hawkes, que possuía metade das ações da empresa, decidiu sobre a decisão e deixou os carros defeituosos circularem no mercado. A irmã de Dianne comprou um desses carros e um dia, devido ao defeito, o carro pegou fogo e a irmã de Dianne, o marido de sua irmã e sua filha morreram nele. Foi então que Dianne decidiu se vingar de Hawkes, fazendo-o assumir publicamente a responsabilidade por isso. Ela só poderia fazer isso mantendo contra ele o que ele tinha de mais caro no mundo: seu dinheiro.
Quando David destrói a chave, ele tira a opção de Dianne de fazer Hawkes sofrer por não ter acesso ao seu dinheiro. Sem isso, ela sabe que Hawkes nunca faria o que ela pediu. Então, ela decide matá-lo. Dianne atira na cabeça dele, o que praticamente sela seu destino. Mas Azar também não perde a oportunidade de atirar nele e vingar a morte de seu avô.
Por que Azar mata o Oficial?
A vida de Azar foi maravilhosa nos três anos que ela passou após o roubo. Ela e seu avô viviam no luxo e teriam continuado a viver se não fosse por Hawkes, que enviou um assassino atrás deles. Para isso, ela descarrega uma rajada de balas no corpo dele, mas ele não é o único de quem ela guarda rancor. O oficial foi quem avisou o assassino e o levou até a porta de Azar, onde ele matou o avô dela. Azar se sente traída pelas ações do Oficial e, no final, após a morte do Assassino e de Hawkes, ela descarrega sua ira sobre o Oficial.
Azar atira nas costas do Oficial no momento em que ela está se afastando da bagunça com David. O tiro é fatal, bem perto de seu coração, e o oficial sangra no local enquanto David tenta ajudá-la. No final, vemos Azar enterrando o Oficial na cova, o que confirma que este, de fato, morreu e não sobreviveu ao ferimento à bala.
A família de David está salva? Ele se reúne com eles?
Antes de David se juntar ao assalto, ele era conhecido por não ter amarras. Ele não tinha nenhum apego, e é por isso que, quando Dianne lhe ofereceu a oportunidade de sua vida, ele nem piscou quando ela disse que teria que cortar todos os laços com sua vida passada. Depois que David conseguiu o dinheiro e se mudou para a América, foi um começo totalmente novo para ele.
Ao conhecer Jules, ele se apaixonou e, pelos filhos de Jules, descobriu que tinha a família da qual sempre sentia falta. Três anos depois, ele e Jules estão noivos e planejando um casamento, enquanto David decide criar raízes comprando uma casa e tentando abrir um bistrô, o que encontra certa resistência das autoridades locais.
David tentou manter sua vida passada completamente longe de sua nova família, mas quando o Assassino começa a caçar o time, ele é forçado a voltar ao jogo. Ele sabe que, mais cedo ou mais tarde, o Assassino virá atrás dele, e Jules e as crianças se tornarão danos colaterais. A única maneira de salvá-los é matando o Assassino e quem o contratou. Ao fazer isso, David expõe sua vida passada a Jules, que fica horrorizado ao descobrir que o homem que amava colocaria seus filhos em tal perigo. A situação fica ainda pior quando Jules e as crianças são atacadas em sua própria casa e mal conseguem sair com vida.
Depois de todo o inferno que David os fez passar, ele acredita que Jules nunca o perdoaria. No final, quando tudo está resolvido e ele garantiu a segurança das pessoas que ama, David conhece Jules e diz que entenderia se não quisesse mais prosseguir com o casamento. Para David, este deveria ser o último adeus, a oportunidade de se desculpar por todas as coisas que Jules e as crianças tiveram que passar por causa dele.
Mas então, Jules pergunta o que ele realmente quer, e David diz que tudo o que ele quer é se casar com ele e ficar com a família. Felizmente, Jules ama David (a quem ele conhece como Joe) demais para afastá-lo e decide dar-lhe outra chance. Depois de toda a dor e derramamento de sangue, eles finalmente conseguem seu final feliz.
O que acontece com Azar e Dianne?
Quando tudo estiver dito e feito, David decide voltar para uma vida sem crime. Foi para isso que ele trabalhou nos últimos três anos e foi por isso que ele lutou quando a ameaça pairou sobre ele e os outros membros da equipe. Para outros, porém, as coisas não são as mesmas. Dianne se vinga de Hawkes, mas isso não a faz querer mudar de atitude. Ela era uma criminosa profissional e ainda é, e mesmo com a saída de Hawkes e David voltando para sua vida, ela continua com suas atividades criminosas. Mas ela não sai sozinha.
Antes do Assassino, Azar tinha sua família. Mesmo tendo sido forçada a deixá-los para trás e viver sob uma nova identidade, ela ainda tinha o avô. Mas com ele morto e seu pai morto também, Azar não tinha para onde voltar. Ela se vingou com as mortes do Assassino, Hawkes e do Oficial. Ela também perdeu o dinheiro do roubo quando o ofereceu ao Assassino em troca da vida de seu avô. Resumindo, ela fica sem direção no final da série, e é aí que Dianne entra.
Azar provou que ela era um prodígio quando se tratava de arrombar cofres. Ela sacrificou seus dois dedos para abrir o cofre porque sabia o quão altas eram as apostas. Isso a torna um bem inestimável que alguém como Dianne não gostaria de desmaiar. Ela seria útil para assaltos futuros, e é por isso que Dianne a traz para seu círculo íntimo. Provavelmente acabarão roubando outra pessoa.
Leia também: Uma Família Quase Perfeita | Stella matou Chris? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.