O Mundo Depois de Nós | Qual é o significado dos veados no filme? Entenda

Os Sandfords e Scotts encontram uma grande manada de cervos no filme-catástrofe ‘O Mundo Depois de Nós’ da Netflix enquanto lidam com uma emergência misteriosa. Ao avistar primeiro alguns cervos, Clay considera o avistamento como um bom presságio e um começo brilhante para as férias de sua família na casa que alugaram por um fim de semana. Logo, o rebanho se torna uma presença assustadora dentro e ao redor da propriedade, principalmente depois que os animais cercam Ruth Scott. Amanda vem em socorro de Ruth e a salva do rebanho, mas ela não consegue entender por que um número tão grande de cervos aparece na floresta!

ALERTA DE SPOILERS!

A resposta à destruição iminente

A manada de veados pode ser vista como um indicador do desastre iminente. É amplamente aceito que os animais podem sentir desastres e perigos. Quando a calamidade provocada pelo homem começa a se desenrolar, os cervos sentem o mesmo diante dos humanos e iniciam sua migração, provavelmente para um lugar mais seguro. A casa e a propriedade adjacente onde os Sandford chegam para passar o fim de semana parecem estar localizadas no meio da rota de migração dos cervos, o que explica por que eles aparecem repetidamente diante dos moradores do local. Quando Rose vê centenas de veados, o país não percebe a gravidade do desastre que irá enfrentar, mas os animais percebem.

“O olho não conseguia avistá-los [o rebanho de veados], não conseguia encontrá-los nas sombras das árvores. Somente as pessoas que sabiam dessas coisas sabiam que havia cerca de trinta e seis mil cervos no condado. Eles não eram os cervos que Rose tinha visto, mas estavam a caminho para se juntar a eles. Uma migração em massa. Uma resposta ao desastre. Um indicador de desastre. Um desastre se desenrolando”, diz o livro homônimo de Rumaan Alam, esclarecendo por que os herbívoros se agrupam e aparecem diante dos Sandfords e Scotts. Infelizmente, Rose não consegue compreender por que os animais aparecem em grande número na propriedade para alertar sua família e os Scotts sobre o desastre que está acontecendo.

A ausência da ordem natural

A manada de cervos e seu comportamento agressivo deixam claro que a ordem natural presente no planeta deixou de existir para sempre nos Estados Unidos. Apesar de testemunharem vários acontecimentos surpreendentes, os Sandfords e Scotts demoram muito para entender o que realmente está acontecendo no país. No momento em que entram em pânico e percebem a necessidade de um refúgio para a sua sobrevivência, o que compreensivelmente contradiz o seu comportamento natural, os animais começaram a procurar formas de se protegerem. Além dos cervos, um bando de gansos sai voando fazendo barulho, prenunciando o desastre, enquanto G. H. se propõe a aprender mais sobre a emergência nacional.

Da mesma forma, os flamingos saem de seu habitat natural e vão parar na piscina da casa de G. H., indicando como a ordem do mundo da fauna muda completamente devido às ações do ser humano. O livro de Alam e o filme de Sam Esmail contam com esses acontecimentos e avistamentos bizarros para trazer à tona a estranheza do apocalipse que vem se desenrolando no país. Mais do que explosões e forças militares, a extraordinária presença de veados e flamingos consegue realçar o mistério que gira em torno da calamidade nacional e do eventual apocalipse que as duas famílias enfrentam.

O filme de Esmail esconde a gravidade do desastre para aumentar a tensão no mesmo, já que o invisível é mais assustador do que o exposto. O diretor-roteirista usou efetivamente os animais como ferramentas para retratar a calamidade sem expor explicitamente o que ela é.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: