O intenso filme de drama japonês da Netflix, Dias Difíceis, conta a história de um homem preso em uma situação ruim cujas escolhas corruptas o levam a um caminho problemático. Yuji Kudo, um policial sujo pertencente a um departamento de polícia obscuro envolvido em subornos pesados da Yakuza, descobre que a Corregedoria o está investigando na mesma noite em que sua mãe doente morre.
No caminho para o hospital, sob uma névoa de embriaguez e frenética, o Detetive acaba atropelando um jovem. Enquanto ele tenta encobrir seus rastros e se livrar de evidências incriminatórias, seu caminho se cruza com Yazaki, o policial designado para seu caso de suborno, que parece ter uma ligação com Oda, o jovem cujo cadáver está no porta-malas de Yuji.
À medida que a narrativa do filme se desenrola, diversas verdades duras começam a surgir sobre Yuji e Yazaki, que não são muito diferentes um do outro. Se o mistério da morte de Oda e a constante espiral de imoralidade de Yuji chamaram sua atenção, você deve estar curioso para saber onde termina essa jornada para nossos personagens.
Tópicos desta matéria
Qual é a trama de Dias Difíceis?
Na noite de 29 de dezembro, Yuji Kudo dirige por uma estrada chuvosa até o hospital para cuidar da cabeceira de sua mãe doente. No entanto, o homem tem outros problemas em mente depois de o seu Chefe o informar sobre a investigação da corregedoria que está a decorrer contra ele devido às suas ligações ao Sindicato Semba. Embora vários outros oficiais de seu departamento estivessem envolvidos com a Yakuza, rumores sobre as complicações de Yuji vazaram para a mídia, marcando um alvo em suas costas.
Assim, a notícia da morte de sua mãe, vinda de sua esposa distante, Misako, pega Yuji desprevenido, levando a um acidente na estrada em que ele atropela um pedestre. Perplexo com a série de acontecimentos, Yuji corre para verificar o homem, apenas para descobrir que ele faleceu. Segue-se uma série de azar e um carro da polícia se aproxima do local, obrigando Yuji a tomar a decisão de esconder o corpo. Assim, o detetive acaba com um cadáver no porta-malas de seu carro.
No caminho para o hospital, Yuji enfrenta mais problemas com a segurança na estrada, mas consegue escapar com a ajuda de um oficial de Assuntos Internos, Yazaki. Depois, o homem usa a morte da mãe para fugir do Chefe de Polícia quando tenta contatá-lo para uma investigação da IA. Mesmo assim, depois de deixar sua mãe no necrotério Aihara, seu chefe chega ao local para falar com Yuji. Pela mesma razão, Yuji esconde o corpo dentro de uma ventilação de prédio.
Embora Yuji consiga escapar do escrutínio de seu chefe, ele tem que concordar em visitar a delegacia para conversar com Yazaki no dia seguinte. Como tal, ele bate seu carro intencionalmente para garantir que ninguém possa rastrear a morte do cara até ele. Surpreendentemente, sua conversa com Yazaki vai bem, e ele decide não incomodar Yuji por suas conexões de suborno na Yakuza, considerando-as uma ocorrência comum.
Em apuros, Yuji chega ao salão Aihara para organizar os ritos fúnebres de sua mãe e percebe que a sala pessoal onde seu corpo será mantido durante a noite tem uma conexão direta de ventilação. Conseqüentemente, ele decide ficar com sua mãe na noite seguinte para colocar o cadáver do homem em seu caixão. Na mesma noite, o chefe do crime da Yakuza , Semba, também visita ele e sua mãe. O outro homem conta a Yuji sobre um homem que roubou os esquemas de lavagem de dinheiro do templo Zenmyoji. Como tal, ele oferece a Yuji uma saída para seus problemas, entregando o menino à gangue.
Além disso, antes do funeral de sua mãe, Yuji descobre a identidade do homem que atropelou, Oda, um traficante de drogas de 29 anos . Além disso, ao chegar ao funeral, o homem recebe uma mensagem enigmática de um estranho que afirma saber do segredo de Yuji. Quando o detetive tenta descartar a ameaça, Yazaki aparece e o espanca até quase matá-lo. O oficial da IA precisa que Yuji traga o corpo de Oda para ele nas próximas horas e mantém sua filha, Mina, como refém até então.
Final de Dias Difíceis: Yazaki morre?
Embora o personagem de Yazaki represente uma ameaça para Yuji desde sua introdução inicial como oficial de Assuntos Internos, ele acaba desempenhando um papel muito diferente na história do outro homem. Dada a sua chegada à cidade para investigar os rumores de suborno em torno de Yuji e seu departamento, todos presumem que ele se interessou pelo outro homem para decifrar suas conexões com a Yakuza. No entanto, ele parece ser o menos preocupado com essas conexões.
Em vez disso, Yazaki está muito mais interessado no acidente de estrada de Yuji que levou à morte de Oda. Acontece que o departamento de Yazaki está envolvido na guarda do dinheiro lavado. Como tal, Oda os jogou debaixo do ônibus ao roubar da organização e fugir com a chave que abre o cofre que contém todas as riquezas roubadas. Como resultado, a responsabilidade de pegar o cara e devolver o dinheiro aos seus clientes recaiu sobre Yazaki.
Em uma camada adicional de pressão, o chefe e sogro de Yazaki, Uematsu, estava delegando as ordens diretamente a ele. Pior ainda, o ex-homem foi enganado e compartilhou a impressão de sua mão no dia de seu casamento com a filha de Uematsu. Assim, Oda pode quebrar a segunda linha de defesa do cofre e acessar o dinheiro. Portanto, para salvar seu casamento e sua carreira, Yazaki deve impedir o outro homem antes que o ano termine.
Pela mesma razão, Yazaki começa a rastrear Oda. No começo, ele joga Semba para o cara. No entanto, as exigências financeiras de Semba começam a aumentar em breve, colocando Yazaki numa situação difícil. Da mesma forma, Uematsu continua empurrando o outro homem até que ele finalmente quebra e espanca seu próprio sogro até a morte. No final das contas, a vida de Yazaki desmorona completamente e encontrar Oda se torna seu propósito.
Como tal, em 29 de dezembro, quando Yazaki finalmente rastreia Oda, ele o persegue com a intenção de matá-lo. Yazaki só precisa da chave de Oda e de suas impressões digitais para acessar o cofre e proteger o dinheiro. Conseqüentemente, ao alcançar o jovem na beira da estrada, ele dispara, matando Oda. Porém, naquele momento, Yuji se depara com o cara e presume que ele o matou.
Portanto, Yazaki precisa desesperadamente de Yuji para trazer o corpo de Oda para ele e sequestrar sua filha para garantir que o outro homem não o contrarie. Quando um dos colegas de Yuji tenta ajudá-lo a sair dessa situação, Yazaki rapidamente destrói sua vida para mostrar ao detetive o quão sério ele leva esse assunto. No entanto, tudo o que suas ações causam é irritar Yuji, que decide encerrar a rivalidade de uma vez por todas.
Embora Yuji encontre Yazaki na hora e local combinados, ele esconde uma bomba dentro do cadáver de Oda antes de entregá-lo ao outro homem. Portanto, após a transferência, o carro de Yazaki explode e Yuji consegue resgatar sua filha, Mina. No entanto, sem o conhecimento do detetive, Yazaki não está realmente morto.
A detonação da bomba foi brutal e explodiu o carro em dois, jogando uma parte dele no rio próximo. O corpo de Yazaki, que também foi baleado na água, consegue escapar de quaisquer ferimentos potencialmente fatais. Como resultado, no final, o homem retorna para continuar perseguindo Yuji.
Na noite seguinte, Yuji usa o cartão-chave de Oda e o dedo que ele desmembrou de seu cadáver para entrar no cofre de Yazaki. O lugar guarda pilhas de dinheiro, com dinheiro suficiente para manter sua família feliz pelas próximas gerações. No entanto, a celebração de Yuji dura pouco, já que Yazaki, abatido como permanece após seu encontro com a morte, retorna para buscá-lo. Na luta que se segue, os dois homens desferem ataques brutais um ao outro. Ainda assim, no final, nenhum deles sai vitorioso.
Em vez disso, o chefe da Yakuza, Semba, chega ao local e administra uma droga em Yuji para fazê-lo desmaiar. Acontece que o primeiro orquestrou tudo e usou Yuji para obter acesso ao cofre de Yazaki e roubar o dinheiro para si. No final, Yuji e Yazaki ficam do lado de fora, ensanguentados, machucados e inconscientes quando o ano novo chega.
Yuji retorna para sua família?
Em 1º de janeiro, Yuji presume que Yazaki morreu após a briga da noite passada. Como resultado, enquanto ele está sentado sozinho em seu carro com sangue e ferimentos marcando seu corpo, ele procura Misako para tentar recuperar sua família. O casal já estava tendo problemas muito antes de Yuji entrar nessa confusão. Como tal, Misako já havia tomado a decisão de se divorciar do homem. No entanto, o sequestro de Mina finalmente a levou a aceitar que precisava se afastar do marido.
Da mesma forma, Yuji também entendeu que nunca poderia realmente escapar dos problemas e que deveria aceitar sua sorte na vida como um lagarto do deserto, condenado a lutar até a morte. Portanto, ele deixa sua família escapar de seus dedos. Mesmo assim, o ano novo traz novas esperanças e obriga o homem a ligar para Misako apenas um dia após seu último adeus.
Embora Misako saiba que voltar com Yuji não é a coisa mais sensata a fazer, ela concorda em dar-lhe outra chance pelo bem de sua família. Mesmo assim, mesmo depois de sua insistência em voltar para casa o mais rápido possível, Yuji tira um momento para si, sozinho em seu carro. Até que Yazaki finalmente retorna à sua vida, batendo no carro de Yuji por trás.
Anteriormente, Yazaki disse a Yuji que os dois homens não são muito diferentes um do outro. Ambos os homens anseiam pelo caos e pela emoção em suas vidas. Pela mesma razão, foram apanhados no submundo corrupto da vida policial e continuaram a colocar as suas vidas em risco. Repetidamente, os dois homens fazem escolhas imorais, condenando-se a um futuro decepcionante e doloroso. No entanto, eles são criaturas de hábitos e não podem virar as costas a tal vida.
Portanto, mesmo depois de Yuji ter a chance de retornar a uma vida feliz com sua família, sua história termina com ele em outra perseguição maníaca com Yazaki. Ambos os homens estão cobertos de sangue. Ainda assim, um sorriso adorna seus rostos, alegres diante de más decisões.
Dias Difíceis já está disponível na Netflix.
Leia também: Invencível | Omni Man morrerá? Entenda o final da 1ª parte da 2ª temporada
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.