Invencível, do Prime Video, leva Mark Grayson por um caminho tortuoso de revelações, começando pela verdade sobre seu pai. O final da primeira temporada o mostra espancado por seu pai, mas se sobrou alguma coisa para seu coração se partir ainda mais, isso acontece no quarto episódio da 2ª temporada. Mark e também o público, preparando-o para os tempos sombrios do futuro. O final nos deixa em suspense, com uma inquietante incerteza sobre o que vem a seguir.
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo do episódio 2×4 de Invencível
No episódio anterior, Mark Grayson foi convidado por um Thraxan para vir ao seu planeta e salvar seu povo. Mas lá, Mark descobre que foi um estratagema de seu pai chamá-lo para lá. Quando eles se veem, Mark tem emoções confusas. Ele abraça Nolan, mas também fica bravo com sua traição e quase sai do planeta. Ele fica porque acha que os Thraxans realmente precisam dele, mas quase vai embora novamente quando descobre que nos últimos seis meses, seu pai não apenas se tornou o rei dos Thraxans, mas também se apaixonou e teve um filho.
Acontece que Nolan precisava da ajuda de Mark para derrotar os Viltrumitas, que chegarão a qualquer momento. Ele revela que os Viltrumitas podem se reproduzir com as espécies com as quais são mais compatíveis, como os humanos. Mas seu filho Thraxan será visto como uma anomalia e provavelmente será morto pelos Viltrumitas. Ele quer treinar Mark para lutar contra seus inimigos, mas antes mesmo que eles possam discutir essa possibilidade, o perigo bate à sua porta e os Viltrumitas atacam Thraxa.
Fim do episódio 4 da 2ª temporada de Invencível: Omni Man morrerá?
Três Viltrumitas atacam Thraxa e matam quase todos, provando o quão letais eles são. Nolan envia Mark para levar sua nova esposa, Andressa, e filho para um lugar seguro, mas o Viltrumita os segue até lá. Nolan o derrota, mas há mais dois. Depois de receber muitos golpes e quase morrer no processo, Mark e Nolan também conseguem derrotar os dois Viltrumitas. Justamente quando eles pensam que o perigo acabou, o primeiro Viltrumita volta. Acontece que Nolan não o matou corretamente. O Viltrumita quebra as costas de Nolan e, convencido de que ele acabou com sua vida, também cai inconsciente.
Quando um Mark derrotado abre os olhos, ele vê o Viltrumita e também seu pai sendo levados embora. Neste ponto, Omni-Man está vivo, mas o General Kregg revela que o destino não lhe reserva nada além da morte. Ele diz a Mark que seu pai será levado de volta para Viltrum, onde será executado, basicamente, por traição. Ele não apenas deixou seu posto e não conquistou a Terra (que era seu objetivo principal), mas também teve um filho em Thraxa e lutou contra seu próprio povo para salvar os Thraxans, que são vistos como uma raça inferior pelos Viltrumitas.
No momento, as perspectivas não parecem tão boas para o Omni-Man, mas ele ainda não terminou. Ele pode estar prestes a ser executado, mas ainda não está morto, e considerando como as coisas estão progredindo, há uma boa chance de que Viltrum tenha uma guerra à sua porta antes de matar aquele que os traiu. De acordo com os quadrinhos, Omni-Man não apenas retorna à Terra, mas também se torna seu salvador, papel que ele adotou em primeiro lugar.
Por que Omni-Man pede a Mark para ler seus livros?
Já era fato estabelecido em ‘Invencível’ que Omni-Man é praticamente indestrutível. No episódio final da 1ª temporada, quando ele fica cara a cara com Mark, Cecil joga tudo em Omni-Man, mas até ele sabe que nada que eles façam pode matá-lo. Na melhor das hipóteses, isso só o atrasará. No quarto episódio da 2ª temporada, descobrimos para onde o Omni-Man foi depois de quase espancar seu filho até a morte. Ele viaja pelo universo sozinho. A certa altura, ele fica na frente de um buraco negro, e mesmo isso não tem efeito sobre ele. Quão forte ele deve ser para sobreviver à atração gravitacional de um buraco negro?
Tudo o que aconteceu até agora sugere que quase não há nada que possa matar o Omni-Man, mas sabemos que os Viltrumitas podem ser mortos, pelo menos uns pelos outros. Mark luta para combatê-los, mas aproveita seu potencial quando para de se conter. No final, porém, nem mesmo sua coragem é suficiente para matá-los. Mas pelo menos agora ele sabe que os Viltrumitas não são invencíveis. Eles podem ser mortos e existem maneiras mais fáceis de fazer isso. Omni-Man quer que seu filho saiba disso agora que os Viltrumitas lançaram um ultimato sobre ele. Ele sabe que Mark precisará de tudo à sua disposição para ter as ferramentas não apenas para sobreviver, mas também para vencer a guerra contra o inimigo, por isso o direciona para seus livros.
Antes de Mark adquirir seus poderes e se tornar um super-herói, ele era obcecado por outros super-heróis. Ele era um nerd de quadrinhos e tinha vários quadrinhos apresentando o Omni-Man. Naquela época, ele não sabia da identidade Viltrumita de seu pai, mas agora, quando os ler novamente, verá tudo sob uma nova luz. Ele aprenderá coisas que havia perdido antes, como a fraqueza dos Viltrumitas e como matá-los.
A série já deu a entender suas fraquezas com uma cena do segundo episódio, onde Mark luta contra um monstro marinho na Atlântida em vez de ter que se casar com sua rainha. A criatura cria um som que é insuportável para Mark, e por ele ser meio Viltrumita, deve ser insuportável para eles também. Esta é apenas uma das coisas que Mark precisa saber para se preparar para a guerra que se aproxima e, como disse seu pai, o livro responderá a todas as suas perguntas.
Donald é um super-herói?
Um dos muitos mistérios que a segunda temporada estabelece é a verdadeira identidade de Donald. No final da 1ª temporada, Omni-Man rompeu a coluna e então Donald saiu correndo da casa, dentro dela, na esperança de matar o Omni-Man. Isso deveria tê-lo matado, mas lá estava ele novamente no primeiro episódio da 2ª temporada, sem nenhuma lembrança de ter enfrentado o Omni-Man. Ele não teria prestado atenção se não fosse Debbie ficar chocada ao vê-lo. Isso o leva a descobrir que seus empregadores estão mentindo para ele e ele rastreia o vídeo em que se vê morrendo.
Esta revelação abala Donald, e ele teme não ser totalmente humano. Ele se corta para ter certeza de que não é um robô. Ele fica feliz em ver o sangue escorrendo de suas veias, mas a ponta da faca que ele usou para se cortar está torta. Se ele fosse apenas outro ser humano, a faca não teria sido danificada. Antes que ele possa refletir sobre o que isso significa, ele é chamado para enfrentar uma emergência.
Até agora, está claro que Donald não é totalmente humano. Ele poderia ser um clone, como os Gêmeos Mauler, criados pela GDA usando seu DNA. Eles teriam apagado as memórias do dia em que ele morreu para poupá-lo do trauma de saber que havia morrido. Eles poderiam ter contratado os serviços de alguém como DA Sinclair, que estava obcecado em transformar pessoas em ciborgues na última temporada. Mesmo sendo um vilão, GDA sabia que não deveria prendê-lo. Eles lhe deram um emprego e faria sentido que usassem seu conhecimento para salvar Donald.
Tudo isso está de acordo com o arco que Donald tem nos quadrinhos, onde ele é revelado como um ciborgue, embora seja bem mais tarde nos livros. Donald sendo um ciborgue também significa que ele tem superpoderes, pelo menos superforça. Na próxima metade da temporada, enquanto ele desvenda a verdade por trás de sua sobrevivência, descobriremos mais sobre os poderes que ele possui e o que isso significa para seu arco em ‘Invencível’.
Leia também: Última Chamada para Istambul | Mehmet e Serin voltam a ficar juntos? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.