9 filmes de terror liderados por mulheres para assistir no Halloween

O mês de outubro é sinônimo de clima sombrio e misterioso, e não há maneira melhor de entrar no espírito do Halloween do que assistindo a alguns filmes de terror. Mas, em vez dos habituais contos dominados por homens, que tal mergulhar em histórias que trazem mulheres no papel principal? Aqui estão nove filmes assustadores protagonizados por elas para celebrar a data com estilo (e arrepios).

Sangue de Pantera (1942)

Dirigido por Jacques Tourneur e produzido por Val Lewton, “Sangue de Pantera” a jovem Irena Dubrovna, uma estilista sérvia que vive em Nova York. Após se casar com o arquiteto Oliver Reed, Irena acredita que seu matrimônio está ameaçado por uma antiga maldição que cai sobre as mulheres nascidas em sua terra natal. Como suas ascendentes, ela crê que irá se transformar em uma pantera assim que vivenciar sentimentos intensos de paixão, raiva e ciúmes, colocando a vida de outras pessoas em risco. Para ajudá-la, Oliver contrata um psiquiatra a fim de entender o que está causando tais pavores. Seria a maldição real? “Sangue de Pantera” é um terror psicológico urbano e intimista, em que o medo é muito mais sentido e imaginado do que visto.

Disponível no Darkflix+ e Belas Artes a La Carte

Vingança (2017)

Em seu primeiro longa-metragem, a diretora Coralie Fargeat consegue juntar elementos que remetem à “Mad Max: Estrada da Fúria”, e obras de Quentin Tarantino e John Carpenter. Na história, o bem-sucedido Richard leva sua jovem amante Jen até uma luxuosa casa isolada ao meio do deserto. Após uma noite romântica, dois amigos de Richard, Stan e Dmitri, chegam ao local. O trio planeja fazer a sua caçada anual na região, porém a presença de Jen desequilibra o grupo. Em pouco tempo, as coisas fogem de controle e um violento ataque desencadeia uma sangrenta busca por vingança.

Disponível na Netflix e no Darkflix+

Os Outros (2001)

Em 2001, o cineasta Alejandro Amenábar nos presenteou com um dos melhores thrillers das últimas décadas. Em “Os Outros”, estrelado por Nicole Kidman, acompanhamos Grace, uma mulher que se isola com seus dois filhos em uma antiga mansão em Jersey, no final da Segunda Guerra Mundial. Lá, ela aguarda o retorno de seu marido. As crianças são fotossensíveis e não podem se expor diretamente à luz solar, por isso o interior do casarão é envolto em penumbra. Para ajudá-la, Grace contrata três criados que precisam seguir suas regras restritas ao pé da letra, mas a chegada desse novo grupo irá quebrar a rotina da família e trazer consequências inesperadas. “Os Outros” foi exibido em diversos festivais internacionais e acumulou 55 indicações à prêmios (inclusive dois BAFTAs, um de Melhor Roteiro Original e outro de Melhor Atriz), dos quais foi premiado com 29 no total.

Disponível no Prime video, Darkflix+ e MUBI

A Possessão de Deborah Logan (2014)

Nesta obra, conhecemos Mia Medina, uma estudante cujo tema de sua tese de doutorado aborda a doença de Alzheimer. Eala e sua equipe, irá documentar durante alguns meses o cotidiano de Deborah Logan, uma idosa diagnosticada com a doença, e de sua filha Sarah. O que começa como um pungente documentário médico sobre o declínio de Deborah e as angustias de Sarah como cuidadora, gradualmente se transforma em um retrato sombrio da demência em sua forma mais assustadora. À medida que eventos apavorantes começam a atormentar a família e a equipe de filmagens, uma maldade indescritível ameaça abalar a sanidade de todos os envolvidos. Trata-se de um terror psicológico que aposta no subgênero “possessão demoníaca” de forma original, fugindo dos clichês saturados sobre o tema.

Disponível no Darkflix+

Você é o Próximo (2011)

Para celebrar o aniversário de 35 anos de casados, o casal Davison reúne seus quatro filhos e os respectivos cônjuges em sua casa de campo. Durante o jantar, a família rica e problemática é atacada, uma flecha vinda do lado de fora atinge um dos integrantes e o caos se estabelece. Presos dentro da residência, eles precisaram escapar de assassinos mascarados que pretendem matar uma a um. Rodado com baixo orçamento, “Você é o Próximo” é um filme independente que chamou a atenção da Lionsgate após circular por diversos festivais. A produtora lançou o longa nos cinemas dos Estados Unidos em 2013 com o objetivo de criar um clássico atemporal. O roteiro criativo, honesto e tenso desafia as expectativas.

Disponível na HBO Max e Darkflix+

Olhos sem Rosto (1960)

Após causar o acidente que deixou sua filha Christiane gravemente desfigurada, o brilhante cirurgião Génessier trabalha incansavelmente para dar à menina um novo rosto. Entretanto, para isso ele sequestra mulheres jovens com a ajuda de sua assistente a fim de transplantar a face delas em Christiane. O seu mundo começa a desmoronar quando sua filha percebe exatamente o que ele está fazendo. “Os Olhos sem Rosto” foi dirigido por Georges Franju e estrelado por Pierre Brasseur, Alida Valli e pela expressiva Edith Scob. Trata-se de um conto arrepiante sobre obsessão e identidade.

Disponível no Darkflix+

A Colina Escarlate (2015)

Realizado por Guillermo del Toro e estrelado por Jessica Chastain, Tom Hiddleston, Mia Wasikowska e Charlie Hunnam, “A Colina Escarlate” apresenta um romance gótico que se passa no final do século 19. A jovem aspirante a escritora Edith se casa com o sedutor Sir Thomas Sharpe, deixando para trás os sentimentos que nutre pelo amigo de infância. Ela vai morar em uma remota mansão gótica, lá, também vive a misteriosa Lady Lucille, irmã de Thomas. A casa é assombrada e Edith decide investigar as aparições fantasmagóricas. À medida que se aproxima da verdade, a jovem percebe que os verdadeiros monstros são feitos de carne e osso.

Disponível no Globoplay, Darkflix+ e Lionsgate+

Os Inocentes (1961)

“Os Inocentes”, adaptação da obra “A Volta do Parafuso” do autor Henry James, é um clássico que aposta no terror psicológico. Na trama, acompanhamos Miss Giddens, a jovem governanta contratada para cuidar dos órfãos Flora e Miles. Logo que chega na sombria mansão, ela se depara com aparições de antigos empregados mortos e com o passar do tempo acredita que os fantasmas estão influenciando o comportamento das crianças. Giddens começa a investigar o passado dos falecidos e o relacionamento que mantinham com Flora e Miles, mas no decorrer do enredo a tensão aumenta e o espectador passa a se questionar sobre a sanidade da protagonista vivida pela atriz Deborah Kerr.

Disponível no Darkflix+

Grave (2016)

A trama de “Grave” acompanha Justine, uma jovem vegetariana que se matricula na conceituada Universidade Saint-Exupéry para cursar veterinária. Seus pais estudaram na mesma faculdade e para completar, sua irmã também deve se formar lá. Após passar por um sangrento trote organizado pelos veteranos da escola, Justine desenvolve um desejo ardente por carne humana. O roteiro faz um paralelo com a adolescência e a sensação de autodescoberta pela qual a maioria passa na faculdade mostrando a passagem entre infância e juventude e a forma como nos tornamos adultos, o que para muitos, é considerada um rito.

Disponível no Darkflix+

Leia também: 13 filmes de terror para apavorar seu Halloween


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: