Vixiiii! O Exorcista: O Devoto estreou com boa bilheteria em seu primeiro fim de semana nos cinemas dos EUA, mas as severas críticas contra o filme estão, supostamente, fazendo a Universal revisar seus planos para a sequência.
Quando adquiriu os direitos da franquia para produzir uma nova trilogia dirigida por David Gordon Green (Halloween), a Universal gastou incríveis US$ 400 milhões. O investimento alto, no entanto, não foi apenas para os novos filmes, mas para explorar a marca de O Exorcista em parques temáticos e outras ações comerciais.
Segundo fontes ouvidas pela The Hollywood Reporter, mesmo uma bilheteria tímida de O Devoto não fará com que o estúdio desista da ideia de fazer uma trilogia. Contudo, a má recepção do filme parece estar obrigando o estúdio a revisar o roteiro do segundo longa, intitulado The Exorcist: Deceiver.
Primeiras reações da crítica
As primeiras impressões apontam que a sequência dirigida por David Gordon Green falhou ao tentar repetir o sucesso do original. Com apenas 23% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme vem sendo massacrado pelos críticos internacionais. Confira algumas reações:
“Um filme que se preparava para ser uma homenagem inteligente e respeitosa a O Exorcista desce às profundezas de uma cópia brega e direto para streaming.” (BBC.com)
“O Exorcista: O Devoto é uma reprodução pálida, enxertando a iconografia da franquia em uma produção elegante e sem inspiração, sem uma razão convincente para sua existência ou qualquer coisa de valor a dizer.” (Silver Screen Riot)
“Quão assustador pode ser um filme quando todo o seu propósito é entregar, na hora certa, todos os detalhes que décadas de filmes de possessão demoníaca nos ensinaram a esperar?” (Variety)
Sobre O Exorcista – O Devoto
Há exatamente 50 anos, o filme de terror mais horripilante da história chegou às telas, chocando audiências ao redor do mundo. Em outubro, um novo capítulo começa. De Blumhouse e do diretor David Gordon Green, que quebraram o status quo com a ressurreição da franquia Halloween, chega “O Exorcista – O Devoto“.
Desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (vencedor do Tony e indicado ao Oscar® Leslie Odom Jr.; “Uma Noite em Miami”, “Hamilton”) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett, de “Good Girls”) sozinho. Mas quando Angela e sua amiga Katherine (a estreante Olivia Marcum) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas, isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o nadir do mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil.
Pela primeira vez desde o filme de 1973, a vencedora do Oscar®, Ellen Burstyn, reprisa seu papel icônico como Chris MacNeil, uma atriz que foi para sempre alterada pelo que aconteceu com sua filha Regan cinco décadas antes. O filme também conta com a vencedora do Emmy, Ann Dowd (“The Handmaid’s Tale”, “Hereditário”), como a vizinha de Victor e Angela, e a vencedora do Grammy, Jennifer Nettles (“Harriet”, “The Righteous Gemstones”) e o vencedor de dois Tony Awards, Norbert Leo Butz (“Fosse/Verdon”, “Bloodline”), como os pais de Katherine, a amiga de Angela.
Quando “The Exorcist”, baseado no best-seller de William Peter Blatty, foi lançado, ele mudou a cultura para sempre, obliterando recordes de bilheteria e recebendo 10 indicações ao Oscar®, tornando-se o primeiro filme de terror a ser indicado ao prêmio de Melhor Filme. “O Exorcista – O Devoto” é dirigido por David Gordon Green, a partir de um roteiro de Peter Sattler (“Camp X-Ray”) e David Gordon Green, baseado em uma história de Scott Teems (“Halloween Kills”), Danny McBride (trilogia “Halloween”) e David Gordon Green, com base nos personagens criados por William Peter Blatty.
O filme é produzido por Jason Blum para a Blumhouse e por David Robinson (“All Eyez on Me”, série de 2016 “The Exorcist”) e James G. Robinson (“All Eyez on Me”, série de 2016 “The Exorcist”) para a Morgan Creek Entertainment. Os produtores executivos são ny McBride, David Gordon Green, Stephanie Allain, Ryan Turek e Atilla Yücer. A Universal Pictures apresenta uma produção Blumhouse/Morgan Creek Entertainment em associação com Rough House Pictures.
O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- Assassinos da Lua das Flores | Scorsese defende as quase 4 horas de duração do seu filme
- A Queda da Casa de Usher já está disponível na Netflix
- Alice Júnior | Filme LGBT da Netflix vai ganhar uma sequência
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.