‘Fundação’ (Foundation) da Apple TV+ termina sua segunda temporada com o Império em crise, já que toda a tensão que vem se acumulando durante toda a temporada leva a alguns confrontos explosivos. O episódio final é cheio de reviravoltas (algumas previsíveis, outras realmente nos pegando desprevenidos) que mantêm o público na ponta da cadeira. À medida que o segundo capítulo termina e a série se prepara para sua terceira temporada, também perdemos alguns personagens queridos cuja ausência ecoará na próxima temporada. Aqui está uma olhada em tudo o que acontece no décimo e último episódio da 2ª temporada de ‘Fundação’ e o que isso significa para nossos protagonistas daqui para frente.
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo do episódio 10 da segunda temporada de Fundação
No final do último episódio, Hari Seldon fez um retorno milagroso justamente quando era necessário. Salvor fica chocada ao vê-lo novamente, mas Gaal não. Acontece que a ligação entre Gaal e ele era mais forte do que se poderia esperar. Quando Hari estava se afogando, Gaal usou sua mente para alterar o cérebro do homem que o assistia morrer. Ela também usou seu poder para fazer todos acreditarem que o homem morto na água era Hari, não o guarda.
Enquanto isso, Hari percorreu o terreno denso e traiçoeiro de Ignis, tentando voltar para Gaal. Enquanto isso, ela tentava esconder a presença dele no fundo de sua mente, em algum lugar que Tellem não o encontrasse. Quando Tellem morre, os residentes de Ignis revelam que ela os mantinha em cativeiro. Ela esteve dentro de suas mentes e, com sua morte, suas mentes estão livres. Eles pedem a Gaal, Salvor e Hari que fiquem e façam de Ignis sua Segunda Fundação.
Em Trantor, Rue e Dusk estão presos na prisão que já prendeu Demerzel. Quando ela os encontra lá, todas as pretensões são abandonadas. Demerzel revela que ela foi programada para garantir a segurança e continuidade da Dinastia Genética, o que significa que ela pode fazer qualquer coisa para garantir que ninguém, nem mesmo os Cleons, possa fazer algo para prejudicá-la. Ela confessa que contratou os Blind Angels, mas o objetivo não era assassinar Day. Era colocar a culpa em Sareth e executá-la para que seus planos de se casar com Sareth e ter filhos fossem arruinados.
Enquanto isso, Day fica mais sanguinário e decide explodir todos os planetas que passaram a fazer parte da Fundação. Isso leva Bel Riose a se levantar contra ele. Acontece também que Hober Mallow conseguiu fazer uma aliança com os Espaciais, e fazia parte do plano de Hari Seldon levar toda a frota de Day para Terminus para que pudesse ser destruída. No entanto, ao iniciar esse processo, Mallow também assina uma sentença de morte para si e para todos os outros membros do navio.
Day fica com raiva e tenta encontrar uma saída para a morte certa. Isso leva a uma briga entre ele e Bel Riose, que usa o dispositivo de Mallow para trocar de corpo. Então, quando as pessoas veem Bel Riose sendo jogada para fora da câmara de descompressão para o espaço, na verdade é Day. Embora Bel Riose se vingue de Day, isso não muda em nada o fato de que o navio está afundando. Existe apenas um pod que pode tirar apenas uma pessoa do perigo. É decidido que Constant deveria aceitá-lo. Sem ela, Hober Mallow e Bel Riose compartilham uma taça de vinho e acabam morrendo com o resto da frota.
Final da 2ª temporada de Fundação: Salvor está morta?
Na Ignis, as coisas se acalmam à medida que Salvor, Gaal e Hari são aceitos pelas pessoas. Eles fazem uma pausa e se orientam. Salvor recupera seus poderes e joga cara ou coroa com as crianças enquanto Gaal e Hari são atendidos. Sem o conhecimento deles, Tellem havia penetrado na mente de um menino. Foi difícil para ela entrar na mente de Gaal, mas ela conseguiu isso facilmente com o garoto, que era muito menos poderoso. Mesmo assim, o menino sente a presença dela em sua mente e tenta alertar os outros, mas quando descobrem já é tarde demais.
Tellem assume o controle total da mente do menino e o usa para atacar Gaal. Salvor antecipa isso e mata o menino, mas também leva um tiro dele enquanto tentava salvar Gaal. O menino morre, o que significa que Tellem está morto para sempre desta vez. No entanto, as coisas também não parecem tão boas para Salvor. Seus ferimentos são graves demais para se recuperar e ela sangra até a morte. Sua morte é um choque para todos, especialmente para Gaal, que viu Salvor morrer 150 anos no futuro. Ela sabia que a vida de Salvor estaria em perigo, mas estava se preparando para mudar esse futuro e não previu que isso aconteceria tão cedo.
Embora não haja como trazer Salvor de volta, sua morte abre a porta para uma nova possibilidade. Afinal, o futuro pode ser mudado. Não está fixado em pedra. Se Salvor morreu 150 anos antes de seu tempo, tudo o que acontecer a seguir também poderá ser alterado. Isso significa que o Mula, que parecia invencível no futuro, também pode ser derrotado. Na mesma linha, também podemos explicar a morte de Hober Mallow. Ao ouvir seu nome 150 anos no futuro, esperava-se que ele estivesse lá para lutar ao lado dos Mentallics. Mas agora que ele está morto, qualquer papel que possa ter desempenhado no futuro pode ser reescrito.
O que acontece com Hari e Gaal?
Enquanto Gaal luta contra a perda da filha, ela sabe que não pode parar. O Plano ainda está em andamento e eles precisam criar a Segunda Fundação e se preparar para o Mula, que os espera 150 anos no futuro. Hari diz a Gaal para entrar em sono criogênico, acordar uma vez por ano para manter contato com os Mentallics e voltar 150 anos depois para enfrentar o Mula. Ele planeja ficar acordado e ensinar psico-história aos Mentais durante esse período, preparando-os para a guerra que se aproxima. Porém, Gaal tem outros planos.
Tendo perdido Salvor, Gaal também não está pronto para perder Hari. Ela acredita que eles podem levar um ano antes de entrarem no sono criogênico, durante o qual podem ensinar Mentália juntos. Seria uma curva de aprendizado mais rápida, pois Hari não teria que fazer tudo sozinho. Assim que acharem que os Mentallics estão prontos para seguir em frente por conta própria, eles podem entrar em sono criogênico e acordar quando estiverem prontos para enfrentar o Mula.
Na cena final, a série dá um salto de 152 anos, e encontramos o Mula se preparando para lutar contra Gaal Dornick porque sabe que já é hora de ela acordar. Ele sabe o que está por vir e está pronto para isso. Gaal e Hari, por outro lado, entrarão completamente alheios ao que aconteceu no mundo exterior durante sua ausência. Felizmente, eles terão reforços.
Retrocedendo 152 anos no tempo, descobrimos Constant flutuando no espaço, esperando ser encontrada por alguém antes que o oxigênio em sua cápsula acabe. Felizmente, ela é encontrada e fica chocada quando se encontra na frente do Vault. Acontece que todos no Terminus, incluindo Poly Verisof e Glawen, estão vivos. Seldon queria que Day explodisse Terminus, mas isso não significa que ele queria que a Primeira Fundação fosse destruída. Todos no planeta foram levados para dentro do Vault, que é um lugar muito maior do que se poderia esperar. Todos os entes queridos de Constant estão seguros. Ela não está sozinha, nem Hari e Gaal estarão quando acordarem, mais de um século e meio depois.
O que acontece com Dawn e Sareth?
Enquanto as coisas mudam em Terminus e Ignis, Trantor também testemunha algumas mudanças. Quando Sareth é preso, Dawn tenta salvá-la de Demerzel, mas ele vê a marca verde em seu pescoço, feita por Dusk. Ele percebe que esta é a marca de um traidor, o que significa que não pode confiar em Demerzel. Mais tarde, ele aproveita uma oportunidade e foge com Sareth. Demerzel e o resto são distraídos pelos dois servos de Sareth se passando por ela e Dawn, enquanto os verdadeiros Sareth e Dawn fogem.
Quando Demerzel percebe o que aconteceu, Dawn e Sareth já estão fora de Trantor. Demerzel os avisa que sua programação a fará persegui-los e matá-los, não importa o que façam. Em troca, Dawn simpatiza com Demerzel, enquanto Sareth revela que está grávida. Demerzel afirma que apenas ter uma gravidez não significa que a sua prole será forte o suficiente. No entanto, Dawn e Sareth não se incomodam com suas previsões. Eles estão satisfeitos por estarem um com o outro e sabem que criarão seus filhos com amor e carinho.
Com todos os três Cleons desaparecidos de uma vez, Demerzel decanta três novas versões. Mais uma vez, ela está no controle total da Dinastia Genética, pois os novos clones a seguirão, acreditando que eles estão no comando o tempo todo, e ela continuará a cumprir os princípios de sua programação. Acontece também que quando Demerzel deixou Day no navio com Bel Riose e os outros, ela pegou o Prime Radiant. Embora ela ainda não entenda totalmente, ela eventualmente entenderá.
Isso significa que quando Hari e Gaal pararem de chorar, Demerzel poderá saber todo o seu plano. Isso a coloca em uma posição de poder, o que não é um bom presságio para nossos heróis, porque eles já têm a Mula pela frente. Mas então, considerando que Hari Seldon planejou a chegada de Day e até mesmo a destruição de Terminus, será que ele intencionalmente deixou o Prime Radiant ser levado embora, como se soubesse que acabaria nas mãos de Demerzel? É a versão real ou alguma versão falsa dela com a qual Seldon queria manter Demerzel ocupado para que ele pudesse se concentrar na Segunda Fundação? Se for real, então Seldon espera ter Demerzel ao seu lado, mostrando-lhe o futuro que os espera? Quando a Mula chegar, Demerzel ajudará Hari e Gaal ou ela inventará seus planos? Só a próxima temporada dirá.
Leia também: Bela Vingança | Ela morre? Entenda o final do filme na Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.