‘A Milhões de Quilômetros’, do Prime Video, é estrelado por Michael Peña no papel de Jose Hernandez, que passou por uma árdua jornada para realizar seu sonho. O filme foca na história da vida real de Hernandez, desde a infância, quando ele realiza seu sonho de se tornar astronauta, até a idade adulta, quando trabalha incansavelmente para tornar esse sonho realidade. O filme se aproxima da realidade e explora diferentes capítulos de sua vida, focando principalmente no relacionamento com sua família, que o apoiou ao longo de sua jornada e sacrificou seus próprios sonhos para que ele pudesse ter os seus. Se você está se perguntando o que acontece no final do filme, se Jose realiza seu sonho de ir ao espaço, aqui está o que você precisa saber.
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de A Milhões de Quilômetros
No início de ‘A Milhões de Quilômetros‘ conhecemos o jovem Jose e sua família, deixando sua casa no México para ir para os EUA em busca de uma vida melhor. Eles trabalham nos campos, colhendo frutas e legumes, muitas vezes uvas. Durante vários meses, eles ficam em Stockton, onde Jose estuda, ao mesmo tempo que ajudam a família no campo. Ele demonstra talento para matemática e ciências, o que é notado por sua professora, a Sra. Young.
Ela incentiva Jose a trabalhar mais e a fazer perguntas para alimentar sua curiosidade, mas a movimentação constante de sua família atrapalha sua educação. Eventualmente, a Sra. Young fala com a família de Jose e os aconselha a se estabelecerem em Stockton. Quanto mais se movimentarem, maior será o impacto na educação dos seus filhos. Ela vê Jose como um jovem promissor que fará grandes coisas em sua vida e não quer que seu potencial seja desperdiçado.
Depois de pensar um pouco, a família de Jose decide se estabelecer na América. O pai de Jose tem que desistir do sonho de ter uma casa no México e, embora pareça controlar Jose, ainda desiste do sonho para que seus filhos possam ter uma vida melhor. A estabilidade permite que Jose se concentre em seus estudos, e ele se forma na escola para estudar engenharia e se tornar engenheiro em uma instalação financiada pelo governo federal. Seu novo trabalho deixa todos ao seu redor orgulhosos porque ele fez o que todos queriam fazer. Ele deixou para trás a vida nos campos e fez algo melhor de si mesmo.
Embora Jose esteja feliz por ter o novo emprego, ele ainda tem muitos obstáculos pela frente. Ele é subestimado e ignorado desde o primeiro dia de trabalho, quando ninguém parece se importar com suas ideias e opiniões. Ele está limitado a copiar documentos na copiadora, em vez de ser colocado em um projeto onde seu tempo e energia significarão alguma coisa. Além disso, a secretária o confunde com zelador e lhe entrega as chaves de todos os quartos. Mesmo assim, José não desanima. Ele encontra uma maneira de virar isso a seu favor e se inscreve paralelamente no programa espacial da NASA. Mas o sucesso ainda está muito longe dele.
Final de A Um Milhão de Quilômetros: Jose Hernandez vai para o espaço?
À medida que Jose começa a se inscrever no programa espacial e é rejeitado uma após a outra, ele não desanima. Ele trabalha mais em seu trabalho e continua se inscrevendo no programa. Nesse ínterim, conhece Adela, por quem se apaixona. Quando ele pergunta qual é o sonho dela, ela revela que quer ser chef e ter seu próprio restaurante. Quando ela pergunta qual é o sonho dele, ele diz que quer ser astronauta. A princípio ela ri, mas depois percebe que ele está falando sério e o aplaude por sonhar alto.
Adela só percebe a verdadeira determinação de Jose anos depois. Nessa época, eles estão casados e já têm dois filhos e outro a caminho. Jose não conta a ela que há anos se inscreve no programa espacial. Ela descobre isso quando descobre as cartas de rejeição. Ela se sente péssima porque seu marido não pôde confiar nela o suficiente para compartilhar esse sonho com ela. Eventualmente, eles deixam de lado suas diferenças, e Adela pergunta a Jose por que ele foi rejeitado e outros foram aceitos em seu lugar. O que eles tinham que ele não tinha?
Ao refletir sobre essa questão, Jose percebe que ser um astronauta envolve muito mais do que apenas ser um grande engenheiro. Aqueles que se inscrevem no programa têm outras coisas em que são excelentes. Muitos deles podem pilotar um avião, têm horas e horas de experiência em mergulho, estão em ótima forma física e muitas vezes conhecem outros idiomas. Percebendo que estava faltando tudo isso, Jose decide corrigir a situação. Adela diz que eles deveriam usar as economias para inscrevê-lo em todos esses cursos.
Com o tempo, Jose aprende a voar e a mergulhar. Ele começa a correr maratonas e aprende a falar russo. Quando surge a oportunidade, ele vai para a Sibéria, esperando que a experiência reflita bem em sua candidatura. Nesse meio tempo, ele também sente falta do nascimento de seu filho. Até agora, ele já foi rejeitado onze vezes e, quando chega a hora de se candidatar novamente, Adela sugere uma abordagem diferente. Ela acha que ele não deveria enviar sua inscrição pelo correio, mas sim ir lá pessoalmente. Jose segue o conselho dela e logo chega a carta de aceitação.
Embora Jose seja aceito no programa, isso ainda não garante que ele será enviado ao espaço. Ele aprendeu muitas coisas sozinho, mas agora precisa se esforçar ainda mais. Ele tem que ser muito melhor em tudo e, às vezes, a pressão de fazer tudo isso o atinge. Ele começa a ficar para trás em várias coisas e sente falta da família, de quem se sente completamente desligado. Jose pergunta a Kalpana Chawla, cientista que auxilia no curso de treinamento e que já esteve no espaço, se valeu a pena ficar tão distante da família. Ela garante a ele que sim.
Com o tempo, Jose melhora e é notado pelos seus superiores por ser um jogador de equipe que não se concentra apenas no próprio sucesso, mas também ajuda os outros ao seu redor. À medida que José fica mais confiante, uma tragédia acontece. O ônibus espacial Columbia cai durante a reentrada na Terra, e todos os astronautas a bordo, incluindo Chawla, morrem. Isto coloca um grande ponto de interrogação sobre se outro ônibus espacial será enviado ao espaço se não for considerado suficientemente seguro. Até Jose começa a se perguntar se vale a pena apostar. O que aconteceria com sua família se algo assim acontecesse com ele?
Quaisquer dúvidas que ele possa ter são dissipadas quando José descobre que a NASA continuará enviando ônibus espaciais para o espaço e ele é escolhido para a próxima viagem. Não só isso, mas ele servirá como número dois de Sturckow, que liderará a missão. Antes de dizer sim à missão, José diz que precisa consultar a esposa. Se ela não lhe der luz verde, ele não irá. Quando ele dá a notícia para Adela, ela fica feliz por ele e nem pensa em dizer não.
À medida que o dia do lançamento se aproxima, Jose e Adela ficam ansiosos, mas encontram conforto em conversar sobre isso. Toda a sua família, incluindo sua professora, a Sra. Young, é convidada para assistir ao lançamento, e todos assistem com a respiração suspensa enquanto o ônibus sai da Terra. O lançamento é um sucesso e Jose finalmente chega ao espaço. Ele olha pela janela e vê a Terra, lembrando-se do que Chawla lhe contou sobre a vista. Ele sorri porque, depois de todo o trabalho árduo, sacrifícios, perdas e dores, finalmente alcançou o sonho que se propôs realizar quando era um menino de dez anos.
Leia também: Bela Vingança | Ela morre? Entenda o final do filme na Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.