Em 2007, moradores do Jardim Novo Colorado, na periferia de Cuiabá (MT), se reuniram para pagar a fiança de Sapinho, traficante e morador da comunidade que garantia a segurança de todos ali. Essa história real, que ocupou as páginas dos jornais locais, é o ponto de partida para Cinco Tipos de Medo, dirigido por Bruno Bini e co-produzido pelas produtoras Plano B e Druzina Content. O longa começa a ser rodado na capital mato-grossense a partir de hoje, 11 de setembro. Além de Cuiabá, haverá cenas nas cidades de Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, também em Mato Grosso.
Com o ator e cantor Xamã e a atriz cuiabana Bella Campos entre os papéis principais, o longa metragem tem a história de Sapinho como pano de fundo desse drama urbano que se passa com muita ação, conectando a história de cinco personagens ligados ao traficante. Segundo os vizinhos, Sapinho mantinha a comunidade em que morava segura, mas após sua prisão acabou sendo invadida por bandidos de outros bairros.
O diretor do longa, Bruno Bini, ressalta que “Cinco Tipos de Medo” mostra como a violência impacta na vida de todos, independente de idade, gênero ou classe social. “O filme é inspirado em fatos reais e que transbordaram para o roteiro de ficção, com toques de fatos que acontecem cotidianamente à nossa volta. O filme toma liberdades criativas, em especial com as narrativas. Os personagens estão em busca de redenção e só a encontram quando se permitem compartilhar suas vidas com as outras pessoas”, diz o diretor sobre sua décima produção cinematográfica.
Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, coprodutora de Cinco Tipos de Medo, enxerga nessa produção uma grande oportunidade de diversificar o cinema nacional, envolvendo produtoras de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, um elenco bastante diverso e uma produção que envolve mais de 180 pessoas de nove estados (MT, SP, RS, RJ, ES, MG, DF, BA e PE) na produção.
“É muito importante a gente ter essa diversidade de pessoas pois o Brasil é multicultural. Apesar do pólo nacional audiovisual estar no eixo Rio-São Paulo, existem profissionais qualificados do setor em todas as regiões, e este longa é uma prova disso. Aqui temos vários sotaques, hábitos e ideias que, juntas e misturadas, vão trazer um filme bastante brasileiro valorizando, principalmente, o Centro-Oeste do nosso País”, diz.
A atriz Bella Campos, interpreta Marlene – uma das protagonistas, retoma à sua terra natal nesta produção para estrear seu primeiro filme. “Sempre quis fazer cinema nacional e recebi esse convite para filmar na minha terra, contando uma história local que eu não conhecia. Está sendo um processo saboroso de reconexão, de resgate até do meu sotaque. Já chego com uma personagem que é a representação das mulheres brasileiras, que são sonhadoras e muito determinadas para atingir seus objetivos”, conta.
Já o rapper Xamã, que fará o traficante Sapinho, vai encarar sua primeira experiência no cinema. “Sempre gostei de cinema, minha linguagem em clipes já era 100% cinema e essa é a minha primeira oportunidade como ator. Quero humanizar o personagem, pois ele é uma pessoa com grande potencial mas que, por situações adversas, seguiu um caminho que não foi legal. E claro, vale lembrar que a arte sempre é uma oportunidade de tirar pessoas de ciclos de violência”, finaliza.
Leia também:
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.