Por trás das filmagens de “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”

Com estreia marcada para 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” é baseado na inacreditável história real de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá nome ao filme.

Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer. “Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real“, ele compartilha. “Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam”.

“Eu sabia que Neill traria uma sensação visceral e emocionante para o filme”, diz David Harbour, que se junta ao elenco como Jack, um ex-piloto que se torna o engenheiro-chefe de Jann Mardenborough (Archie Madekwe) e ensina a ele os detalhes de um carro de corrida de verdade. “O que eu realmente não sabia era o quanto estaríamos trabalhando com carros, pilotos e pistas reais. Tudo contribui para a intensidade da experiência – o que é fundamental para fazer um filme sobre pessoas tendo uma experiência muito intensa, arriscando tudo pelo que amam.”

As pistas que serviram de cenário desta eletrizante obra incluem o Slovakia Ring, na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nurburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring, na Áustria e o Hungaroring, na Hungria. E no banco do motorista de muitas cenas, Blomkamp tinha uma arma secreta para mostrar a sensação de Jann Mardenborough ao volante: o próprio piloto, que atuou como dublê de Archie Madekwe.

“A última vez que estive na Hungria, a pista estava lotada de caminhões para uma corrida”, diz Mardenborough. “Desta vez, estava lotado de caminhões para um filme que estava sendo feito sobre mim. É tão surreal”.

Mas não bastava ter os carros certos e pistas reais. A escolha de câmeras também foi fundamental para dar ao público a oportunidade de se imaginar pilotando uma máquina a 320 quilômetros por hora. Em “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, foram utilizados drones cinematográficos de visão em primeira pessoa para acompanhar os carros de corrida e dar pontos de vista raramente, ou nunca, vistos antes.

Outra tecnologia empregada durante as gravações do filme foi a câmera Sony Venice 2 com a extensão Rialto, que permite a separação do sensor do corpo da máquina. Desta forma, Blomkamp pôde colocar sua câmera em lugares minúsculos e antes inacessíveis dentro e fora do carro. “Os protótipos de carros de corrida são espaços apertados”, diz Blomkamp. “Não é possível colocar um sensor 6K ou 8K de nível cinematográfico em seu interior, para estar com o ator sem filmar através do vidro polarizado – exceto com o Rialto. Se você quer criar uma sensação de intimidade, não há outro jeito.”

A iluminação, fotografia e design de produção também foram peças-chave para trazer realismo para o filme. “Se você fizer uma pausa e olhar para um único quadro, ele nunca deve parecer sintético, excessivamente iluminado, excessivamente saturado ou falso. Tudo é derivado da realidade”, diz o diretor.

Sobre Gran Turismo: De Jogador a Corredor

Baseado em uma história real, o filme é o conto de realização de desejo final de um jogador adolescente do Gran Turismo cujas habilidades de jogo venceram uma série de competições da Nissan para se tornar um verdadeiro piloto profissional de carros de corrida. 

Asad Qizilbash da PlayStation Production e Carter Swan, Doug Belgrad e Dana Brunetti estão produzindo. O criador do jogo Kazunori Yamauchi e Hall são os produtores executivos.

Gran Turismo, o jogo foi lançado pela primeira vez no Japão em 1997 pela Polyphony e Yamauchi, que revolucionaram o gênero de jogos de corrida criando o que é considerado o simulador de direção mais autêntico, com gráficos realistas, tecnologia de física e atenção precisa aos detalhes. Lançado em 4 de março de 2022, o mais recente jogo da Polyphony, Gran Turismo 7 para PlayStation 5 e PlayStation 4, reúne o melhor do Gran Turismo ao longo dos anos.

Leia também:


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: