Com Gran Turismo, a PlayStation Productions oferece aos fãs do adorado simulador de condução um tipo diferente de adaptação de videogames. Em vez de criar uma história fictícia ambientada no universo digital do Gran Turismo, o filme é inspirado na jornada da vida real de Jann Mardenborough, um jogador apaixonado que teve a oportunidade de sua vida quando a Nissan lhe ofereceu uma posição em sua equipe de pilotos profissionais. Uma história tão curiosa merece o seu tempo nas telonas, mas como esperado, Gran Turismo toma algumas liberdades com a verdadeira história de Mardenborough em favor do drama. Então, quanto de Gran Turismo é verdade, e quais são as principais diferenças entre o filme e a carreira de sucesso de Mardenborough?
A GT Academy existiu — durante oito anos
Embora a GT Academy pareça algo inventado para fins dramáticos, o programa existiu, de fato. Em 2006, o visionário executivo da Nissan Europa, Darren Cox, teve uma ideia audaciosa de transformar os jogadores do Gran Turismo em verdadeiros pilotos, graças a uma parceria única entre a empresa de automóvel e a Sony. Impressionado com a forma como o popular videogame conseguiu simular as condições de uma competição de corrida real, Cox percebeu que Gran Turismo da Sony poderia ser usado como o primeiro passo para a formação de uma nova geração de pilotos profissionais, levando a uma campanha de marketing que poderia ajudar a Nissan a alcançar toda a nova geração de consumidores. Dessa ideia surgiu a GT Academy, competição que premia os melhores jogadores de Gran Turismo com treinamento imersivo na vida real dirigindo carros de corrida da Nissan.
Embora Gran Turismo permaneça fiel à ideia geral da GT Academy, a cinebiografia muda a história. Para começar, no filme, a GT Academy é criada pelo executivo de marketing Danny Moore (Orlando Bloom), que se inspira em Cox, mas não mantém seu nome. Além disso, no filme, o processo de entrada na GT Academy é altamente simplificado. Em Gran Turismo, Danny rastreia a história dos jogos de Mardenborough (interpretado por Archie Madekwe ) em uma máquina de fliperama, percebendo que o jovem estabeleceu alguns recordes impressionantes na franquia de videogame e, no filme, Mardenborough recebe um convite inesperado para participar de uma corrida online, dando início à sua carreira de piloto profissional.
Na vida real, porém, os jogadores tinham de participar ativamente nas fases digitais da competição GT Academy utilizando o ID da PlayStation Network. Depois de se inscreverem no programa, os jogadores tiveram que estabelecer recordes usando carros Nissan no simulador de direção antes de participar de uma final nacional que selecionou um piloto de cada país participante. Os vencedores da fase nacional foram levados para um campo de corrida com a duração de uma semana, onde competiram em vários desafios até que um piloto foi selecionado para se juntar ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Nissan. O programa foi encerrado em 2018 depois que a Nissan mudou sua política de automobilismo e reduziu os investimentos internacionais.
Jann Mardenborough não foi o primeiro vencedor da GT Academy
Em Gran Turismo, acompanhamos Mardenborough à medida que ele se junta à primeira turma da equipe GT Academy e eventualmente se torna um piloto profissional. As coisas não aconteceram exatamente assim na vida real, no entanto. A primeira competição da GT Academy foi realizada em 2008, com o jogador espanhol Lucas Ordóñez tornando-se o primeiro piloto graduado do programa. Em 2009, Cox deu um passo atrás na GT Academy para avaliar o sucesso do programa. A GT Academy regressaria em 2010, expandindo-se rapidamente para além da Europa nos anos seguintes. Em 2010, o jogador francês Jordan Tresson formou-se no programa europeu. Mardenborough foi apenas o terceiro campeão europeu da GT Academy, ganhando o grande prémio em 2011. Mesmo assim, Mardenborough se destacou por se tornar o mais jovem vencedor da competição, tornando-se piloto profissional com apenas 19 anos, sem qualquer experiência anterior com automobilismo.
Outra grande diferença entre o filme e a experiência da vida real de Mardenborough é que o piloto não moldou toda a sua vida em torno do automobilismo. Na cinebiografia, Jann sempre sonhou em se tornar um motorista profissional. Ainda assim, o verdadeiro Mardenborough acabou de entrar na competição da GT Academy para ter algo para fazer no seu ano sabático antes da faculdade. Como ele disse ao The Telegraph: “Eu simplesmente adorava carros. Qualquer que fosse o automobilismo que estivesse passando na TV na época, eu assistia. Eu não estava ciente de todas essas séries de corridas diferentes. Quando eu era mais velho, comecei a assistir diferentes trechos, mas nunca assisti mais de duas horas consecutivas.”
‘O acidente mortal de Gran Turismo também aconteceu na vida real
Um dos momentos mais chocantes de Gran Turismo acontece quando Mardenborough sofre um acidente inesperado que tira a vida de um espectador. Depois disso, Mardenborough considera abandonar a carreira de motorista profissional. O infeliz acontecimento fez de fato parte da carreira de Mardenborough, um momento decisivo que o próprio piloto pediu à PlayStation Production para incluir no filme. Em declarações ao The Sunday Times, Mardenborough disse: “É a minha vida; faz parte da minha história. Portanto, sinto que teria sido um desserviço para o público se isso não estivesse lá.” No entanto, embora Gran Turismo inclua uma versão do acidente, ele a altera completamente para se adequar melhor à história.
No filme, Mardenborough perde o controle de seu carro em uma de suas primeiras corridas profissionais. O evento leva atletas do automobilismo a unir forças para banir os sim-drivers das competições oficiais, levando Cox a apostar tudo nas 24 horas de Le Mans, uma das pistas mais exigentes. Liderando uma equipa de sim-drivers, Mardenborough termina a pista de Le Mans em terceiro lugar, garantindo o futuro da GT Academy. Na vida real, o acidente de Mardenborough aconteceu em 2015, dois anos depois de ele ter corrido pela primeira vez nas 24 horas de Le Mans em 2013. Além disso, a primeira vez de Mardenborough em Le Mans aconteceu dois anos depois da sua experiência na GT Academy, quando o piloto já havia corrido em algumas das melhores pistas do mundo. Assim, embora o trágico acidente tenha levado Mardenborough a questionar a sua carreira, nunca representou um problema para a existência da GT Academy.
É um tanto questionável para o Gran Turismo mudar a história de uma morte real para dar ao protagonista do filme o empurrão que ele precisa para se tornar um campeão. Ainda assim, é interessante que Mardenborough estivesse tão envolvido com o roteiro e disposto a mostrar o ponto mais baixo de sua jornada como piloto profissional.
Leia também: Crítica | Gran Turismo – Passeio agradável que derrapa no motivacional
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.