O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, finalmente abordou o elefante na sala de Hollywood: as greves simultâneas do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) e do Sindicato dos Roteiristas (WGA).
Durante a reunião de divulgação de resultados do segundo trimestre da empresa, Sarandos revelou que os estúdios, representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), eram contrários às greves. “Essa greve não é um resultado que desejávamos“, disse ele. As informações são do Variety.
“Fazemos negociações o tempo todo. Estamos constantemente sentados à mesa negociando com roteiristas, diretores, atores, produtores e todas as partes envolvidas na indústria. E realmente esperávamos chegar a um acordo até agora. Portanto, quero dizer também, se me permitirem, em um nível pessoal, fui criado em uma família ligada a sindicatos.
Meu pai era eletricista sindicalizado. Lembro-me da sua filiação ao sindicato porque essa associação fazia parte significativa das nossas vidas enquanto eu crescia. Lembro-me também de mais de uma ocasião em que meu pai estava em greve. Isso impactava bastante nossa família, tanto financeira quanto emocionalmente.”
Após o desabafo, ele ainda acrescentou: “Vocês devem saber que ninguém aqui, ninguém dentro da AMPTP, e tenho certeza de que ninguém no SAG ou no WGA, tratou isso com leviandade“. No entanto, ele admite que ainda há muito trabalho a ser feito, mas torce para que todas as partes cheguem a um acordo o mais rápido possível. “Um acordo que seja justo e que permita que a indústria e todos os envolvidos nela avancem para o futuro.”
Sobre a greve
A última rodada de negociações entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP) terminou sem um acordo, segundo a Variety, e o contrato entre as duas associações expirou oficialmente na madrugada de hoje (13).
Isso significa que a greve dos atores já é uma realidade – em um comunicado oficial, o SAG-AFTRA revelou que o comitê de negociações aprovou unanimemente a recomendação de greve. Ainda pela manhã de hoje, a diretoria do sindicato deve se reunir para oficializar a paralisação.
Representantes do SAG e da AMPTP deram declarações antagônicas à imprensa após a falha nas negociações. Fran Drescher, presidente do sindicato dos atores, disse que os estúdios responderam de forma “insultante e desrespeitosa” aos pedidos dos intérpretes.
“O SAG-AFTRA negociou de boa fé. Estávamos ansiosos para chegar a um acordo que atendesse suficientemente as necessidades dos atores, mas as respostas da AMPTP às propostas mais importantes que trouxemos à mesa foram insultantes e desrespeitosas à nossa contribuição massiva para esta indústria. Os estúdios se recusaram a abordar significativamente alguns tópicos, e em outros apenas bloquearam nossas propostas. Até que eles estejam prontos para negociar de boa fé, não podemos nem começar a pensar em um acordo“, comentou ela.
Enquanto isso, a AMPTP liberou uma declaração oficial delineando propostas que supostamente foram oferecidas ao SAG-AFTRA durante as negociações. A organização se disse “profundamente desapontada pela decisão do sindicato de abandonar as discussões“.
“Esta é uma escolha do SAG, e não nossa. Fazendo isso, o sindicato rejeitou as propostas históricas que trouxemos para a mesa, incluindo aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias, ampliação dos planos de saúde oferecidos pelos estúdios, proteções para atores no processo de escalação, diminuição dos períodos de contrato para séries de TV, além de um regulamento ousado sobre o uso da inteligência artificial para reproduzir a aparência dos intérpretes. Ao invés de continuar as negociações a partir desse ponto, o SAG-AFTRA nos colocou em um caminho que só vai aumentar as dificuldades financeiras de milhares de pessoas que necessitam da nossa indústria para colocar comida na mesa“, disseram.
A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.
Leia também:
- Island Escape | Luta pela sobrevivência marca o intenso trailer do terror
- Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário é ADIADO por tempo indeterminado
- O Negociador | Thriller policial com Malvino Salvador estreia no Prime Video
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.