A série dramática policial portuguesa da Netflix, ‘Mar Branco‘ (Rabo de Peixe), segue uma história bizarra ambientada em uma pequena ilha. Nada de bom acontece em Rabo de Peixe, e Eduardo acaba com seu golpe de azar. Apesar de ser um ótimo aluno, teve que largar a escola para trabalhar com o pai no barco. Sua falta de graduação tornou-se um obstáculo para sua emigração para a América. A saúde do pai também está piorando, o que deixa Eduardo mais desesperado por dinheiro.
Quando parece que ele nunca vai escapar da pobreza, um barco cheio de cocaína chega à costa da ilha. Isso permite que ele ganhe mais dinheiro do que jamais imaginou. Criada por Augusto Fraga, a série mostra um retrato convincente das lutas dos jovens que querem escapar de suas vidas sombrias. Se você está se perguntando de onde vem a inspiração do programa, aqui está tudo o que você precisa saber.
ALERTA DE SPOILERS!
Mar Branco é uma história verdadeira?
‘Mar Branco’ é inspirada em um evento real ocorrido em 2001 em Rabo de Peixe. Um traficante italiano transportava toneladas de cocaína a bordo de seu iate, cujo leme foi destruído. Devido à grande tempestade, ele decidiu parar na ilha para consertar o leme. Ele escondeu a cocaína nas grutas e enseadas onde pensou que ninguém a encontraria. Ele amarrou tudo com redes e correntes de pesca. No entanto, a tempestade ficou mais forte e as ondas levaram a cocaína para o mar.
O estoque foi encontrado por um morador local que visitou a enseada para pescar e denunciou à polícia. Enquanto cerca de 290 kg de cocaína foram encontrados pela polícia, a quantidade total foi muito mais do que isso. Com o tempo, os ilhéus encontraram diferentes quantidades de cocaína. Nas semanas seguintes, foram apreendidos cerca de 500 quilos de cocaína. Tudo isso por meio de pessoas que relatavam suas descobertas, mas muitas guardavam a cocaína para si.
Alegadamente, a cocaína tornou-se tão comum na ilha que as pessoas tiveram overdose com frequência. Corria o boato de que a cocaína estava sendo vendida em copos de cerveja, que estava sendo usada por pessoas que a interpretavam erroneamente como farinha para cozinhar alimentos, e alguns a usavam como açúcar no café. Há também a história de dois pescadores que supostamente roubaram uma quantidade considerável de cocaína antes de ser encontrada pelos policiais e a venderam tanto que os bancos de seus carros ficaram brancos de pó.
A série da Netflix incorpora todos esses rumores e fatos na história de Eduardo e seus amigos. Fraga, que é dos Açores, queria fazer algo que refletisse a “fortuna e fatalidade da condição humana” ao mesmo tempo em que entregasse algo com o qual o público internacional pudesse se relacionar. “Fiquei especialmente atraído pela ironia divina de fazer isto acontecer nos Açores. Ou seja, é o mundo mais corrupto, de dinheiro e máximo luxo que vai tocar um dos lugares mais puros do mundo”, disse.
Fraga queria explorar a história do ponto de vista de jovens cujas vidas foram mudadas por esses eventos extraordinários. Ele queria que a história fosse sobre “sonhos, destino e ironia divina”. Apesar do caráter ficcional das suas personagens, quis que fosse uma história o mais autêntica possível, pelo que se assegurou que as filmagens decorressem nos Açores. “Não só porque a história, narrativamente, se passa ali, mas porque existe uma relação entre a ilha e esta história… ou seja, a ilha é uma personagem. Existe um drama natural importante para os personagens e para nós”, disse ele, falando sobre os desafios que a equipe enfrentou durante as filmagens.
Embora grande parte do drama da série seja sobre drogas, Fraga não considera ‘Mar Branco’ uma história de tráfico de drogas. “É uma história que senti necessidade de contar – é a outra história do “Rabo de Peixe” que vocês vão ver quando virem a série –, que é a história da necessidade de sair para chegar ao se conheçam”, explicou. Chamando-lhe uma história universal, acrescentou: “É uma história muito mais universal de um grupo de amigos que sofre um acidente, mas é sobre eles, é sobre ser uma ilha, é sobre viver numa ilha, a vontade de partir, de ir para outro lugar, para se sentir preso. Considerando tudo isso, fica claro que um evento da vida real inspirou a série, mas os personagens e sua história não são baseados em pessoas reais. ‘Mar Branco’ é a recontagem de um incidente real, mas contado a partir de lentes fictícias.
Leia também:
- Tin & Tina | Os gêmeos são maus? Entenda o final do terror da Netflix
- A Mãe do Ano | O que acontece com a Nina? Entenda o final do filme da Netflix
- Amor e Morte | Candy Montgomery realmente estava sob medicação durante o julgamento?
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.