MIMO Festival completa 20 anos e anuncia sua Mostra de Cinema

Vinte anos de história, com 57 edições, em mais de 12 cidades no Brasil e na Europa, assistido por um público superior a 2 milhões de pessoas ávidas por ouvir ou descobrir o melhor da música nacional e mundial. Sempre com entrada gratuita, esse é o MIMO Festival. Além dos shows, Fórum de Ideias e Chuva de Poesia, o festival apresenta a Mostra de Cinema, com curtas, médias, longas-metragens e documentários que têm a música como espinha dorsal. As sessões gratuitas acontecem no Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio, de 12 a 14 de maio, no Estação Net (Rio de Janeiro), no dia 17 de maio, e no Cinemax (Itabira), nos dias 20 e 21 de maio. 

Entre os destaque nacionais, estão o média-metragem “Letrux: Viver é um frenesi“, do diretor Marcio Debellian, “Manguebit“, dirigido por Jura Capela, premiado como Melhor Filme durante o Festival In-Edit Brasil 2022, e “Alan“, dos premiados diretores Daniel Lisboa e Diego Lisboa sobre Alan do Rap, um dos precursores do hip hop em Salvador. O documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor“, de Alfredo Manevy, será exibido apenas em Itabira. Já o doc inglês “Rebel Dread“, de William E. Badgley, mostra a Londres dos anos 1970 e o bairro Brixton em que o jovem Don Letts (filho de imigrantes jamaicanos, mas nascido na Inglaterra) estudou e cresceu, com os rastas andando à vontade pelas ruas. E o melhor, Don Letts, músico, DJ e diretor de cinema, estará no MIMO Festival com seu set potente, que combina o punk rock com o reggae.

Vale a pena conferir ainda o documentário francês “Africa Mia“, de Richard Minier e Édouard Salier, que é uma viagem em busca da alma da música afro-cubana, que surge em plena Guerra Fria. Entre os curtas, destaque para “Fantasma Neon“, de Leonardo Martinelli, que foi lançado no Festival de Locarno (Suíça), onde recebeu o “Leopardo de Ouro” de melhor curta internacional, e ganhou quatro Kikitos em Gramado, entre eles o de melhor filme.

O evento, um dos maiores festivais gratuitos de música do país, vai acontecer em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de maio. Irá pela primeira vez para Itabira, cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, de 19 a 21 de maio. Nos dias 16 e 17, o Rio de Janeiro vai abrigar uma versão pocket do festival. As apresentações musicais vão ocupar a Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, no dia 16, data em que o espaço completa dez anos, numa comemoração digna de um dos mais belos complexos culturais da cidade maravilhosa, com continuidade no dia 17, quando acontecerá a Mostra de Cinema no Estação NET Botafogo.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: