Dirigido por Mark Mylod, ‘O Menu‘ é um filme de humor ácido que gira em torno de um famoso chef chamado Julian Slowik, que dirige um restaurante chamado Hawthorne. O filme segue um grupo de indivíduos ricos que chegam a uma ilha particular para jantar em Hawthorne, apenas para perceber que estão presos no estabelecimento. Surpreendendo seus clientes, Slowik revela que nenhuma das pessoas que estão no restaurante sairá viva do local. No final do filme, Slowik mata seus clientes e funcionários ao mesmo tempo em que põe fim à sua vida. Mas por que ele os mata? Vamos descobrir!
ALERTA DE SPOILERS!
Por que Julian Slowik mata seus clientes?
Julian Slowik é um chef que teve origens humildes. Embora não tivesse fama e reconhecimento no início de sua carreira, Slowik tinha a satisfação de preparar pratos à vontade, o que fica evidente no recorte de jornal que Margot Mills/Erin vê na sala pessoal do chef. Slowik é um chef que se considera um artista que criou “obras de arte” que satisfizeram a fome de seus clientes. Durante os dias em que cozinhava cheeseburgers em um restaurante local, ele levava uma vida feliz vendo o contentamento de seus clientes. Sua vida, no entanto, mudou quando ele se tornou um chef famoso.
Depois de se tornar um chef famoso, Slowik perdeu a satisfação que vinha obtendo como “artista”. Passou a cozinhar para uma classe elitista e abastada, que não se preocupa com a alimentação. Os ricos, representados por seus clientes no filme, passaram a comer seus pratos apenas para se vangloriar ou exibir seu status e riqueza. Em vez de experimentar ou saborear os pratos de Slowik, os ricos têm fingido apreciar as criações do chef gastando uma quantia atroz de dinheiro, apenas para serem incluídos em um clube “exclusivo”. A percepção de que sua comida não é apreciada, mas usada pelos ricos para melhorar seu status social, leva Slowik a matar um grupo de clientes que representam a classe.
A seleção de clientes de Slowik também transmite seu motivo. Ele convida Lillian Bloom para matá-la, já que foi ela quem defendeu sua comida para que ele se tornasse um chef famoso, o que matou sua alegria de preparar comida para pessoas que a apreciam de todo o coração. Richard se torna sua vítima, pois não conseguia nem nomear um prato que o chef preparou para ele após onze visitas ao restaurante. George Díaz, o outrora célebre ator, caminha para a morte depois de fingir ser amigo do chef para se gabar também. Slowik não acha difícil levar Tyler à morte por causa de sua obsessão sem sentido por comida.
De todos os seus clientes, Margot/Erin é a única que percebe o mistério por trás do motivo de Slowik. Ela expressa seu desejo de devolver a “comida pretensiosa para os ricos” de Slowik e pede um cheeseburger para saciar sua fome. Slowik cozinha para ela e a vê valorizando a comida, ao contrário dos outros clientes ricos, o que o faz deixá-la escapar da ilha. Erin dá a Slowik a oportunidade de cozinhar para a fome de alguém, o que também satisfaz o coração deste último como artista, o que acaba levando à sua liberdade.
Por que Julian Slowik mata sua equipe?
A equipe de Slowik não é muito diferente de seus clientes. Eles se juntam à equipe de Slowik para ganhar a reputação de trabalhar para o chef famoso. Eles sonham em ganhar os talentos do chef para eventualmente substituí-lo. Aparentemente, nenhum dos membros da equipe de Slowik trabalha para o chef para satisfazer a fome de seus clientes, mas para tratá-lo como um trampolim em sua carreira. Slowik pode não ter sido capaz de tolerar que nenhum dos membros de sua equipe seja um artista como ele era quando preparava cheeseburgers em um restaurante local. Os membros da equipe do célebre chef não entenderam o valor da comida como obra de arte, o que o leva a matá-los também.
No que diz respeito a Slowik, os membros de sua equipe fazem parte do sistema que permitiu aos ricos e abastados tirar proveito da comida e de sua reputação de aumentar seu status. O mesmo se estabelece com o exemplo de Jeremy Louden, que confessa aspirar a substituir Slowik. O renomado chef faz Jeremy se matar por não ser comprometido e dedicado à sua profissão. Além disso, Slowik também se mata antes de matar sua equipe, pois não ignora o fato de que foi ele quem primeiro traiu suas próprias aspirações.
Slowik não se perdoa pela mudança que aconteceu com ele. Em sua opinião, ele é tão culpado quanto seus clientes por propagar uma cultura de consumo que desconsidera a comida como obra de arte. Ele começa os assassinatos em massa se matando porque entende que foi ele quem começou a permitir que seus clientes fingissem gostar de sua comida trocando sua arte por fama e reputação.
Leia também:
- Aftersun | Calum é gay? Entenda o triste final do filme da MUBI
- Olhar Indiscreto | Cleo morre? Entenda o final do suspense da Netflix
- Caleidoscópio | Quem roubou? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.