Dirigido por Scott Cooper, o filme histórico da Netflix ‘O Pálido Olho Azul‘ gira em torno do detetive Augustus Landor, que chega à Academia Militar dos Estados Unidos para investigar o assassinato de um cadete chamado Leroy Fry. Landor busca a ajuda de um jovem cadete e poeta publicado chamado Edgar Allan Poe para resolver o assassinato, apenas para se assustar ao encontrar a morte de outro cadete chamado Randolph Ballinger. O filme de mistério de assassinato progride através dos esforços de Landor e Poe para desvendar o mistério por trás dos assassinatos, o que também afeta seu relacionamento. Como o filme é um drama de época, descobrimos quando e onde ele se passa. Vamos compartilhar a resposta!
ALERTA DE SPOILERS!
Quando O Pálido Olho Azul ocorre?
‘O Pálido Olho Azul’ se passa no ano de 1830. O filme, como seu romance homônimo de Louis Bayard, se passa quando Edgar Allen Poe é um cadete na Academia Militar dos Estados Unidos. Na vida real, Poe se matriculou como cadete na Academia em 1830, o que torna o ano o cenário adequado para o filme. Além disso, o diretor Scott Cooper queria que seu filme explorasse os primeiros anos de Poe como poeta. “Eu queria contar uma história formativa de Poe, onde ele é caloroso, espirituoso e propenso à fantasia poética e romântica, e alguém que não estamos acostumados a ver na tela”, disse Cooper ao Deadline.
No filme, Poe luta como poeta, pois suas obrigações como cadete se interpõem entre o poeta em si mesmo e sua criatividade. Ainda assim, o período desempenhou um papel vital na formação e polimento do escritor Poe. “Claro, esta é uma obra de ficção. O que estou dizendo é: esses eventos que ocorrem em nosso filme moldaram sua visão de mundo e o ajudaram a se tornar o escritor que se tornou –– com os temas recorrentes que lidam com as questões da morte e os efeitos da decomposição e reanimação dos mortos e luto –– todas essas coisas que são consideradas parte de seu romantismo sombrio”, disse Cooper a Tudum, explicando a importância do período de Poe na Academia.
Como Bayard não conseguiu encontrar muitos recursos sobre a vida de Poe na década de 1830, durante sua estada na Academia, o autor teve que confiar fortemente na ficção. “Os únicos registros que existem são os da corte marcial. O resto só precisava ser preenchido”, disse Bayard na mesma entrevista ao Tudum.
Onde ocorre O Pálido Olho Azul?
A maior parte de ‘O Pálido Olho Azul’ acontece na Academia Militar dos Estados Unidos, localizada em West Point, no estado de Nova York. Várias cenas acompanhantes são ambientadas em regiões que formam o Vale do Rio Hudson. Como a morte de Fry e Ballinger aconteceu dentro e ao redor da região onde a Academia está localizada, a investigação de Landor e Poe gira principalmente em torno do estabelecimento. O filme também abre uma janela ficcional para a vida de Poe na Academia de Nova York.
“Ficou muito claro que as noções românticas e poéticas [de Poe] não eram adequadas para a vida em West Point”, acrescentou Cooper ao Tudum. Os conflitos que Poe enfrenta como poeta em um estabelecimento militar formam uma parte significativa do personagem. A vastidão e a beleza do Vale do Rio Hudson também realçam o tom do filme e os mistérios que Landor e Poe tentam desvendar. Embora o filme seja ambientado no Vale do Hudson, a direção de Scott Cooper foi filmada em diferentes locais no estado da Pensilvânia.
Leia também:
- Crítica | O Pálido Olho Azul – Suspense gótico que morre sem ritmo
- O Pálido Olho Azul | Quem é o assassino? Entenda o final do filme
- O Pálido Olho Azul é baseado na história real de Edgar Allan Poe? Entenda
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.