Os 16 MELHORES filmes de 2022

Fim de ano já sabe, é aquele momento de separarmos aqui na redação do Pipocas nossas séries e filmes favoritos de acordo com tudo que vivemos e sentimos este ano de 2022. Então pega seu cafézinho e vem para a nossa maratona dos melhores – e piores – do ano, começando pelos 16 melhores filmes!

Obs: Essa lista só vale para filmes lançados oficialmente no Brasil este ano, mesmo que em algum festival por aqui.

A Mulher Rei

“Mesmo com Viola Davis sendo o centro emocional, A Mulher Rei se mostra um drama histórico feroz e revigorante, que vai muito além do que se espera de um filme de ação convencional, uma vez que reverencia o empoderamento nos cinemas como poucos blockbusters até então. O épico de Gina Prince-Bythewood nos faz acreditar que Hollywood pode e consegue fazer grandes filmes apesar de tudo que já foi feito…”

Leia a crítica completa!

Mais Que Amigos

“Mesmo seguindo a fórmula clássica do gênero, Mais Que Amigos revoluciona as comédias românticas ao fugir do padrão e encanta pela sua honestidade e senso de humor inteligente, capaz de arrancar lágrimas e risos do público sem grande esforço e muito menos sem vitimizar seus personagens. O roteiro ágil e ácido narra uma história de amor sincera sobre derrubar as barreiras impostas pelo mundo heteronormativo e buscar a felicidade sendo quem você é…”

Leia a crítica completa!

O Menu

Com uma trama deliciosamente saborosa do começo ao fim, O Menu é um prato cheio de suspense, momentos de choque e humor para dar a acidez necessária. Um filme que passou despercebido nos cinemas, mas que guarda ótimas atuações e um roteiro genial.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

“Fica claro que este é apenas o começo de uma franquia que parece ganhar ainda mais força a cada filme, mas Glass Onion: Um Mistério Knives Out prova que o original não foi apenas um golpe de sorte. Definitivamente a Netflix conseguiu fazer uma sequência maior, mais ousada, mais cômica e raivosa, e que melhora quase todos os aspectos positivos de seu antecessor. Como já adianta a cebola do título, Rian Johnson cria camadas cristalinas de humor ácido, crítica social e mistérios envolventes ao capturar a magia de uma boa partida de Detetive.”

Leia a crítica completa!

O Predador: A Caçada

“Surpreendentemente, O Predador: A Caçada prova que nem toda franquia de longa data está perdida. Ao se afastar da ação sem cérebro, brilha dentro da simplicidade de uma história tensa, envolvente e engenhosa, ou seja, menos explosões e mais um retorno ao básico, mas o básico essencial e brutal que fez Predador ser um clássico do cinema…”

Leia a crítica completa!

Pinóquio de Guillermo del Toro

Guillermo del Toro mergulha Pinóquio no seu senso artístico extraordinário e transborda capricho, emoção e originalidade de um conto já visto inúmeras vezes nas telas, mas que ainda possui afeto à passar nas mãos de um cineasta visionário…”

Leia a crítica completa!

O Homem do Norte

“A intensa história de vingança de O Homem do Norte pelo olhar visionário e potente de Robert Eggers – se provando um dos melhores cineastas da sua geração – mescla blockbuster de ação com cinema de arte em uma trama brutal, envolvente e magistral. Nesse espetáculo de sangue, o diretor vai além do tradicional para entregar um verdadeiro épico moderno, que deve se tornar o melhor filme do ano pra muita gente…”

Leia a crítica completa!

Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo

Sem dúvida um dos filmes mais doces do ano, Cha Cha Real Smooth está disponível no Apple TV+ e se provou uma feliz surpresa. Divertido, leve e cheio de boas intenções. Dakota Johnson brilha!

Aftersun

Sophie reflete sobre a alegria e a melancolia das férias que ela tirou com seu pai 20 anos antes. Memórias reais e imaginárias preenchem as lacunas enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que desconhecia. Essa é a trama de um dos filmes mais lindos de 2022, que ainda está em exibição nos cinemas.

Triângulo da Tristeza

Este é um daqueles filmes que te fisga do começo ao fim. Um verdadeiro The White Lotus em forma de longa-metragem. Ricos passando vergonha em uma trama repleta de surpresas e loucuras em alto-mar. É hilário e uma experiência inesquecível.

Batman

“O diretor ainda vai além e apresenta um personagem extremamente complexo e que precisa aceitar e entender como ele também faz parte do mal que tenta combater, relacionando isso com a própria cidade de Gotham – dando indícios de uma corrupção interna e que afeta até mesmo homens de bom coração. Por fim, Batman não só é uma história incrível do maior detetive do mundo, mas é também o filme definitivo do Homem-Morcego. O melhor filme do Batman e um dos melhores filmes dos últimos tempos…”

Leia a crítica completa!

Marte Um

“Como um cometa raro, que passa de tempos em tempos nos céus do cinema, Marte Um deixa um rastro de emoção genuína, captado pelos olhos de uma direção apaixonada e um elenco excepcional dentro de um filme que flui doçura. O sincero cinema brasileiro no melhor que pode nos oferecer…”

Leia a crítica completa!

Noites Brutais

“Noites Brutais é o tipo de filme que nos faz sair da zona de conforto, nos desafia a submergir na escuridão de uma trama visceral e com reviravoltas impossíveis de prever. Ao ir na contramão do convencional filme de horror preguiçoso e sua tendência de entregar apenas o que vai agradar o público, este aqui leva por um passeio divertido e intrigante em uma montanha-russa imprevisível…”

Leia a crítica completa!

Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick decola com perfeição e é um triunfo entre as repaginadas de clássicos do cinema. Com muito estilo e substância desta vez, a sequência proporciona uma eletrizante e nostálgica viagem ao passado para extrair toda a essência do cinema blockbuster dos anos 80. Para os fãs, a sensação de vestir uma jaqueta de couro velha e um par de óculos de aviador se mantém mais viva do que nunca…”

Leia a crítica completa!

Não! Não Olhe!

“No auge de sua criatividade e ousadia, Jordan Peele mistura cinema de arte com blockbuster e nos presenteia com mais um filme primoroso e, quem sabe, até maior do que seus anteriores. Não! Não Olhe! subverte clichês, brinca com as mentiras de Hollywood e diverte com personagens cômicos, mas também arranca arrepios da espinha como poucos filmes conseguem fazer. Um suspense visceral e ambicioso que eleva os filmes de invasão alienígena a outro nível de excelência…”

Leia a crítica completa!

Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

“De fato, ninguém mais quer fazer filmes ambiciosos e originais como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, nem mesmo em um multiverso de possibilidades infinitas. Talvez, por conta disso, este seja uma experiência cinematográfica tão única, uma obra-prima da criatividade que funciona em qualquer universo, seja ele louco ou não…”

Leia a crítica completa!

MENÇÕES HONROSAS: RRR, O Acontecimento, Sorria, X – A Marca da Morte, Tico e Teco: Defensores da Lei, Era Uma Vez um Gênio, Avatar: O Caminho da Água.

Leia também: Os 20 PIORES filmes de 2022


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: