‘1899‘ da Netflix é uma série de TV de mistério e ficção científica que segue um grupo de migrantes navegando de Londres para Nova York no Kerberos. Cada um desses passageiros tem um passado sombrio do qual estão tentando escapar e acreditam que uma nova vida os espera na América. No entanto, o Kerberos faz um desvio para encontrar e resgatar o Prometheus, um navio que está desaparecido há quatro meses. Quando as embarcações se cruzam, os passageiros experimentam estranhas visões e sonhos que os fazem questionar sua realidade.
Cada migrante no navio está de alguma forma envolvido em uma experiência traumática que os assombra enquanto estão a bordo do Kerberos. No entanto, toda vez que eles têm um sonho ou uma visão, eles ouvem uma voz dizer: “Acorde”. Ao ouvir isso, o migrante sai do sonho e retorna ao navio. Então, o que exatamente significa “Acorde”? De quem é a voz e por que os migrantes a ouvem? Bem, permita-nos lançar alguma luz sobre isso.
ALERTA DE SPOILERS!
O que significa “Acorde”?
Maura diz a todos os migrantes que estão tendo um sonho para acordar. Como todos estão em uma camada de simulação criada por Maura, eles ouvem a voz dela. Ela criou a simulação para que Elliot pudesse viver nela por toda a eternidade. Assim, ela não quer que nenhum migrante sonhe na simulação e seja lembrado de sua realidade. Curiosamente, quando os migrantes sonham com seu passado traumático, eles não obtêm a imagem completa em um sonho porque Maura os acorda. Este é outro sinal que indica que Maura está tentando de tudo para manter a simulação funcionando. Esse fenômeno estranho ocorre em diferentes pontos da série com personagens diferentes.
Por exemplo, quando Eyk vê sua esposa e filhas na casa, ela começa a queimar. Antes que ele possa descobrir por que ou como isso aconteceu, ele ouve: “Acorde”. Só mais tarde, ele obtém o quadro completo ao entrar em casa e a filha lhe contar que a mãe está doente. Eyk percebe que não deveria ter ignorado a doença de sua esposa porque ela queimou a si mesma, suas filhas e a casa. Um padrão semelhante é seguido pelo resto dos migrantes traumatizados, que Maura acorda antes que eles possam saber o que aconteceu com eles.
Na simulação, até Maura sonha, apesar de ser a criadora, e até seus sonhos são interrompidos várias vezes. No entanto, ela ouve duas vozes diferentes em duas ocasiões distintas. A primeira vez que ela sonha no início da série, ela ouve seu pai, a voz de Henry e acorda. Na segunda vez, Elliot a leva para a ala psiquiátrica e ela acorda ao ouvir sua voz. Há duas razões diferentes por trás das duas instâncias.
No primeiro caso, o sonho de Maura existe dentro da simulação de Henry que funciona como um loop. Como Henry não quer que ela se lembre do loop anterior, ele diz a ela para “acordar”. Embora no segundo caso, o sonho ocorra no hospital. Ela chega ao local por causa de Elliot. O menino quer que ela se lembre de que ela é sua mãe. Como todo o motivo de Maura por trás da criação da simulação era esquecer que Elliot existiu, ela ouve sua voz e acorda.
Na série, até mesmo Daniel usa a palavra “Acorde”, mas não está no sonho ou na visão de ninguém. Ele conta diretamente para Maura porque não criou a simulação e quer que Maura volte à realidade. Ao contrário de Maura ou Henry, Daniel não quer que ela faça parte da simulação. Ele entende que a realidade real está em outro lugar e insiste que Maura se lembre dela e acorde. Assim, para reiterar, Maura usa a frase “Acorde” para manter os passageiros dentro de sua simulação, e Henry usa a frase para manter Maura em sua simulação.
Leia também:
- Crítica | 1899 – Enigma inteligente que nunca deixa o espectador à deriva
- 1899 – 2ª temporada | Data, trailer e tudo o que sabemos
- 1899 | Quem é o Criador? Entenda o surpreendente final da série
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.